Como ser feliz na vida?

Como ser feliz na vida?

Como ser feliz na vida tem sido uma busca constante na vida da maioria das pessoas no dias atuais. Se você está lendo este artigo, me atrevo a pensar que você também procura por dicas para ser feliz.

Todos nós fazemos isso, uma vez ou outra. Desde o início dos tempos ouvimos palavras e canções sobre a felicidade. E ainda nos dias atuais as pessoas querem saber como ser feliz na vida.

Eu tenho estudado a realização pessoal ao longo dos últimos três anos da minha vida. E ao contrário do que muitos pensam, o sucesso, não necessariamente, é requisito para a felicidade. Mas o oposto é verdadeiro.

Shawn Achor, um pesquisador de Harvard escreveu em seu livro “O Jeito Harvard de Ser Feliz”, que as pessoas que conquistaram o sucesso e são felizes, já eram felizes antes de alcançar o sucesso.

Muitas vezes se pensa que quando alcançamos o sucesso seremos felizes. Quando conseguirmos fazer mais dinheiro seremos felizes. Quando comprarmos a casa grande seremos felizes. Quando encontramos a pessoa ideal seremos felizes. Mas, não é assim que acontece.

As pessoas que conquistam o sucesso, já são felizes antes de alcançar o sucesso. Em outras palavras a felicidade é pré-requisito para o sucesso, não o oposto.

Napoleon Hill, foi um dos maiores estudiosos da realização pessoal, talvez o maior estudioso no campo do sucesso pessoal e profissional, escreveu vários livros sobre realização pessoal, sendo o mais famoso deles o “Quem Pensa Enriquece”. E uma das características mais marcantes para o sucesso, citadas por Napoleon Hill, é ter um propósito definido.

E ter um propósito definido também é uma das bases para a felicidade. 

Contents

Você vive o seu propósito de vida? 

Viva com propósito – encontre o seu propósito original. Algo como a sua missão. E comece a construir a sua vida ao redor desse propósito.

– Você quer experimentar a vida mais plenamente?

– Você quer encontrar um significado mais profundo em sua vida?

– Você quer fazer a diferença e tornar o mundo um lugar melhor?

Cada um de nós tem um propósito único na Terra. Você pode procurar e encontrar o seu propósito de vida e viver as suas experiências de vida mais plenamente e de forma mais edificante.

O que é um propósito único?

Todas as pessoas na Terra têm o seu próprio propósito único na vida, a sua tarefa verdadeiramente significativa, própria, para as quais elas têm um talento natural. E você ainda pode adquirir as habilidades e oportunidades adicionais durante sua vida, a fim de viver a sua finalidade.

Mesmo que você ainda não saiba quais são os seus talentos naturais, você pode descobrir.

Mas saiba que cada pessoa é única. E cada pessoa tem um propósito único. Encontrar esse propósito único pode ser a resposta para a pergunta: “como ser feliz na vida?

Segundo Carl Gustav Jung, um pioneiro em psicologia, a vida adulta consiste na busca contínua da maturidade e tornar-se o seu próprio eu. Ou seja, encontrar as suas verdades e viver o seu propósito.

Jung chama isso de individuação e perseguição. Um ser humano tem uma vontade interior para buscar o sentido da vida e de avançar para uma maior e mais verdadeira consciência. Isso pode ser conscientemente reprimido por anos, ou pode ser ignorado durante uma vida passada na armadilha da agitação dos dias, mas ele está sempre buscando uma saída.

A finalidade não é uma mera ocupação ou profissão – é muito mais que isso.

Nem é um propósito significativo ou um destino. O objetivo é responder à pergunta: “por quê?”

A visão é a resposta para a pergunta: “Como?”

A partir do seu propósito definido na vida você começa a traçar os seus planos e objetivos.

Metas e objetivos concretos surgem de uma significativa finalidade. Uma vez que você descobriu qual a sua finalidade ou propósito de vida, você pode verificar se as suas metas e objetivos são compatíveis com a sua missão de vida. E, se necessário, você pode definir novos objetivos emocionantes que completam sua finalidade ou sua missão de vida mais significativas.

Mas como encontrar a minha missão de vida?

Você não encontra o seu propósito de vida a partir do exterior. Você encontra o seu propósito dentro de si mesmo, adquirindo conhecimento sobre ele, mas principalmente, sobre si próprio.

