Conheça diferentes técnicas de meditação, COMECE A MEDITAR ainda hoje!
Existem muitas técnicas de meditação diferentes que podem ser usadas por pessoas diferentes, culturas diferentes ou para finalidades diferentes. Mas que você pode usar para começar a meditar ainda hoje.
Embora não seja absolutamente obrigatório aprender todas as técnicas de meditação disponíveis, é importante, porém, que você aprenda algumas para que possa começar a meditar o mais breve possível.
Eu, como amante da simplicidade dou preferência às mais simples. Mas, para ajudar a ampliar seus horizontes, aqui estão alguns dos métodos mais comumente usados para praticar meditação, que você pode tentar para começar a meditar.
Leia também: O Poder da Meditação.
Contents
Diferentes técnicas de meditação.
O meu conselho pessoal é que você escolha um ou dois métodos que mais lhe agrade e comece a meditar. Em outras palavras, não se apegue muito às técnicas de meditação. Mas à prática da meditação. Afinal é a prática que traz os resultados.
Então, vamos ver algumas das técnicas de meditação mais usadas:
Observação da respiração
Meditar pode ser tão simples como prestar atenção à sua respiração por alguns minutos?
Sim, pode!
Relaxe em qualquer posição que seja mais confortável para você, feche os olhos e comece a prestar atenção à sua respiração.
Respire através de seu nariz e comece a observar seu diafragma envolvido no processo da respiração, obtendo o oxigênio, todo o caminho até o fundo de seus pulmões.
Enquanto sua mente vagueia, apenas traga sua atenção de volta para sua respiração – preste atenção no ar que entra e sai de seu nariz. Tente isso por alguns minutos ou mais e você começará a sentir seus efeitos.
De todas as técnicas de meditação existentes, esta, parece ser a mais simples. Talvez você queira começar por ela.
Meditação da mente vazia
Meditar pode criar uma espécie de “consciência sem objeto”. Um esvaziamento de todos os pensamentos de sua mente.
Esta técnica envolve se sentar confortavelmente, muitas vezes em posição de lótus ou posição de pernas cruzadas, deixando a mente ficar em silêncio por conta própria.
Pode ser difícil no início, especialmente depois de um dia estressante no trabalho. Mas com a prática ficará mais fácil e mais fácil.
Apenas se sente e relaxe, sem pensar em nada e sem fazer esforço para controlar sua mente.
Meditação caminhando
Este tipo de meditação envolve observar seu corpo enquanto anda. Pode ser feito fora ou simplesmente andando para a frente e para trás em um quarto quieto.
Preste atenção ao movimento de suas pernas, seu corpo e sua respiração enquanto você anda.
Tente se concentrar na sensação de seus pés entrando em contato com o chão.
Quando sua mente vagueia, apenas traga sua atenção de volta ao processo de andar e respirar.
Meditar fora dessa maneira pode ser difícil por causa das distrações. Se você decidir tentar, encontre um lugar calmo com terreno plano. Eu particularmente gosto de fazer essa meditação em uma área verde aqui na minha cidade.
Meditação Mindfulness
Uma prática que os budistas chamam de “Vipassana” ou “visão clara”, mais comumente usado no Brasil: Atenção Plena, é a arte de tornar-se profundamente consciente do que está aqui agora.
Concentre-se no que está acontecendo dentro e ao seu redor neste exato momento, e tome consciência de todos os pensamentos e sentimentos que estão tomando sua energia de momento a momento.
Você pode começar observando sua respiração e, em seguida, mover sua atenção para os pensamentos passando por sua mente, os sentimentos em seu corpo, e até mesmo os sons e as vistas ao seu redor. A chave é observar sem julgar ou analisar.
Meditação com Mantras
Muitas pessoas acham mais fácil manter sua mente centrada se se concentrarem em algo específico. Se este for o seu caso, um mantra pode ajudar.
Um mantra é uma palavra ou frase que você vai repetir enquanto medita.
Em algumas culturas, um mestre experiente escolhe para você.
Se você estiver trabalhando sozinho, você pode usar qualquer palavra ou frase que funcione para você. Você pode escolher entre repeti-la em voz alta ou em sua mente enquanto medita.
Meditação conceito
Algumas práticas meditativas envolvem a contemplação de uma ideia ou cenário. Um exemplo disto é a “meditação sobre a impermanência”, na qual você se concentra na natureza temporária de todas as coisas, começando com seus pensamentos e sentimentos à medida que eles vão e vêm.
Há muitos outros tipos de meditação, como a meditação sobre bondade amorosa ou meditação objeto. Cada tipo tem suas próprias vantagens e benefícios.
O importante, porém, é que você ponha em prática a meditação, independente das técnicas de meditação que você deseja usar.
Entendeu?
Melhores Lugares para Meditar.
Meditação tem dois pontos principais para se concentrar: quietude e silêncio.
Nestes dois ativos encontra-se uma profundidade de sabedoria, cura e energia. Mas para obter esses excelentes benefícios e muito mais, você precisa ter um ambiente adequado para praticar meditação.
