Como criar uma vida significativa.

Como criar uma vida significativa.

O que torna a vida significativa?

Esta é uma questão difícil, é claro. Todos nós teremos uma resposta diferente e não há nenhuma maneira certa ou errada de viver sua vida. O que há são escolhas.

Qualquer resposta seria tão válida quanto você acredita nela e depende de você – como você escolhe fazer o seu caminho no mundo.

Mas, certamente há algumas coisas que não tornam a vida significativa. E há certamente algumas coisas que você pode fazer para ajudá-lo a encontrar seu próprio significado.

Neste guia, vamos ver como você pode descobrir o significado em sua vida e porque isso é tão importante para sua felicidade e sucesso.

A sua vida é significativa?

Talvez um bom lugar para começar seja olhando o estado de nossas vidas agora. De onde você obtém o significado de sua vida agora mesmo?

Talvez você dê algumas das seguintes respostas:

  • Carreira
  • Família
  • Amigos
  • Parceiro
  • Crianças
  • Viagem

Muito poucos de nós responderão que o que dá significado à vida é “comida” ou “jogos de computador”. De alguma forma, nossos relacionamentos e nossas carreiras assumem maior importância e o mesmo é verdade para viagens.

Isso se aproxima da teoria de Maslow da “Hierarquia das Necessidades”. Maslow era um psicólogo e, de acordo com sua teoria, nossas necessidades podem ser conspiradas em uma espécie de pirâmide com o que é mais importante no topo da pirâmide e o mais urgente na parte inferior – na base da pirâmide.

Nossas necessidades urgentes e fundamentais incluem nossas necessidades fisiológicas, como alimentos, oxigênio e talvez sexo, enquanto as coisas se tornam um pouco mais abstratas e inspiradoras quando nos aproximamos do topo.

Sua pirâmide parece algo como o seguinte, de baixo para cima:

  • Necessidades fisiológicas – alimentos, oxigênio, água, sexo
  • Segurança – abrigo, saúde, evasão de predadores / agressores
  • Amor / pertencimento – comunidade, amigos, família, parceiro
  • Estima – auto aceitação, autoestima, autoconfiança
  • Auto realização

Então, a primeira coisa que podemos notar como surpreendente desta lista, é que amor e pertencimento não estão muito perto do topo – de fato, estão ao redor do meio.

É como se Maslow nos dissesse que o amor não é o que dá significado à vida.

Os poetas e escritores das canções românticas podem estar em desacordo, mas isso é precisamente preciso. No final do dia, você não pode confiar exclusivamente em outras pessoas para assegurar sua felicidade, significado e realização.

Para iniciantes, esta é uma receita para o desastre em seus relacionamentos.

Se todo seu significado vier de outra pessoa e você precisa deles para seu senso de autoestima e realização, você pode se tornar possessivo, ciumento, pegajoso ou de qualquer outra forma, tóxico nesse relacionamento.

Da mesma forma, isso deixa você incrivelmente vulnerável. Se o seu significado vier de outras pessoas e elas tiverem que sair, todo o seu mundo irá cair.

Você conhece pessoas que têm famílias incríveis, perfeitas e aparentemente felizes e ainda não têm um senso de propósito e direção?

Eles estão presos em uma rotina e são infelizes porque não têm um senso de propósito.

Na verdade, isso é incrivelmente comum e é algo com que muitos de nós temos que lidar. Basicamente, é de onde vem a crise da meia-idade.

Mais alto na escada temos a estima. Isso quer dizer que, para ser feliz e realizado – para que a vida tenha significado – você precisa descobrir como viver com você mesmo e gostar de si mesmo.

Caso contrário, você será infeliz em tudo o que fizer e você não terá as ferramentas necessárias para levar sua vida ao próximo nível.

Mas ainda não é o número um. O campeão é auto realização. Então, o que é auto realização?

THE MONOMYTH

jornada do herói

Podemos ter uma pista sobre o que poderia significar auto realização, procurando o monomyth (monomito). MONOMYTH também é chamado de “jornada do herói” e, essencialmente, esta é uma história comum, contada uma e outra vez ao longo da história, ao longo das culturas.

Temos muitas histórias que são contadas através de filmes, através de livros e quadrinhos … mas todas elas nos dizem o mesmo.

É o mesmo herói, experimentando a mesma jornada.

Qual é exatamente essa jornada?

