Toda a sua experiência e qualidade de vida depende da sua capacidade de limpar e controlar sua mente.
Muitos de nós acreditamos que nossa felicidade é dependente de fatores externos e o que nos acontece. Isso, no entanto, não é verdade.
Em vez disso, nossa felicidade depende da maneira como reagimos ao que nos acontece. E o mesmo vale para todos os outros aspectos da nossa experiência: seu nível de estresse é resultado da maneira como você reage aos eventos e sua capacidade de ser produtivo depende também das suas reações aos eventos.
Não acredita em mim?
Para provar isso, imaginemos que você está em uma caravana e que está pendurado na borda de um penhasco. Se você se mover demais, vai tombar em um barranco.
Se você está ciente desta situação, então, com toda a probabilidade, você estará cheio de medo. A sua frequência cardíaca aumentará, os vasos sanguíneos se dilatarão, seus músculos se contrairão e você começará a respirar rapidamente. Você vai suar e sua mente estará em todo o lugar.
Mas agora vamos imaginar que você está na mesma situação, mas você acredita que pode voar. Nesse caso, você provavelmente se sentará felizmente e não se preocupará muito com sua posição.
Como você pode ver aqui, sua crença sobre a situação e sobre os eventos é o que controla não apenas seu humor – mas sua própria fisiologia. E adivinhe qual pessoa é mais provável de sobreviver a esta situação?
Agora, não distorça o que estou dizendo. Não estou aqui para lhe dizer que alimentar crenças completamente deludidas é o caminho a seguir! E nem você deve se convencer de que pode voar.
Mas isso é meramente uma demonstração do poder da mente e de suas crenças. Se você se imagina em outro cenário mais realista, você pode ver como suas crenças podem mudar a maneira como você reage aos eventos da vida.
Digamos que você está no palco e está prestes a fazer um discurso na frente de muitas pessoas.
Alguns de nós não acreditamos que possamos voar. Alguns de nós pensamos que vamos falar algo errado, que as pessoas vão rir de nós!
Começamos então a entrar em pânico e a adivinha o quê?
Nossos vasos sanguíneos se dilatam e nossos músculos se contraem. Nossa mente começa a correr, o que torna mais prováveis de cometermos erros, nossa garganta fica seca e rouca. A ironia é que fica muito mais provável que o discurso dê errado simplesmente porque estamos preocupados com isso. Estamos imaginando isso, e carregamos esta imaginação com emoção.
Agora imagine o mesmo cenário, mas onde você acredita que vai dar tudo certo, ou onde você simplesmente não está incomodado com o que outras pessoas possam pensar.
Este tipo de atenção consciente calma irá ajudá-lo a agir como se não houvesse nem uma audiência lá!
Novamente, é sua reação ao evento que vai manter o ‘estrondo’ à distância.
E não são apenas essas situações agudamente estressantes que também podem se beneficiar da atenção plena e da calma. Imagine, por exemplo, que você chegue em casa do trabalho e você não pode parar de pensar sobre a última coisa que seu chefe / cliente / colega disse para você. Então você quer saber se você enviou aquele último e-mail importante …
Como você vai estar presente quando chegar em casa?
O quanto sua família provavelmente gostará de passar tempo com você?
Imagine que você está em boas férias, mas tudo o que você pode pensar é se você deixou o forno em casa. Quanto você acha que você vai apreciar as vistas incríveis das montanhas passando por sua janela?
Imagine que você está no ginásio e sua mente está pensando no jogo de computador que você estava jogando ontem à noite. Você realmente acha que vai ser capaz de exercer força máxima nesse treino?
Introdução CBT
Nosso objetivo é ajudá-lo a recuperar o controle sobre sua mente e, ao fazê-lo, você também estará controlando suas emoções e seus sentimentos.
O resultado final é que você poderá se tornar completamente presente em qualquer momento e completamente “consciente”, abandonando assim preocupações inúteis, estressores e emoções negativas.
