Refletir, avaliar, renovar: O oitavo passo para felicidade.
Que bom que você chegou até aqui. Se você seguiu todos os passos dessa jornada para felicidade, é muito provável que você já esteja desfrutando de resultados notáveis. É justamente disso que este último passo se trata.
Opa! Chegamos à última semana da nossa jornada da felicidade. Nesse momento é hora de parar para refletir, avaliar e renovar. É hora de ver o que deu certo e o que precisa melhorar, ajustar e seguir adiante.
Lei o artigo: Os 8 passos para felicidade; segundo A CIÊNCIA DA FELICIDADE!
Contents
Refletir, avaliar, renovar.
Então, nós fizemos um trabalho duro até aqui, ou pelo menos eu espero que você tenha feito o trabalho necessário – que tenha posto em prática o que falamos nessas últimas semanas. Caso contrário seria frustrante para mim.
Bem, eu vou assumir que você seguiu todos os passos. Sendo isso verdade, vamos avaliar os resultados. Afinal, precisamos mensurar. Precisamos saber o que estar funcionando melhor para você e como você pode se beneficiar ainda mais desse programa simples.
Com base no que já vimos até nesse momento, você vai se fazer quatro perguntas.
O que vimos até aqui:
Passo 1# Objetivos e valores.
Passo 2# Atos espontâneos de bondade.
Passo 3# Atenção plena.
Passo 4# Pontos fortes e soluções.
Passo 5# Gratidão.
Passo 6# Perdão.
Passo 7# Redes Sociais.
1# O que você aprendeu?
Nós percorremos por 7 passos até aqui, vimos vários métodos – estratégias para impulsionar nossa felicidade. Agora é hora de você revisar o que aprendeu.
É claro que você pode dizer; “Ora, eu aprendi sobre a felicidade! ” Mas não é essa experiência genérica que queremos.
A questão é o que você aprendeu que tenha sido significativo para você. Aqui muitas pessoas destacam coisas diferentes.
Por exemplo: Nós vimos no passo quatro, sobre os a importância de conhecermos nossos pontos fortes e ter uma mentalidade voltada para solução. E também vimos sobre objetivos e valores no passo um. E muitas pessoas tiveram experiências mais significativas quando aprenderam sobre seus valores e outras quando aprenderam seus pontos fortes.
Mas, e você, o que você aprendeu?
De repente, você pode ter aprendido mais com a atenção plena.
Ahh… se você puder deixar nos comentários melhor. Isso pode incentivar mais pessoas a compartilhar suas experiências.
2# O que você mudou?
O que mudou na sua vida? Você está mais aberto a relacionamentos? Você está menos ranzinza?
Como eu falei antes, nós precisamos mensurar os resultados só assim. Só vamos saber se, de fato, estamos tendo progresso ou se só estamos perdendo nosso tempo.
Se você seguiu todos os passos até aqui, você já pode perceber mudanças na forma como se relaciona com sua família, no trabalho, com as pessoas em geral. E muitas vezes as pessoas à sua podem dizer coisas como: “Nossa Mariazinha, como você está diferente! ”
Você ouviu coisas desse tipo? Ou você se sentiu diferente?
3# Você está mais feliz?
Essa terceira pergunta é bem mais objetiva: Você está mais feliz?
Pois, trabalhamos nessas 7 semanas anteriores para sermos mais felizes, sair de nossa zona de conforto e conscientemente experimentar a felicidade.
Espera-se que estejamos mais felizes. Mas o que importa aqui é se você realmente se sente mais feliz. Precisamos saber se o que fizemos teve resultados práticos.
Então, faça uma autoavaliação – uma comparação entre como você se sentia antes e depois desse programa. E seja sincero com sigo mesmo.
Por mais que eu tenha trabalho duro para escrever estes oito artigos longos, tenha passado horas a fio estudando, pesquisando e noites em claro escrevendo, seu compromisso não é comigo, é consigo mesmo.
Se você não se sente mais feliz, seja sincero. Se você se sente mais feliz, mas acha que esperava mais, reveja o que você pode aperfeiçoar.
4# Como você visualiza o seu futuro?
Nossa quarta pergunta é: Como você ver o seu futuro?
A tendência, pelo menos para aqueles que foram fiéis ao programa é de que se tenha uma visão positiva de futuro.
Por isso é importante que tenha sido sincero com o programa e, principalmente, consigo mesmo quando respondeu às perguntas anteriores.
Então responda a si mesmo. Qual a sua visão para o futuro?
Conclusão
Bom, chegamos ao fim desse processo. Mas chegamos ao fim na questão de escrever sobre o programa de 8 semanas para felicidade. Você não.
Você não chegou ao fim. Você vai continuar aplicando as técnicas. Técnicas como a atenção plena deve ser cultivada durante a vida toda, não apenas por algumas semanas. Atenção plena deve ser um estilo de vida.
Eu espero de coração que você tenha se beneficiado ao máximo desse programa. Que você realmente experimenta a felicidade genuína.
Agora tire um tempinho para refletir, avaliar, renovar.
Seja o primeiro a comentar!