Começa com o herói em seu “mundo comum”. Aqui os vemos interagindo com seus familiares e amigos como de costume e exploramos seus arredores. Depois, há um apelo à ação. Muitas vezes, isso vem do herói precisar explorar, sair de sua zona de conforto.

Também pode ser solicitado por um incidente incitante (a princesa é sequestrada) ou a morte de um dos pais ou ambos os pais.

O herói então começa a jornada se aventurando em terras desconhecidas. Isso é conhecido como “cruzar o limiar”. O herói encontrará novos aliados, novos oponentes e novos perigos, obviamente.

Eventualmente, eles alcançarão a barriga da besta – a parte mais perigosa da nova terra conhecida como a “caverna mais íntima”.

Então vem a provação. O herói enfrenta um desafio final contra um inimigo insuperável e geralmente, eles são derrotados.

Então, apoteose. Esta é a parte mais importante do conto, onde o herói passa por alguma forma de transformação e se torna “divino” em muitos casos. Eles podem retornar dos mortos, ou eles podem ascender e se tornar um super saiyajin.

De qualquer forma, o herói não é mais o que era antes e agora eles são maiores e mais fortes do que já foram.

Eles enfrentam o inimigo e os derrotam e viajam de volta para casa com seu amor / o elixir / paz (seja o que for o “prêmio”).

Este conto é contado uma e outra vez. Às vezes, a história é bastante literal, como em filmes como O Senhor dos Anéis ou Star Wars.

Outras vezes, a história é muito mais metafórica ou psicológica. Em um romance, o herói está insatisfeito, geralmente com a falta de amor. Atravessar o limiar muitas vezes envolve a decisão de buscar uma mulher / fazer um amigo / tentar ser “apenas casual” e a apoteose geralmente é uma epifania em que ponto o herói reconhece o que eles estão fazendo de errado / que seu amor estava bem na frente deles o tempo todo.

De qualquer forma, a parte mais importante desta história e, portanto, de todas as histórias é a apoteose, a transformação, a ressurreição. Este é o arco do personagem e isso é o que dá sentido à toda a jornada.

A jornada foi apenas treinamento para desenvolver o indivíduo.

E por que respondemos tão bem a isso?

Simples: porque é nossa história. Porque somos todos esses heróis. Todos partimos do abrigo relativo dos lares de nossos pais para cursar a faculdade ou começar uma nova carreira. Ao fazer isso, aprendemos e crescemos e nos adaptamos.

Isso nos ajuda a encontrar o trabalho que realmente queremos, a casar e a ter filhos – construir uma família. Fim da história.

A parte mais importante foi nosso crescimento e nosso desafio – e avançar em direção a esse objetivo.

Esta é uma ressaca da nossa evolução também. Na natureza, teríamos começado a vida como parte de uma comunidade e depois teríamos nos aventurado para tentar encontrar mais recursos, abrigo, comida, para que pudéssemos começar nossa própria tribo.

Ao longo do caminho, enfrentaríamos desafios (cobras e outros animais ferozes), mas teríamos nos tornado mais fortes e inteligentes como resultado.

Esta história é sobre crescimento, aventura, desafio – e estas são as coisas que nos impedem de avançar como indivíduos e como raça humana. Se ficarmos confortáveis, nunca conseguiremos progredir – nos desenvolver.

Não é à toa que os autores motivacionais e mestres do desenvolvimento pessoal, do mundo todo, nos dizem para sairmos de nossa zona de conforto. É por que é assim que crescemos – que evoluímos.

A Sombra Evolutiva

A Sombra Evolutiva

Agora é hora da parte assustadora.

Se está tão profundamente enraizado em nós que devemos seguir as coisas que queremos na vida, continuar assumindo novos desafios e sair da nossa zona de conforto para nos tornarmos algo novo – melhor – mais produtivo – mais realizado … então, por que é que muitos de nós eventualmente acabam em trabalhos sem sentido e com sentimento de que não estamos realizados como resultado?

Isso pode chegar a algo chamado “sombra evolucionária”.

Lembra-se de como a evolução funciona?

É sobre sobrevivência.

A pessoa que sobrevive passa em seus traços – o que, presumivelmente, são traços positivos, visto que eles os ajudaram a sobreviver. Assim, todo o nosso DNA é composto de “vencedores” anteriores e nossa psicologia é otimizada para nos ajudar a viver e prosperar.

Entretanto, o problema é que a evolução não se preocupa com nós nos últimos 30 … talvez passado 35.

