Pontos fortes e soluções: O quarto passo para felicidade.
Você conhece seus pontos fortes? Se você deseja ser feliz e bem sucedido, você precisa de uma mentalidade voltada para seus pontos fortes e soluções.
Você cria o seu próprio mundo. E você o cria de dentro para fora, não o contrário, como parece pensar a maioria das pessoas.
Nossa realidade externa é muito mais maleável do que nós imaginamos. É mais dependente da forma como olhamos para os acontecimentos do que dos próprios acontecimentos. Então, se você não gosta de sua situação de vida, você não vive a felicidade que gostaria, não tem o dinheiro que quer, saiba que você pode mudar.
Nós podemos aumentar exponencialmente nossos resultados através de uma atitude mental correta.
Uma atitude mental voltada para pontos fortes e soluções permite olharmos e interpretarmos a realidade de uma maneira mais construtivas.
A maioria das pessoas tem uma atitude mental voltada para os problemas e para seus pontos fracos. Isso, influenciados pela a mídia de massa, que prega seus padrões e miséria. Fazendo as pessoas esquecerem seus pontos fortes e focarem naquilo que não gostam – aquilo que não querem.
Mas se você, de fato, deseja mudança, você terá de educar sua atitude mental, focando nos seus pontos fortes e soluções.
→ Leia também o artigo: Os 8 passos para felicidade.
Pontos fortes e soluções
Talvez a maior descoberta da história da humanidade seja o poder da nossa mente de criar praticamente qualquer resultado que experimentamos ou desejamos experimentar em nossa vida.
Tudo que você vê, nestes exato momento, ao seu redor, desde o computador no qual ler este ao almoço de ontem, começou como uma ideia ou um pensamento na mente de alguém para, em seguida, ser concretizado em realidade física.
Você pode observar isso em sua vida. Tudo em sua própria vida começou como um pensamento, um desejo ou um sonho, em sua mente ou na mente de alguém.
Seus pensamentos são criativos. Eles formam e modelam o seu mundo e tudo o que acontece em sua vida.
O princípio essencial de todas as religiões e filosofias, da metafísica e da psicologia, assim como do sucesso e da felicidade, é o mesmo: Você se transforma naquilo em que pensa a maior parte do tempo.
Seu mundo externo é, definitivamente, um reflexo de seu mundo interno, que reflete de volta aquilo em que você pensa a maior parte do seu tempo.
Tudo aquilo em que você pensa com frequência se manifesta na sua realidade. E você experimenta os resultados, quer você goste ou não. E não sou eu quem diz isso. Isso tem sido dito em livros, revistas, vídeos. E estudos científicos tem provado essa verdade universal.
Milhares de pessoas de sucesso têm sido convidadas a dizer em que costumam pensar a maior parte do tempo. A resposta mais comum é que elas pensam muito sobre o que querem e como conseguir o que querem.
As pessoas infelizes e sem sucesso estão a maior parte do tempo pensando e falando sobre o que não tem e sobre o que não querem – sobre o que elas não gostam. Quase sempre estão falando de seus problemas e preocupações e tentando atribuir culpas a terceiros.
Já as pessoas felizes e de sucesso mantêm seus pensamentos e suas conversas voltados para seus pontos fortes e soluções e suas metas mais intensamente desejadas. A maior parte do tempo pensam e falam sobre aquilo que elas querem.
Em palavras simples, você pode conscientemente, direcionar sua atitude para identificar seus pontos fortes e usá-los para prosperar na vida.
Identifique e fortaleça seus pontos fortes.
Da mesma forma que sua atitude mental fortalece seu desempenho, o mesmo acontece com sua felicidade. Por mais incrível que possa parecer, estudos mostram que nossas atitudes mentais influenciam até em aspectos físicos.
Se isso é verdade, imagine o que poderia acontecer se decidirmos focar em nossos pontos fortes e soluções dos problemas ao invés de ficarmos atolados neles, lamentando, sem procurar uma solução útil.
Nós podemos, se quisermos, encontrar soluções criativas para solucionar nossos problemas.
Que fazermos isso baseado em nossos pontos fortes?
Segue alguns exemplos de pontos fortes: criatividade, curiosidade, gostar de aprender, perseverança, bondade, justiça…
Bom, você já percebeu que há uma serie muito variada de características, que podem ser nossos pontos fortes. O importante, porém, é você identificar os seus.
Vou deixar aqui um site muito legal que pode ajudar você a identificar os seus principais pontos fortes. Segue o link do site: http://www.viacharacter.org
Eu mesmo fiz um teste lá e para minha surpresa, meu maior ponto forte não era o meu amor ao aprendizado, conforme eu acreditava. Esse ponto forte ficou apenas em terceiro lugar, atrás de esperança, generosidade, seguindo de integridade, apreciação da beleza…
Eu recomendo você faça seu teste.
Atitude mental voltada para soluções.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre os seus pontos fortes, como você pode usar isso para fazer uma mudança voltada para a solução?
A primeira coisa que precisamos fazer é decidir usar a atitude mental voltada para a solução.
Pergunte a si mesmo: Estou realmente convencido desta solução, ou ainda estou preso no problema?
Esta solução é baseada nos meus pontos fortes ou medo e dúvidas?
Como eu posso agir para resolver esse problema?
O que eu posso fazer com as informações que tenho para resolver esse problema?
A ideia aqui é focar no potencial. Então pergunte: “Como” ao invés de “Por que”.
Estabeleça metas claras e executáveis, assim como prazos definidos para realizar a mudança.
Na maioria das vezes não precisamos de muito tempo para a mudança acontecer. Tão pouco precisamos de uma mudança drástica para que as coisas comecem a mudar. Pequenos passos – pequenas atitudes bem orientas são suficientes para provocar grandes mudanças na sua felicidade e nos seus resultados.
Então, adote uma atitude metal voltada para os seus pontos fortes e soluções. Enumere seus pontos fortes e comece a fazer as perguntas certas.
Como abordar o que aconteceu?
Não porque aconteceu. Saber porque aquilo aconteceu pode ter seu valor. Mas nesse passo para felicidade, queremos nos concentrar no “como”. Como promover a mudança.
As estão cheias de explicações suas situações atuais. O que a maioria sabe como sair de onde estão, uma que não de onde estão. Então, se faça as perguntas certas.
Conclusão
Este é o quarto passo para felicidade, segundo A Ciência da Felicidade: “pontos fortes e soluções”.
Espero que a esta altura você já tenha enumerado pelo menos 5 de seus pontos fortes e começado trabalhar com eles para a solução de problemas.
Eu acho importante você fazer o teste no site que deixei o link, a cima. Pois esse teste pode te dar mais clareza sobre os teus principais pontos fortes. Talvez você perceba, assim, como eu, que na verdade, aquele que você tem como seu principal ponto forte, talvez não seja.
E se você ainda não viu os passos anteriores, segue os seus respectivos links:
2# Atos espontâneos de bondade;
Vídeo Gratuito REVELA o Método Passo a Passo SIMPLES Para VOCÊ Turbinar o Seu Sucesso e FELICIDADE.
Gratidão!
Seja o primeiro a comentar!