Como praticar Gratidão: 4 Estratégias PODEROSAS que vão transformar sua vida!
Vamos ver nesse breve artigo como praticar gratidão consciente em uma base regular. Existem várias maneiras de praticar gratidão. O que seria sábio para você é escolher o que funciona melhor para você. Uma outra coisa importante é que quando sua estratégia para praticar a gratidão perder sua eficácia ou relevância, não hesite em fazer uma mudança.
Não há nenhum erro aqui. Mude quando e quantas vezes você achar necessário.
Se você aprendeu que a gratidão é uma das atividades para alavancar sua felicidade, sua saúde, seus relacionamentos e mesmo sua vida financeira, ótimo. Você já está na frente de muitas outras pessoas.
Isso significa que você já está mais motivado e disposto a colocar a gratidão em prática e se tornar uma pessoa mais grata. Colhendo assim, os benefícios da gratidão consciente.
Agora o que você precisa fazer é descobrir em que prática você se encaixa melhor, e dar início ao seu programa de gratidão agora mesmo.
Faça consigo mesmo o compromisso que é preciso para se tornar mais grato. Como exatamente você conseguir isso é com você.
O que é necessário é simplesmente selecionar pelo menos uma atividade para a prática da gratidão consciente, da vasta gama de possibilidades à sua escolha, como: diário da gratidão, contar bênçãos, carta da gratidão…
Tem muitas formas de praticar a gratidão consciente. Você só precisa a sua maneira, e mãos à obra.
Contents
Como praticar Gratidão
Abaixo vou deixar algumas dicas práticas que funcionam no exercício da gratidão. Contudo, devo lembrar que essas práticas funcionam se colocadas em ação. Encontre a que você mais se identifica e comece agora.
Uma outra que lembrar é que você pode e deve fazer testes experimente várias práticas até encontrar a sua preferida.
Por exemplo o programa A GRATIDÃO TRANSFORMA ensina 33 exercícios diferentes que podemos utilizar para fazer a gratidão trabalhar maravilhosamente em nossas vidas.
Se você desejar se aprofundar mais nesse tema, eu recomendo fortemente que conheça o programa a gratidão transforma.
Vamos às nossas práticas:
Diário de gratidão
Se você gosta de escrever, se você é bom no que faz, ou se escrever é natural para você, esse pode ser um caminho promissor para a prática desta estratégia que consiste em manter um diário de gratidão.
Escolha uma hora do dia quando você tem alguns minutos para refletir sobre sua vida e escreva suas bênçãos diárias. Motivos pelos os quais você pode se sentir realmente grato.
Pode ser a primeira coisa a fazer na parte da manhã, pode ser no horário do almoço ou antes de se deitar anoite para dormir.
Ponderar as três a cinco coisas pelas quais você é grato atualmente grato, desde o seu secador de cabelo, as flores que recebeu, o seu marido que parou numa loja e lembrou de comprar algo para você, seus filhos que vão bem na escola, sua demissão no emprego. Enfim, o que você achar que deve agradecer.
Os primeiros passos podem ser tímidos, uma vez que você não está familiarizado com agradecer de verdade. Mas com o tempo isso vai se tornar uma experiência magnífica.
Uma maneira de fazer isso é se concentrar em todas as coisas que você sabe que é verdade. Por exemplo, algo que você é bom, o que você gosta do lugar onde mora, as metas que você tem alcançado, suas vantagens e oportunidades.
Não se esqueça de indivíduos específicos que cuidam ou já cuidaram de você, fizeram contribuições ou até sacrifícios para você, de alguma forma tocar sua vida.
Se você fizer isso apenas uma vez por semana, em pouco tempo você vai perceber um aumento considerável no seu nível de felicidade e autoestima. E essa é minha recomendação para os preguiçosos.
No entanto, se você deseja uma mudança significativa e mais rápido em sua vida, eu recomendo que você faça isso diariamente, afinal, como o nome da pratica sugere, é diário da gratidão. Então faça isso todos os dias.
Você só precisa determinar um momento ideal dentro do seu dia, adaptado ao seu estilo de vida e encaixar ali 5 a 10 minutos para alimentar o seu diário.
Caminhos para a gratidão
Os meios especiais a que você vai fazer uso para contar suas bênçãos dependerá de sua personalidade individual, suas metas e objetivos e suas necessidades.
Em vez de escrever, talvez você prefira escolher separar um tempo simplesmente para contemplar cada um dos seus objetos de gratidão e refletir sobre por que você é grato por isso ou por essa pessoa e como sua vida foi enriquecida porque tal pessoa coisa faz parte dela.
Outros podem optar por identificar apenas uma coisa cada dia que eles costumam tomar como certo, e que normalmente não tem valorizado como deveria e, agora, encontrar razões para ser grato por esta coisa está presente em sua vida.
Outros ainda podem querer reconhecer um pensamento ingrato por dia e substituí-lo por um pensamento de gratidão. Como por exemplo: “Meu namorado esqueceu meu aniversário, ou Meu marido não lavou a louça” e substituir por: “Ele sempre esteve aqui quando eu precisei”.
Amigos e familiares também podem ajudar a promover o seu apreço gratidão. Uma ideia é procurar um parceiro de gratidão com quem você pode compartilhar sua lista de bênçãos, a quem você pode pedir para incentiva-lo se você perder a motivação ou simplesmente esquecer.
