Como seu corpo e mente são intimamente ligados através de seus hormônios
No artigo como acalmar a mente discutimos em detalhes a importância de ter uma mente calma e olhamos como controlar e acalmar seus pensamentos pode melhorar sua saúde ao remover a resposta ao estresse.
Mas você sabia que isso também funciona tão potentemente ao contrário?
Isso quer dizer que sua saúde também pode afetar seus níveis de estresse.
Mesmo sua fome pode afetar o estresse – o que, por sua vez, afeta a fome novamente. É uma interação complexa e em um momento, vamos ver mais sobre como isso funciona e por que seu estilo de vida é um fator chave no controle de seu estresse.
O que acontece quando você come
Se você está estressado agora, então um método que você pode usar para corrigir isso é comer mais.
Quando você come, seus picos de açúcar no sangue aumentam. Isto é seguido por um pico de insulina, que desencadeia no corpo para remover o açúcar do sangue juntamente com quaisquer nutrientes.
Se você comeu carboidratos (que fornecem o pico de açúcar mais rápido), então você também terá triptofano no sangue.
O triptofano é um aminoácido que também é um componente do neurotransmissor ‘serotonina’. Porque o triptofano pode atravessar a barreira do cérebro e porque começa deixado para trás pela resposta da insulina, esta conduz então a um ponto repentino na serotonina no cérebro e você se sente muito bem.
É por isso que você se sente de bom humor depois de ter comido!
O que é mais importante, é que a serotonina eventualmente converte em melatonina – o hormônio do sono. É por isso que todo mundo sempre adormece após o jantar de Natal!
O que acontece quando você estar com fome
Mas digamos que você não tenha comido por um tempo. O que acontece então?
Bem, agora você tem níveis muito baixos de triptofano em seu cérebro e, por sua vez, aumenta o cortisol – não há maneira de impactar um único neurotransmissor isoladamente. Os níveis de um terão sempre impacto sobre os níveis do outro.
Cortisol, em seguida, substitui a serotonina e isso aumenta a produção de grelina – o hormônio da fome. Isso é o que faz seu estômago começar a roncar.
Ele também aumenta o estresse e desencadeia pensamentos ansiosos.
Outras Coisas Que Impactam Seu Humor
Há uma abundância de outras maneiras que podemos impactar nossos níveis de neurotransmissores e hormônios.
Por exemplo, quando você acorda a primeira coisa que faz na manhã é o dejejum, uma vez que você não comeu durante toda a noite.
Neste ponto, seus níveis de serotonina são incrivelmente baixos e você tem alto teor de cortisol que pode deixar você estressado.
Ao mesmo tempo, a luz do sol também aumenta a liberação de cortisol que acorda você (hormônios do estresse são estimulantes enquanto os hormônios do relaxamento tendem a ser sedativos).
O cortisol remove a melatonina do cérebro e também amplia as veias via óxido nítrico.
Depois, há outras coisas que você pode fazer: exercício, por exemplo, é bem conhecido para aumentar a serotonina e outras endorfinas e aumentar o humor. É hora de parar de pensar em seu cérebro como uma coisa isolada!
Seja o primeiro a comentar!