Existe uma escola de psicologia que pode nos ajudar a fazer isso chamado CBT. CBT significa “Cognitive Behavioral Therapy (terapia comportamental cognitiva)” e é tudo sobre assumir o controle de seus pensamentos. Além disso, a CBT começa com uma forma de meditação consciente.
Meditação consciente significa que você está meditando de forma a tornar-se mais consciente de seus próprios pensamentos e sentimentos.
Em outras formas de meditação – como a meditação transcendental – pede-se ao usuário que tente limpar completamente sua mente, muitas vezes concentrando-se em um único ponto no espaço, ou talvez um som ou uma palavra (isto é chamado de ‘mantra’).
A diferença com a atenção plena é que você não está tentando erradicar seus pensamentos, mas sim está tentando simplesmente “assisti-los” enquanto eles flutuam além de você.
A ideia é que você está se tornando consciente dos tipos de coisas que você normalmente pensa, mas você não está se envolvendo com elas e você não está deixando elas afetarem você. Muitas vezes, a descrição ou orientação é que você deve vê-los passar por sua mente como “nuvens no céu”.
Faça isso por um tempo e depois escreva o conteúdo de alguns desses pensamentos. Observe as coisas sobre as quais você se preocupa e se preocupe regularmente e reflita sobre elas de forma objetiva e desconectada – sem julgamento.
Restruturação cognitiva
O profissional da CBT irá instruí-lo a começar a quebrar e a analisar esses pensamentos. Algumas dessas coisas serão coisas sobre as quais você se preocupa e se estressa e que impede que você se divirta no momento.
Você vai praticar despedimento, mas para ajudar, você também vai desmontá-los usando técnicas de reestruturação.
Um exemplo disto é chamado de “desafio de pensamento”, que vai ensinar você a desafiar a validade de suas preocupações ou suas distrações ou crenças.
Por exemplo, digamos que você está preocupado que você não enviou um e-mail no trabalho. Desafiar o pensamento vai ajudá-lo a superar isso. Primeiro, você se pergunta se há algo que você possa fazer sobre isso.
Se não, então, o que há de bom em se preocupar sobre isso agora? Na verdade, é mais importante que você relaxe e divirta-se para que possa relaxar para lidar com os desafios do futuro.
Em seguida, você pergunta o quanto isso realmente importa. Qual é o pior caso? Todo mundo cometeu erros e, com toda a probabilidade, seu chefe não ficará furioso – eles entenderão.
Uma pequena parte de você acha que vai ser demitido?
Então, lembre-se de que isso é extremamente difícil para qualquer empresa fazer legalmente e seria pior para eles do que seria para você.
E, afinal, se o seu local de trabalho dispensasse tão facilmente, você realmente gostaria de estar lá de qualquer maneira?
Você está preocupado com o fato de as pessoas estarem bravas com você? Você cometeu um erro! E daí? E desde quando você precisa ser o melhor amigo de todos os seus colegas de trabalho?
Esta é a reação lógica e razoável a essa preocupação e, uma vez que você pode aprender a desconstruir suas preocupações dessa maneira, isso permitirá que você simplesmente as esqueça e volte a curtir o que você estiver fazendo – ou ficar calmo quando estiver sob pressão.
Como usar a meditação do escaneamento do corpo
Geralmente meditar é uma das formas mais importantes de promover a atenção plena, a calma e o autocontrole da mente.
Em seu livro “Ferramentas dos Titãs”, Tim Ferriss analisa os hábitos e rotinas das pessoas mais bem-sucedidas do mundo. O que ele encontrou é que eles têm muitas coisas em comum e uma das mais prevalentes dessas comunicações é que todos meditam!
Todos de Arnold Schwarzenegger, para Tony Robbins, para Elon Musk descrevem a meditação como uma ferramenta chave que os ajudou a alcançar tudo o que fizeram.