Por quê?

Porque uma vez que você alcança essa idade, você já teve seus filhos, mais provável (ou está em uma situação em que você está pronto).

Você passou os seus genes sobreviventes e cumpriu seu papel na evolução. Portanto, não importa o que acontecer com você depois disso.

E isso é visto refletido na forma como vivemos nossas vidas. Uma vez que encontramos uma carreira estável e criamos nossos filhos, toda a jornada, descoberta, novidade e aventura desaparece de nossas vidas. Nós entramos em uma rotina e começamos a nos mover para trás, em vez de avançar e continuar avançando.

Os filmes refletem isso também: é por isso que há tão poucas histórias sobre casais. Poucas histórias sobre príncipes que já se tornaram reis e agora devem lidar com a administração do dia-a-dia.

E é por isso que, muitas vezes podemos sentir que nossas vidas não têm significado. É porque não têm direção.

A auto realização é a apoteose. A atualização é o crescimento. Está nos tornando o melhor que podemos ser.

A citação utilizada frequentemente para descrever a auto realização é:

O que um homem pode ser, ele deve ser“.

Se você não está cumprindo seu potencial, ou se movendo para uma versão melhor de si mesmo … então você está se movendo para trás.

O cérebro, literalmente, ganha vida quando tem um objetivo, quando aprendemos coisas novas e quando nós o desafiamos. Torna-se mais jovem e plástico, pois produz mais dopamina, mais norepinefrina e mais BDNF (fator neurotrófico derivado do cérebro).

Nossas memórias melhoram, nossa atenção melhora e nos tornamos mais enérgicos e positivos.

Assim que você parar de fazer isso, você aumenta o risco de começar a desenvolver a doença de Alzheimer e outras formas de declínio cognitivo.

Seu corpo está sempre mudando e sua única escolha é se ele se move para frente ou para trás. Então, qual vai ser?

Como dar significado à sua vida

Então, como você pode pegar toda essa teoria e fazer dela uma coisa útil?

O que você realmente tem que fazer para dar significado à SUA vida?

A resposta é que você deve reconhecer que ter uma família feliz e um bom trabalho não é suficiente. Isso é importante para a sua felicidade? Sim, claro que é! Mas não fornece crescimento e não oferece desafio.

Para dar significado à vida, você precisa se tornar o herói novamente.

Você precisa seguir sua própria jornada e assumir novos desafios.

Isso pode significar que você se propõe a fazer algo incrível de sua carreira – tornando-se um músico de rock, um advogado do topo ou um empresário líder do seu segmento. Ou pode significar que você persegue um passatempo significativo.

Talvez você escreva um livro, talvez você aprenda a programar e criar um aplicativo.

Talvez você pegue a filosofia e tente responder algumas das questões mais profundas da vida.

E pode ser sobre família ou caridade também. Você pode decidir devolver à sua comunidade ou pode optar por ter outro filho.

Talvez o significado de sua vida venha da sua fé e seja algo que você quer explorar. Talvez você queira ver o mundo e economizar para viajar.

Mas, seja qual for o caso, precisa ser uma jornada e um desafio que o empolgue.

Precisa forçar você a crescer e precisa dar-lhe um destino final – mesmo que esse destino pareça impossível. Você deve estar se esforçando, aprendendo, crescendo e você deve ter algo que você realmente é apaixonado por completar.

Porque quando sua vida tem direção, ela tem significado.

Pode ser tentador se entregar às camadas mais baixas da hierarquia de Maslow: comer e se manter quente, confortável e preguiçoso. Mas enquanto isso pode satisfazer o seu corpo, não irá satisfazer a sua alma.

Você vai começar lentamente a definhar e a vida vai perder a cor, o brilho e o significado.

Você se sentirá mais vivo quando for testado, estiver cansado, quando desafiado … mas você escolhe continuar.

Você se sentirá mais vivo quando você conquistar as montanhas.

Deixe a sua poltrona confortável, vá até a caverna mais íntima, mate o seu dragão pessoal e saia mais poderoso do que antes.

Sobre o autor | Website

Meu propósito é intencionalmente inspirar e capacitar as pessoas para aumentar a sua autoconfiança, descobrir o seu propósito de vida e conquistar os seus sonhos mais ousados, a fim de nos transformar no melhor que podemos ser, de dentro para fora.

Baixe GRATUITAMENTE Magnetismo de saúde e riqueza!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!