Ninguém, nem mesmo seus pais, por exemplo, pode impor um propósito significativo em sua vida, porque o propósito não está no lado de fora. É algo que você sente como o seu próprio sentido, um chamado. É a sua missão.

Um propósito de vida é algo que cria a sensação de que você está dando algo importante para a sua comunidade.

Você pode encontrar o seu grande propósito de vida através da meditação ou, simplesmente, observando os seus gostos atuais, os livros que ler, os vídeos que ver no YouTube, e levando em consideração os seus talentos naturais.

Como você pode encontrar o seu propósito original? 

Um dos maiores problemas do ser humano moderno é que, no meio da agitação da vida, ele perde a orientação. Ele perde a compreensão de para onde ele está indo e por quê.

Nós ignoramos, muitas vezes, nossas reais necessidades. Não tiramos um tempo para refletir sobre o que realmente, importa. Sobre o que temos paixão em aprender e compartilhar.

Por isso é muito importante tirar um tempo para meditar e dar um rumo à nossa vida.

Você pode até considerar fazer um retiro de 2 ou 3 dias em um lugar tranquilo. Lembre-se! Um retiro significa retirar-se em quietude. Um lugar onde você pode refletir sobre a sua vida.

Ao longo da história, Jesus, os profetas e outros mensageiros, regularmente, procuram a solidão. Ela tem ajudado a manter a sua orientação.

Um retiro ajuda você a entender o que é essencial para sua vida e onde você está e para onde está se dirigindo.

Assim, procure um lugar tranquilo por alguns dias, tenha caneta e papel com você. Nada mais.

Não tenha nada para ler.

Mantenha o seu telefone celular desligado.

Não assista TV.

Nada de informação. Dieta total.

Durante o seu retiro, você vai refletir sobre sua vida.

O que você está priorizando o agora e o que você quer priorizar no futuro?

É este o caminho no qual você deseja continuar?

Você quer fazer mudanças?

O que você quer mudar?

Existe outro caminho que você pode percorrer para alcançar o mesmo objetivo?

Além disso, responda a essas três perguntas fortalecedoras:

  1. Que coisas ou tarefas que eu mais gosto de fazer?
  2. O que eu faria se eu pudesse fazer qualquer coisa sem falhar?
  3. O que eu faria se descobrisse que tenho apenas seis meses de vida?

Então, por favor, pegue a sua agenda e reserve o seu retiro. Você vai encontrar clareza e respostas interessantes para essas três perguntas.

Um dos grandes princípios que aprendi sobre a felicidade é: “Não olhe para a felicidade; olhe para a finalidade.”

Complemente a sua leitura com o artigo: 3 maneiras de criar uma vida com propósito.

Quanta alegria que você sente?

Esta história é sobre Jack, que morreu. Mas, a ele foi dada uma segunda chance. Quero compartilhar três coisas que ele aprendeu no Portão dos Céus.

1# Viver uma vida boa não é assim tão difícil

Nós fazemos tudo muito difícil e complicado. Achamos que a vida está sempre carregada, com preocupações, decepções e contas a pagar.

Pensamos que a vida está sempre conectada com a negação e o sofrimento ou estrito à adesão a um determinado método ou filosofia. Para alguns, a felicidade está atrelada a uma religião.

A sua felicidade está mais ligada à qualidade dos seus pensamentos. Se você, realmente, deseja saber como ser feliz, come a mudar a sua mentalidade.

Você pode aprender a muda sua mentalidade para ser feliz e ter uma vida de prosperidade ilimitada. E isso é um esforço consciente.

Naturalmente, a aprendizagem de uma nova habilidade leva horas e horas de prática. Mas, no nível mental, o desenvolvimento pode ocorrer em um piscar de olhos, ganhando ideias e formas.

Ideias podem ser adquiridas em uma ampla variedade de formas, tais como contemplação, leitura e tentando algo novo constantemente.

A forma mais importante de obtenção de conhecimentos é fazer a si mesmo boas perguntas e buscar boas respostas para suas perguntas.

Uma boa resposta ajuda a reduzir os problemas e aumenta as soluções. Uma boa resposta promove o bem-estar de uma pessoa.

Todas as coisas importantes são simples, mas nós tornamos muito complicadas. E estamos sempre tentando apressar as coisas. Isso é um erro muito comum.

Uma breve história: Um jovem desesperado estava batendo na porta do mestre. “Eu quero a experiência da iluminação”, disse o jovem ofegante, quando o Mestre abriu a porta. “Se você me aceitar como seu aluno, de quanto tempo eu vou precisar?”

