Memória implícita

Memória implícita

Você removeu muitas das emoções e crenças remanescentes negativas que vêm de suas experiências antigas.

Mas e aqueles que ainda estão lá, flutuando logo abaixo da superfície?

Muitos de nós caímos em velhos padrões e hábitos baseados em experiências antigas, mas não os conhecíamos na época!

Isso é memória implícita.

Memória essencialmente implícita é o que acontece quando você não se lembra que se lembra de algo. Isso parece bastante confuso, então vamos elaborar um pouco isso …

Geralmente, quando pensamos em memória, estamos descrevendo o que é conhecido como “memória explícita”.

Essas são as coisas que podemos lembrar ativamente de acontecer, as coisas que podemos reviver e o conhecimento que sabemos que temos.

Esta é a memória que acessamos conscientemente.

No entanto, no caso da memória implícita, estamos nos lembrando das coisas, mas somos incapazes de identificar o que elas estão fazendo ou de convocá-las à vontade.

Estudos mostraram que, mesmo quando não conseguimos lembrar de algo que aconteceu conscientemente, ele ainda pode afetar o nosso comportamento, o que parece demonstrar que ainda nos lembramos disso em algum sentido da palavra.

Mesmo que não nos lembremos conscientemente, há algum tipo de “registro” dele que pode acabar nos impactando de várias maneiras.

Tipos de memória implícita

Um exemplo de memória implícita pode ser uma memória reprimida, conforme descrito por Freud.

Aqui a teoria é que memórias altamente traumáticas podem ser “reprimidas” para mantê-las ocultas de nós conscientemente, porque são potencialmente prejudiciais.

Geralmente, porém, esse não é o tipo de memória implícita discutida.

Em vez disso, a memória implícita é normalmente evidenciada pela existência de “priming”, onde o participante não tem conhecimento de tal priming.

A preparação ocorre quando nos sujeitamos a certas experiências e cenários que podem alterar nossa percepção ou nosso comportamento.

Por exemplo, você pode se tornar mais agressivo gastando tempo assistindo a muitos filmes agressivos em uma sala quente com paredes vermelhas.

Da mesma forma, você pode responder a perguntas de uma certa maneira para aumentar a probabilidade de responder perguntas subsequentes usando o mesmo paradigma / quadro de referência.

A memória implícita também pode ser usada para descrever outros “tipos” de memória, como a memória muscular que não possui um elemento semântico para que possamos lembrar conscientemente.

Uma reação instintiva, por exemplo, poderia ser o resultado de uma experiência, mesmo que não lembremos desse evento ou vinculemos os dois.

As memórias processuais nos permitem fazer coisas como escrever ou andar de bicicleta ou ler, embora, de novo, elas não tendam a exigir “lembranças” conscientes.

A razão pela qual isso é relevante e interessante para nós é porque nos mostra mais uma vez como nossas ações são moldadas por forças das quais nem estamos cientes.

E isso se torna particularmente problemático quando você se vê constantemente pensando em coisas como “vou falhar”.

Embora você possa não perceber, essas memórias implícitas estão realmente influenciando suas decisões subseqüentes e suas crenças em geral.

Estudos e como usar memória implícita

O conceito de memória implícita é relativamente novo e, portanto, ainda não foi objeto de muita pesquisa. No entanto, existem evidências precoces que sugerem que esse fenômeno pode ser real.

Evidências adicionais parecem mostrar que toda a memória é “implícita” nos bebês, pois eles são incapazes de recuperar conscientemente certas memórias.

Outro exemplo é visto em amnésicos que não podem mais criar novas memórias, mas ainda são suscetíveis a priming e ainda podem ser afetados por memórias implícitas em geral.

De acordo com uma pesquisa, Daniel L. Schachter, a questão restante é se a memória implícita e explícita é governada por um “único sistema subjacente ou vários sistemas”.

Efeito da Ilusão da Verdade

A ilusão da verdade é um exemplo de viés cognitivo que pode estar relacionado ao conceito de memória implícita.

Essencialmente, a “ilusão do efeito da verdade” diz que é mais provável que acreditemos que uma afirmação é verdadeira se a ouvimos antes – e mesmo que não nos lembremos de tê-la ouvido.

A razão é que pensamos que “isso soa familiar” ou se registra em algum nível inconsciente e, portanto, concluímos que deve haver verdade nela.

Esse efeito ocorre sem a necessidade de reconhecimento consciente da memória, o que demonstra o papel da memória implícita.

Implicações

Embora o assunto da memória implícita seja relativamente novo, há evidências suficientes para que a memória implícita afete a tomada de decisões por meio de preparação e outros mecanismos para justificar a consideração.

Este é um tópico que os livros de auto-ajuda foram rápidos em abordar – sem sempre entender completamente o conceito.

No entanto, é possível que alguns de seus comportamentos e sentimentos estejam sendo afetados por lembranças das quais você não está ciente.

Alguns sugeriram que isso poderia explicar por que às vezes nos encontramos de mau humor ou ansiosos sem saber o porquê.

Pode ser que algo que encontramos tenha desencadeado uma associação e uma resposta emocional, mesmo que não lembremos dessa associação em primeiro lugar.

Também vale lembrar que isso pode nos levar a tomar decisões imprudentes ou acreditar em coisas que não são necessariamente verdadeiras.

Se você sente que algo deve ser verdade porque soa familiar, ou se sente atraído por um determinado curso de ação sem saber o porquê, tente dedicar um momento para realmente avaliar suas emoções e de onde elas vêm antes de deixá-las ditar completamente suas ações.

Então, o que vamos tirar disso?

Uma dica poderosa é pensar em todas as coisas que estão moldando suas emoções e pensamentos sem que você esteja ciente delas.

Pense no seu ambiente e nos pensamentos e crenças que você diz a si mesmo regularmente.

Você pode influenciar positivamente essas coisas, por outro lado, usando “afirmações positivas”. Tente colocar cartões em sua casa que digam coisas positivas ou que lembrem tempos positivos.

E quando você estiver de mau humor ou prestes a tomar uma determinação pessimista – pergunte-se de onde isso pode estar vindo.

Seria algo que o afetava inconscientemente?

Só o fato de saber que nossos sentimentos e pensamentos podem vir de fora costuma fazer muito para nos ajudar a recuperá-los.

Sobre o autor | Website

Meu propósito é intencionalmente inspirar e capacitar as pessoas para aumentar a sua autoconfiança, descobrir o seu propósito de vida e conquistar os seus sonhos mais ousados, a fim de nos transformar no melhor que podemos ser, de dentro para fora.

Baixe GRATUITAMENTE Magnetismo de saúde e riqueza!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!