Uma outra ideia é mostrar a uma visita as coisas que você mais gosta em sua casa, pessoas e lugares que você ama. Mostrar sua coleção de livros ou músicas, seus filmes favoritos. Fazer isso vai ajudar a ver os detalhes comuns da sua vida através dos olhos de outra pessoa, o que lhe proporciona uma nova perspectiva e faz com que você aprecie essas como se estivesse vendo elas pela primeira vez.
Bom, a mensagem aqui é: “Você tem vários caminhos para viver em gratidão.” Você só precisa encontrar o que melhor se adapta a você e começar a exercer a gratidão conscientemente em uma base regular.
Mantenha nova sua estratégia de gratidão
Outra recomendação importante é manter sua estratégia de gratidão sempre atualizada. Ou seja variar a prática e também a maneira como a executa.
A variedade é o tempero da vida, é extremamente importante.
Por exemplo, se você contar suas bênçãos todos os dias, exatamente da mesma maneira, em uma rotina não variável, esse exercício, com o tempo acaba se tornando muito maçante, chato e o nosso cérebro tende a descarta aquilo que é considerado chato. Consequentemente, não vai deixar você extrair muito significado dessa pratica.
Nós gostamos de novidade. Então atualize sempre. Você pode pausar, em vez de expressar gratidão somente após situações ou períodos específicos, por exemplo, depois de enfrentar uma dificuldade ou quando você está mais necessitado de um impulso motivador, comece intencionalmente expressar gratidão quando você tem oportunidade de ajudar alguém.
Você ainda pode optar por escrever em um diário por algumas semanas, conversar com um amigo outras semanas, e expressar sua gratidão através da arte (fotografia, pintura, música), durante outras semanas.
Por outro lado, você pode propositadamente querer variar áreas de sua vida em que se concentrar por um determinado período. Por exemplo, contar suas bênçãos com respeito a suas relações amorosas ou sua vida profissional ou eventos passados, ou seu ambiente físico ou até mesmo à própria vida.
Estas técnicas vão ajudar a tornar a expressão da gratidão uma prática significativa, de tal forma que ela continua a reforçar a felicidade e própria prática da gratidão.
Expresse gratidão diretamente a outra pessoa
Finalmente, a expressão de gratidão pode ser particularmente eficaz quando feito diretamente – por telefone, carta ou no cara a cara com a outra pessoa.
Se há alguém em particular a quem você deve uma dívida de gratidão, expresse sua apreciação em termos concretos.
Talvez seja a sua mãe, uma tia ou tio favorito, um velho amigo, talvez um professor. Escreva uma carta agora para essa pessoa, ligue para ela se possível, visite esta pessoa e expresse sua gratidão.
Se você optar por escrever, coloque em detalhes o que ele ou ela fez para você e exatamente como isso afetou sua vida, mencione como você se lembra, deixe claro como você é grato por ter esta pessoa em sua vida.
Quando eu fiz o meu exercício, eu percebi que tinha mais pessoas para agradecer do que eu me lembrava. Foi um tanto trabalhoso, porém, foi revigorante.
Algumas pessoas acham edificante escrever cartas ou e-mails de gratidão para pessoas a quem não conhecem pessoalmente, mas que influenciaram suas vidas de alguma forma, como por exemplo, alguns autores, que participam de nossas vidas mesmo que nós nunca o temos vistos pessoalmente.
Eu próprio tenho recebido muitos e-mails de agradecimento pelo meu trabalho no blog e canal no YouTube. Uma coisa curiosa é que cada vez que recebo esses e-mails, me sinto ainda mais motivado a continuar o meu trabalho e me esforçar para ser cada vez melhor.
E o mesmo acontece quando eu expresso minha gratidão ao meus familiares, amigos e entes queridos. Eles querem fazer mais. Da mesma forma se comporta o Universo. Quando você agradece pelo o que tem agora, ele providencia mais razões para você agradecer.
Estas descobertas revelam o quão poderoso é expressar sua gratidão diretamente para uma pessoa importante em sua vida.
Conclusão
Em suma, existem várias maneiras de praticar a gratidão e seria sábio para você escolher o que funciona melhor para você.
Selecione pelo menos uma opção a partir da lista que lhe foi apresentada. Experimente por uma ou várias semanas. Quando a estratégia perder a sua eficiência ou relevância, mude para outra estratégia, mude quantas vezes você quiser.
Conheça o método A GRATIDÃO TRANSFORMA.
Desde de que comecei a ler seus post …me sinto cada dia melhor…todos os dias tinha o habito de subir em minha moto..e agradecer sempre as mesma coisas.. Hoje agradeço muito mais..tenha um ótimo dia..com gratidão
Que bom que está ajudando você. Realmente fico muito feliz por está agregando. Volte sempre!
Dicas maravilhosas. Sou professora e vou praticar o Diário da GRATIDÃO todos os dias com eles. Agradeço sugestões de como realizar melhor essa atividade diária. Abraços!
Legal Eliane, muito bom mesmo.
Nossa, adorei! Vou começar hj mesmo o diario da gratidão. O engraçado é que antes de ler isso, um tempo atras sempre que ia pro trabalho (andando por quase 4km) tinha a mania de dedicar um tempo pra agradecer mesmo por ter acordado, ter Saude de estar Ali….mas dps parei o habito quando parei de trabalhar…vou voltar a fazer isso ? obrigada, atraves de suas dicas, vi que estava no caminho certo, mas nunca é tarde pra recomeçar ne?!
Ser grato pelo objetivo aucansado