A ciência da meditação tem ajudado a melhorar ou mesmo mudar as vidas de milhares de pessoas ao redor do mundo. O que antes era privilégio apenas dos povos orientais, ganha cada vez mais força no ocidente.
Os benefícios obtidos através da prática da meditação são surpreendentemente grandes em número. Desde um aumento da criatividade para melhorar sua atenção.
A meditação ajuda você a se conhecer melhor e se sentir melhor sobre si mesmo, especialmente em uma base espiritual.
Contents
Como a ciência da meditação pode melhorar sua vida.
A pergunta que muitas pessoas se encontram se perguntando é como pode o ato de focalizar um único objeto por um longo período de tempo, essencialmente não fazendo nada, produzir tantos benefícios?
Felizmente, os cientistas e pesquisadores têm estudado o poder da meditação, e estas são as respostas que vieram acima de seus estudos e pesquisas.
Compreensão da meditação
Há literalmente centenas de formas de meditação, no entanto, no que diz respeito à ciência da meditação que será discutido a seguir, os dois tipos de meditação que provocam evidências mais científicas é a atenção concentrada e meditação mindfulness ou atenção plena.
É através de ambas as formas de meditação que um participante se concentra em um único pensamento, geralmente o momento presente, o tempo todo extremamente consciente da sua respiração.
Se a qualquer momento um pensamento disperso entrar na mente da pessoa, é imperativo deixar esse pensamento passar se focar no presente.
Benefícios da meditação segundo a ciência
A prática da meditação nos proporciona enormes benefícios, tanto para nossa saúde física quanto mental.
Meditar nos proporciona benefícios como a redução do estresse e da ansiedade, maior produtividade e poder mental.
Vou compartilhar com você alguns desses benefícios para a saúde, a seguir:
Mudanças no cérebro
Como a tecnologia avança em uma base diária, os cientistas estão sendo fornecidos com novas maneiras de olhar “dentro” do cérebro humano, e o mesmo é verdadeiro para quando os seres humanos estão praticando meditação.
Functional magnetic resonance imaging, juntamente com outros tipos de tecnologias de digitalização do cérebro, estão permitindo que os cientistas possam obter uma visão de dentro do cérebro, do que acontece quando uma pessoa medita.
Os resultados são incríveis e incluem o seguinte:
A meditação fortalece o cérebro, reforçando as conexões entre as células cerebrais;
Meditação aumenta a giração, que se crê melhorar a formação da memória, melhorar o processamento da informação, aumentar a atenção, e promover uma melhor tomada de decisão;
A meditação tem a capacidade de diminuir a sensibilidade à dor através do aumento da espessura cortical.
Benefícios da meditação para Pacientes com Câncer
Um estudo publicado em 2012 na revista Psychosomatic Medicine centrou sua atenção sobre aqueles que sofrem de câncer. 90 pacientes com câncer foram ensinados a praticar meditação consciente.
No prazo de sete semanas, esses pacientes já se mostraram “significativamente menos deprimidos, ansiosos, irritados e confusos do que o grupo controle, que não tinha praticado meditação.”
Muitos deles também testemunharam níveis mais elevados de energia, bem como um número reduzido de ambos os problemas gastrointestinais e cardíacos.
Melhora tendências antissociais
Muitas pessoas veem a meditação como uma prática que se realiza na privacidade da casa cada um, e embora isso possa ser verdade, o que essas pessoas não conseguem perceber é que a meditação também pode ser realizada em grupo.
De fato, a evidência científica mostra que ela pode impulsionar a vida social dos participantes, aumentando as suas conexões sociais, aumentando a inteligência emocional, tornando-os mais compassivos e até mesmo ajudá-los a se sentirem menos solitários. O que por consequência, acaba por colaborar com o aumento da felicidade dessas pessoas.
Aumenta a produtividade
As pesquisas científica mostrou também que por se sentar e não fazer nada – meditando – os participantes realmente aumentam as suas taxas de produtividade em outras áreas de suas vidas.
Como isso é possível? A ciência da meditação afirma que a meditação ajuda:
Aumentar o foco e a atenção;
Melhorar a memória;
Melhora a capacidade de multitarefa;
Fortalecer o autocontrole;
Para aqueles que estão procurando uma maneira de fortalecer o autocontrole, tal como controlar os vícios, a meditação pode ser de extremo valor.
Na verdade, a investigação científica tem mostrado que a meditação pode ajudar uma pessoa a regular as emoções, bem como, melhorar a capacidade de introspecção.
Relaxando o Espírito
A meditação vai além do domínio da ciência e entra na vida espiritual das pessoas, ajudando-as a relaxar seus espíritos.
De acordo com o Instituto EOC, forma uma conexão com o espírito de uma pessoa e com o mundo. Ao silenciar a mente você remove os obstáculos à autodescoberta.
Melhora a capacidade de ouvir a Deus
O Instituto EOC também afirma que a meditação é a melhor maneira de ouvir a Deus. Ele ainda afirma que a prática da meditação é mais eficaz do que a oração. As três razões por trás desta afirmação são:
Meditação fortalece seu relacionamento com Deus por meio da purificação e limpeza da mente;
Via poderosa transformação interior, a meditação permite fácil acesso às verdades espirituais profundas;
A meditação é a melhor maneira de ouvir a Deus.
Heartstreaming Conecta uma pessoa Mais perto de Deus
O HeartsCenter diz que outra forma de meditação – heartstreaming – ocorre quando uma pessoa coloca seu coração ou atenção exclusivamente em Deus.
Como resultado, “Esta atenção concentrada cria um fluxo de contato com o divino, dando clareza da mente e do coração, paz e equilíbrio.”
Este tipo de meditação ajuda as pessoas a identificar seu propósito e missão para ser colocado em prática aqui na terra.
Conclusão.
Se uma pessoa quer praticar meditação para fins espirituais, emocionais, físicos ou uma combinação dos três, estudos têm mostrado que 20 minutos por dia é tudo o que é necessário para alcançar tais resultados.
Outros estudos científicos concluíram que, em 10 dias consecutivos de meditação, os participantes vão “experimentar melhorias significativas na atenção plena e pensamentos contemplativos, o alívio de sintomas depressivos, e aumenta a memória de trabalho e atenção sustentada.”
Então é claro que a meditação, definitivamente, tem seus benefícios, e há evidência científica para provar os benefícios da meditação.