O Mestre analisou o jovem. Ele era fisicamente forte e sua agitação interior era quase palpável. Um bom candidato.

“Dez anos”, disse o mestre.

O jovem recuou com a notícia e parecia como se um golpe o tivesse atingindo. Ele ficou por alguns instantes em frente ao Mestre, devastado, e então, olhou para cima, “Se eu trabalhar o dia todo e a noite”, ele perguntou freneticamente, se eu não dormir e trabalhar o dobro dos seus outros alunos, “quanto tempo vai demorar para me tornar iluminado?”

“Vinte anos”, respondeu o mestre.

Você entendeu?

Apreciação e aceitação são essenciais para a felicidade. Isso, não é nenhum segredo. Na verdade, é muito simples. Porém, tem sido ignorado constantemente.

Uma outra regra básica é passar mais tempo com as suas pessoas queridas.

2# Nem um minuto passado com a sua família é um tempo perdido

Trabalhamos muito e dedicamos muito pouco tempo, a nossa família e amigos. Nossas relações pessoais também é parte importante da nossa felicidade.

Pequenos momentos fazem uma grande diferença. A vida é preciosa, a vida é frágil e deve ser vivida ao máximo.

Essa história, talvez, você já a conheça. Mas eu a adoro.

Vamos ver:

Num parque onde as crianças brincavam, um dia, uma mulher sentou-se ao lado de um homem em um banco. “Esse lá é o meu filho”, disse a mulher, apontando para um menino que estava deslizando em um dos brinquedos. “Um jovem cheio de vida e alegre”, respondeu o homem.

“Aquele no balanço é o meu filho”, disse o home. “Então, depois disso, o homem falou para o seu filho. “O que você acha, Josué, devemos para casa? Josué suplicou: “Mais cinco minutos, pai, apenas mais cinco minutos, por favor.” O homem acenou com a cabeça e Josué continuou a balançar.

Os minutos se passaram e o pai levantou-se e chamou seu filho de novo, “Hora de ir agora.” Mais uma vez Josué suplicou: “Mais cinco minutos, pai, só mais cinco minutos.” O homem sorriu e disse: “Tudo bem.”

“Porque você deixa ele mandar em você?”, perguntou a mulher. O homem sorriu e respondeu: “Meu filho mais velho, Daniel, foi morto perto daqui, no ano passado. Ele estava montando sua bicicleta quando foi atingido por um motorista bêbado. Eu nunca passei muito tempo com Daniel, e agora eu daria qualquer coisa por apenas cinco minutos com ele. Eu prometi não cometer o mesmo erro com Josué. Ele acha que tem cinco minutos extras para brincar, e eu tenho cinco minutos extras para estar com ele.”

3# Em última análise, você será solicitado a responder três perguntas

Na porta do céu, todos serão convidados a realizar uma autoavaliação dos seguintes pontos:

  1. Quanta alegria que você sentiu?
  2. O que fez você sentir alegria?
  3. Quanta alegria que você deu para os outros?

Muitas pessoas não se atrevem a expressar alegria. Se está alegre e sorridente a pessoa pode ser, facilmente, confundida com um idealista ingênuo.

Mas a verdadeira riqueza não é material. É social. Estamos na Terra para desfrutar a vida e fazer os outros se sentirem bem.

Você não vive apenas para si mesmo. Mas, para os outros. Você vive para ajudar os outros e fazer os outros felizes.

Se você faz isso você descobriu a resposta para a pergunta: “Como ser feliz na vida?”

Como você responderia a estas perguntas agora?

Eu lutei da maneira mais difícil para aprender essas coisas. Mas eu tive a sorte de ter outra chance de entendê-las.

Você vai perceber que uma vida feliz é realmente simples. Tudo o que eu tinha que fazer era adotar algumas ideias simples. Como reservar mais tempo para mim, para minha família e para agradecer as bênçãos recebidas.

Melhore os seus relacionamentos

Um fator extremamente importante para a sua felicidade é ter relacionamentos saudáveis, edificantes. Realmente, se conectar com as outras pessoas.

Três maneiras de realmente se conectar com outras pessoas:

– Você quer se conectar melhor com as outras pessoas?

– Você quer criar e manter ótimos relacionamentos?

– Você quer fazer a diferença na vida das pessoas?

Todos nós queremos um melhor contato com outras pessoas. Todos nós queremos ser parte importante da nossa comunidade. Você pode querer servir melhor, mas você pode ter dificuldade em perceber isso.