Ruído é algo que simplesmente não pode ser completamente evitado, embora você possa fechar todas as janelas e portas em sua casa, sempre haverá algum tipo de ruído interno ou externo devido às atividades de outros.
A vida realmente continua, e você não pode esperar que o mundo chegue a um ponto morto apenas para que você possa meditar em silêncio absoluto. No entanto, com a prática contínua, vem habilidade aumentada, e assim, filtrar os sons distantes da vida se tornará mais fácil e mais fácil, até que seja como se você tivesse filtrado o som completamente.
Parques: os parques oferecem um ambiente natural onde você pode se conectar com a natureza enquanto está na energia do ar livre. Sim, este é um lugar público, mas como mencionado antes, com a prática vem uma melhoria da habilidade e em níveis mais elevados sua concentração será capaz de filtrar facilmente a interrupção externa.
Não há nenhum substituto real para a energia abundante disponível em parques, florestas, bosques, selva etc. Esta energia o verá alcançar níveis mais elevados de competência rapidamente, contudo, constante, por causa de sua conexão direta com a natureza.
Rios: os rios são ótimos lugares para meditar, pois oferecem o fluxo do rio, que é simbólico em muitos aspectos da vida, como ter um bom senso de direção sobre você em tudo o que você faz. Uma direção que “flui” em uma direção, focada, em vez de para trás, para frente e para trás ou aleatório devido à indecisão e uma mente que está constantemente cheia de pensamentos que raramente servem para qualquer utilidade ou finalidade.
Meditar em um rio pode afetar positivamente seus níveis de energia, elevando sua vibração (frequência energética) para um nível mais alto, tornando o estado meditativo mais fácil de alcançar e permitindo que você mantenha sua postura por mais tempo, de modo a prolongar sua sessão com desconforto mínimo ou agitação.
Praias: as praias podem ser lugares divertidos para meditar, com o mar oferecendo uma atmosfera de limpeza onde os pensamentos podem ser visualizados como flutuantes, afastados com o estrondo das ondas.
O mar é altamente influente para o espírito. O som das ondas amarrando uns contra os outros foi gravado inúmeras vezes para ser comercializado como uma ferramenta de meditação, proporcionando ao praticante a atmosfera do mar dentro de sua casa ou ambiente de classe ou estúdio.
Jardins: jardins são geralmente espaços pacíficos e privados, que são uma parte da casa, oferecendo os benefícios da natureza e ao ar livre dentro do conforto de sua própria propriedade ou o lugar onde você mora.
Meditar no jardim tem benefícios semelhantes de praticar meditação no seu parque local. Mas há um bônus que vem com a prática em seu próprio jardim e que é a privacidade que você teria dificuldade de encontrar em um espaço público como no parque.
Locais de Culto ou Lugares de adoração: lugares de adoração ou de culto fornece um espaço sagrado após a massa de qualquer tipo ou mesmo antes de uma missa está programada para começar, você pode entrar em sua igreja local, etc… para encontrar uma ampla paz, tranquilidade e conforto.
Mesmo que haja outros que venham oferecer oração, a maioria das pessoas vai respeitar o espaço sagrado como um lugar de adoração e oração, e assim eles estarão mais propensos a manter o silêncio.
Varandas: varandas podem ser lugares muito relaxantes para meditar, se o ambiente circundante não for com vista para uma rua movimentada ou estrada principal.
Muitos lugares na cidade têm apartamentos modernos que são projetados com varandas, extensões de telhado ou varandas em edifícios mais altos, apartamentos de estúdio e acomodações privadas.
Se você tiver sorte o suficiente para viver em uma propriedade que possui uma excelente vista panorâmica, ambiente tranquilo e privacidade, então você tem uma vantagem distinta, onde você pode praticar meditação. Aproveite ao máximo uma oportunidade tão maravilhosa diária e alcance novos Níveis de consciência.
Montanhas: as montanhas são os melhores lugares para meditar. Elas oferecem elevação elevada em ambos os planos físico e emocional / mental para aqueles que são capazes de chegar ao pico da montanha.
Conclusão
Meditação é uma coisa interna, o que significa que é com você onde quer que você possa estar absolutamente a qualquer momento.
A beleza da meditação é que esta poderosa ferramenta / habilidade está disponível para você a qualquer momento e isso significa que você terá sempre a oportunidade de elevar o seu nível de consciência, não importa onde você está.
Você pode estar no trabalho, em casa, com amigos, no trem ou no ônibus, em qualquer espécie de lazer.
Se suas circunstâncias não são tão boas e você está em um lugar que você não está feliz, por qualquer razão, você pode usar o dom da meditação para manter sua mente forte e focada, mesmo se tudo o que você realmente quer fazer é desmoronar – permitir a meditação guiar, curar e re-energizar você é o caminho a seguir.
Permita-se a liberdade em seu espaço mental antes de tentar encontrar essa liberdade externamente. Todos os resultados desejados são devidos a uma mudança consciente que começa de dentro.
Encontre o seu núcleo e se torne consciente do seu poder oculto até que você seja capaz de usar esse poder para fazer mudanças conscientes na sua realidade.
1 Comentário