Quando você medita, você aprende um método para esquecer suas preocupações e simplesmente deixar sua mente “ser”. Mais importante ainda, você desenvolve maior concentração e maior foco que impede sua mente de entrar em uma bagunça ansiosa para começar!
Então, como você começa a meditação?
Uma estratégia útil é começar com a técnica de varredura corporal. Para começar, sente-se em algum lugar confortável com as pernas cruzadas e as mãos nos joelhos. Mantenha suas costas retas, seu queixo para cima e para frente e seus olhos fechados – mas certifique-se de que você não está em uma posição onde você pode adormecer!
Agora você vai simplesmente “scanear” o seu corpo, concentrando-se em cada parte uma de cada vez e depois anotando como ela se sente e relaxando.
Antes disso, você começa com seus sentidos. Ouça atentamente o mundo ao seu redor.
Você descobrirá que há sons que você bloqueou completamente até agora e você notará que os pássaros cantam, os carros que buzinam, as crianças brincam e perceberá o vento uivando.
Sinta a temperatura da sua pele, observe se você está com um leve gradiente e até olha a luz enquanto dança nas pálpebras.
Ok, agora se concentre no topo da sua cabeça e comece a chamar sua atenção para baixo em suas bochechas, maxilar e depois para o pescoço e ombros.
Pare em cada ponto e tome nota de como se sente: você está sustentando alguma tensão? Você está sentindo alguma dor?
Concentre-se no músculo e depois continue em movimento.
Eventualmente, você alcançará a parte inferior do seu corpo. Até o ponto que você pode começar a se concentrar em sua respiração por um tempo.
A respiração deve ser a “respiração da barriga”, que começa com o intestino em expansão e, em seguida, enche os pulmões até o final. Respirar de forma constante e rítmica irá diminuir a frequência cardíaca através do sistema nervoso parassimpático e deixá-lo ainda mais calmo.
Finalmente, traga sua atenção logo abaixo do umbigo e segure-a lá. Este é o seu centro de gravidade e concentrar-se aqui será fundamentado para você.
Ao longo deste processo, você pode notar que seus pensamentos começam a vagar de vez em quando. Se isso acontecer, não deixe isso preocupar você. É normal e não o fim do mundo – remova silenciosamente aqueles pensamentos e depois volte ao foco.
Finalmente, repita os passos na ordem inversa e volte-se. Essa foi uma meditação de escaneamento corporal!
Esta é uma ferramenta poderosa, pois está forçando a sua atenção e a ignorar os pensamentos externos. Mais importante ainda, está envolvendo você com seu próprio corpo, fisicalidade e ambiente. E quando você faz isso, suas sensações tornam-se mais ricas e mais vivas.
Eventualmente, se você continuar praticando essa habilidade, você deve chegar ao ponto em que você pode começar a se tornar mais consciente e mais presente à vontade – mesmo enquanto se move e se envolve em outras tarefas.
Isso significa apenas tomar um momento para realmente olhar para o mundo ao seu redor. Pausando para ver o que você pode ouve. E corrigir sua postura. Isso significa não ficar tão apanhado em seus próprios pensamentos que você deixa a vida passar por você, ou que você mora em um estado constante de estresse e ansiedade.
Uma vez que você pode fazer isso, então você descobrirá que nada pode mexer no silêncio da mesma maneira, a menos que você queira.
Você sempre pode simplesmente curtir estar no momento e esquecer o passado e o futuro por um tempo. Você pode desfrutar de viver e provar o sabor surpreendente desse biscoito de chocolate enquanto esse e-mail se senta lá em sua caixa de saída.
Esta é a chave para a felicidade: você pode optar por reagir positivamente em vez de negativamente.
Você pode escolher ver as coisas como um desafio ou uma solução divertida em vez de uma séria ameaça. Mas também é a chave para desbloquear todo o seu potencial para que você desempenhe melhor e obtenha mais da vida!
Compartilhe nas redes sociais!