Aprenda três maneiras de realmente se conectar com os outros e fazer a diferença.

  1. Cuidados

Em uma história em quadrinhos, Hagar, o Horrível pergunta a seu filho, “você sabe o que o mundo precisa mais agora?” O menino não pode responder, de forma que Hagar diz: “Uma espada fina e acessível, que dura muito tempo sem desgaste.”

O garoto suspira: “Oh, de alguma forma, eu pensei que a resposta seria o amor.”

Mesmo as menores palavras e ações são importantes. A bondade e a humanidade de uma pessoa são medidas pela forma como a pessoa trata de alguém que não lhe traz benefícios de qualquer natureza.

Comece por estar presente. Não fique mexendo no seu celular ou falando ao telefone quando você está com alguém.

Siga as quatro máximas do carinho.

Diga obrigado às pessoas sempre que puder;

Incentive as pessoas e seja educado;

Der o seu tempo;

Ouça o seu parceiro de conversa com empatia, mostrando genuíno interesse. Afinal, por que os seres humanos têm uma boca, mas duas orelhas?

  1. Ajuda sem especulação

Em vez de está sempre perguntando: “Com o que eu posso sair dessa?” Você pode perguntar com mais frequência: “Como posso ajudar?” E ajudar, de verdade, sem interesses ocultos.

O melhor tipo de ajuda é a ajuda altruísta.

Mais uma breve história. Eu amo histórias!

Uma menina estava em um hospital. Ela sofria de uma rara e grave doença. Sua única esperança era uma transfusão de sangue de seu irmão de cinco anos de idade. Seu irmão milagrosamente se recuperou da mesma doença e tinha desenvolvido anticorpos para combatê-la.

O médico que estava atendendo a menina explicou a situação para o seu irmão e perguntou se ele estaria disposto a doar sangue para sua irmã. O garoto hesitou apenas por um tempo e então ele disse: “Sim, vamos fazer, se ele vai salvar a vida dela!”

O processo de transfusão de sangue foi iniciado.

A menina e o menino estavam deitados em camas adjacentes, e muito a seu prazer o menino notou que a cor começou a voltar para as bochechas de sua irmã.

Mas em seguida, seu próprio rosto ficou pálido e seu sorriso diminuiu. Ele olhou para o médico e perguntou com a voz trêmula: “Estou morrendo, bem agora?”

Felizmente, quase sempre é possível oferecer ajuda altruísta em uma escala menor de riscos e sem nos colocarmos em perigo.

  1. Sempre espalhar o bem

Espalhe o bem. Dê algo de bom para cada pessoa que conhecer. Mais pessoas anseiam por gestos positivos, por palavras de incentivos, ao invés de das criticas e pensamentos negativos que encontramos diariamente.

Madre Tereza dizia que: “Você não tem direito de entrar na vida de alguém se for para fazê-la mais feliz.”

Você pode dar algo concreto de vez em quando, mas na maioria das vezes o que você pode dar não é material.

Por exemplo: um sorriso, palavras encorajadoras, um agradecimento sincero, desejar um bom dia a alguém, um pensamento positivo ou um silencioso desejo de boa sorte ou uma bênção.

Você pode dizer em sua mente para cada pessoa, “Deus te abençoe”.

Não é tão difícil fazer o bem.

Estas três formas são fáceis e simples de serem praticadas. Mas elas podem demorar um pouco para tornar-se natural para você.

Por isso você deve praticar todos os dias, com cada pessoa que encontrar.

Estas três atitudes simples irão impactar aos outros e mudar suas vidas. Ou, no mínimo, lhes dar um motivo para sorrir.

Bom, eu espero, de verdade, que você consiga colocar em prática tudo o que aprendeu para ter uma vida mais feliz e com significado.

Para a pergunta como ser feliz na vida?

Construa a sua vida em torno do propósito e a felicidade e a prosperidade irão sorrir para você.

PS: Se você quer aprender como criar uma vida com propósito, encontrar a sua missão de vida, conheça aqui o curso A Sua Missão!

Sobre o autor | Website

Meu propósito é intencionalmente inspirar e capacitar as pessoas para aumentar a sua autoconfiança, descobrir o seu propósito de vida e conquistar os seus sonhos mais ousados, a fim de nos transformar no melhor que podemos ser, de dentro para fora.

Baixe GRATUITAMENTE Magnetismo de saúde e riqueza!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!