Perdão: O sexto passo para felicidade.
O sexto para felicidade é o perdão. Se você realmente quer ser feliz nesta vida, você precisa aprendera a perdoar.
Nós costumamos guardar muito rancor, por muito… muito tempo. Contudo, este sentimento vai nos ferindo de dentro para, nos tornando amargos, rabugentos, vingativos e cada vez mais e mais infelizes.
É preciso quebrar essa corrente.
Talvez você tenha sido traído por um parceiro ou parceira. Talvez tenha sido passado para trás por um sócio trapaceiro ou um falso amigo. Nada disso importa. Se você está comprometido com a sua felicidade, e se você chegou até aqui através de todos os passos anteriores, eu acredito que está. Então você deve aprender a perdoar.
O perdão é um passo fundamental em nossa caminhada rumo a felicidade. Você conhece alguma pessoa rancorosa que seja feliz?
Eu acredito que não. Pessoas com um rancor profundo dificilmente serão felizes.
Leia também: Os 8 passos para felicidade.
Perdão, perdão, perdão…
A seguir, uma coisa que você pode, a princípio, não gostar. Perdoar, de verdade, pode ser uma das coisas mais difíceis que você fará nessa vida. Acredite, dizer eu perdoo é fácil. Mas perdoar com todo o coração não é assim tão fácil.
Eu espero que você possa passar por isso mais rápido do que a maioria das pessoas. É apenas uma única palavra… Perdão. Nem é uma palavra grande ou difícil de pronunciar. Mas é uma palavra poderosa. Aprenda a perdoar.
Perdoar é, sem dúvidas, uma das tarefas mais importantes que você pode fazer para eliminar toda a energia negativa. Porém, não é assim tão fácil.
Perdoar a todos que de alguma forma possa ter te ferido – que fez alguma coisa que, talvez, você não gostou e você vem carregando essa queixa – essa mágoa consigo há muito tempo.
O cara que trapaceou em um determinado negócio;
Aquele cunhado mala que não pagou e nem vai pagar aqueles 100 reais que pegou emprestado para pagar na próxima semana e já faz 1 ano;
O professor que lhe deu uma nota ruim quando você não merecia;
O ex-cônjuge;
Perdoe todo mundo, inclusive a si mesmo. Aqui uma armadilha. Muitas vezes olhamos para perdoar aos outros. Mas nós próprios não perdoamos. E é muito importante que estejamos em paz com nós mesmos.
Como saber se você realmente perdoou?
Você vai saber que perdoou quando você puder, de coração, desejar seus melhores votos para a pessoa envolvida no processo.
Você pode realmente desejar o bem para a pessoa?
Você se sente grato por ela?
Você torce pelo o sucesso dela?
Isso tem que ser verdadeiro. Me desculpe, mas fingir perdão não vai fazer o trabalho. Perdoe!
Você tem que fazer isso totalmente livre de ressentimento. O perdão não é algo que você faz, exatamente, para o outro, é algo que você consegue para si mesmo.
E se você não o fizer, o ressentimento vai te destruindo aos poucos, de dentro para fora.
A ciência tem trabalhado duro e hoje sabemos que a amargura de longo prazo tem consequências terríveis em seu corpo e mente. Muitas dessas consequências podem surgir como enxaquecas, ataques cardíacos ou câncer…
E você não deseja isso para si mesmo. Ou deseja?
Então faça um voto de perdão e perdoe. E como eu digo: “Perdoe! Nem que seja por auto-interesse.”
Mas como perdoar?
Perdão com EFT
A EFT é uma técnica poderosa para remoção de crenças e sentimentos negativos. O rancor é um sentimento negativo, logo, você pode usar com êxito a técnica da EFT para perdoar.
Vou deixar para você um exercício rápido, fácil e poderoso.
Carta do perdão
Esta é uma demonstração de como você pode escrever uma carta de perdão, que vai ajudar você a perdoar, realmente. Você escrever sua carta deixar por perto para que possa ler às vezes. Mas quando você sentir que já perdoou, então a queime.
Conclusão
Bom, este é o sexto passo na nossa caminhada. Você tem referências e os modos como proceder para perdoar efetivamente alguma pessoa. Inclusive a si mesmo.
A técnica de EFT é realmente poderosa. E também remendada para você perdoar a si mesmo. Umas das coisas que você talvez precise fazer é perdoar a si mesmo. Algumas pessoas precisam perdoar a si mesmas mais do que a outras pessoas.
O meu problema é comigo mesmo…Eu não consigo perdoar atitudes q tive quando jovem que envolveu minhas 2 filhas mais velhas… Não tenho mágoa de ninguém só de mim mesma…
Oi Neusa, olha esse é um problema tão grave quanto guardar rancor de qualquer outra pessoa. É importante que você perdoe a si mesma.
Grato por sua participação. Volte sempre!