O que faz com que algumas pessoas tenham mais sucesso do que outras? E mais importante ainda, o que faz com que algumas pessoas sejam mais felizes do que outras?
Claro, você sempre pode apontar a sorte e você sempre pode apontar para fatores externos. Claro, há muitas vezes o fato de conhecer as pessoas certas. De estar no lugar certo no momento certo. De nascer com uma “colher de prata” na boca …
Mas se você se concentrar constantemente nos fatores que estão fora do seu controle, você nunca obterá o máximo de seu potencial.
Não só isso, mas há muitos exemplos de pessoas que bateram as probabilidades adversas. Pessoas que nasceram na pobreza, que talvez, não tenham as oportunidades que outros tiveram e, ainda assim, venceram na vida.
Há muitos exemplos de pessoas que abandonaram a escola ou faculdade e todas essas pessoas, no entanto, conseguiram se tornar imensamente bem-sucedidas.
Da mesma forma, você pode ter duas pessoas na mesma situação, precisa, mas elas podem ser completamente diferentes em termos de quão felizes elas são e como elas percebem sua “sorte” na vida.
A diferença?
As pessoas bem-sucedidas e felizes têm a mentalidade certa. Elas têm a capacidade de olhar para uma situação e ver o copo como meio cheio. Elas podem detectar suas oportunidades e podem tomar essas oportunidades e aproveitar ao máximo.
Ter a mentalidade certa permite que você veja o melhor em uma situação e, portanto, seja muito mais feliz, não importa o tipo de situação em que você se encontra. Ao mesmo tempo, ter a mentalidade certa permite que você veja oportunidades que outros podem não ver.
Em suma, tudo começa com a mente – com seu mindset. A mentalidade certa pode ajudá-lo a realizar mais, a fazer mais e a ser mais eficaz na conquista dos seus objetivos de vida.
Então, agora, a única questão restante é: Como você entra nessa “mentalidade certa”, em primeiro lugar?
Neste guia rápido, você vai aprender cinco etapas cruciais.
Passo 1: Responsabilidade.
O primeiro e mais importante passo é simplesmente aprender a assumir total responsabilidade por suas ações, seu estado mental e, mais importante, suas circunstâncias.
Saiba que a situação em que você está agora é por causa de você. Saiba que você tem o poder de mudá-la.
O problema é que muitas pessoas assumem que sua situação é largamente ditada por fatores externos. Elas culparão a sorte ou mesmo outras pessoas.
Você não tem o trabalho que deseja, porque você não teve o luxo de olhar ao redor e encontrar as oportunidades certas quando você deixou a escola pela primeira vez. Você não pode viajar porque você tem uma família grande.
Você não é rico porque nasceu na geração errada, na parte errada da cidade, na família errada, etc. …
Pode haver alguma verdade nessas coisas. Certo. Mas cabe a você se desenterrar dessa situação e isso é algo que já vimos ser possível. Você acha que Richard Branson se deu esses tipos de desculpas? Ou Steve Jobs?
Se você não assume a responsabilidade por suas ações, então você não pode esperar alcançar todas as coisas que deseja alcançar, porque você encontrará apenas um motivo externo para culpar, uma e outra vez…
Você precisa acreditar que você tem um impacto na sua vida e você precisa ter um locus de controle interno.
Somente ao aceitar isso, você pode reconhecer o poder que você tem de fazer uma mudança. Sim, “com grande poder vem uma grande responsabilidade”. Mas você sabe o que mais? Com grande responsabilidade, vem grande poder!
Passo 2: Direção.
Uma vez que você assumiu a responsabilidade por sua própria vida, sua próxima tarefa é decidir a direção que deseja seguir e mais ao ponto, o objetivo ou a visão que você está trabalhando.
Muitas pessoas estão perdidas nesse sentido. Como você pode detectar as oportunidades que surgem se você não sabe o que deseja alcançar?
O importante aqui é, porém, reconhecer que os objetivos ou as visões que você definiu para você não precisam ser os objetivos clichês que todos seguem. Você não precisa querer ser um executivo de alto nível. Não é um requisito que você tente se tornar um milionário.
Se você acha que você seria mais feliz em uma cabana na floresta, então vá em frente e deixe que esse seja seu objetivo!
O que você quer fazer aqui é empregar uma estratégia que é conhecida como design de “estilo de vida” ou americanizando: ‘lifestyle’. Então, o design de estilo de vida, efetivamente significa que você está olhando para as coisas que você deseja obter da sua vida e você está olhando para os diferentes fatores que podem estar no caminho ou que podem lhe proporcionar oportunidades.
O problema que muitas pessoas têm é que elas seguem os objetivos errados.
Muitos de nós não sentem tudo o que está ligado aos nossos empregos e, no entanto, trabalhamos por oito horas por dia, passamos muito tempo viajando de casa para o trabalho e do trabalho para casa … permanecemos no escritório até tarde em ocasiões regulares.
Então, quando a oportunidade de assumir uma promoção e trabalhar mais se apresenta … nós aceitamos, cegamente!
Em vez disso, veja as coisas que realmente têm valor para você em sua vida. Isso pode significar a satisfação de ser criativo se você é um escritor ou um artista. Ou pode significar, simplesmente, passar mais tempo com sua família.
Agora, veja o tipo de trabalho que você pode fazer, que o ajudará a obter mais coisas que você ama na vida. Seu sentido de progressão e realização não precisa vir do seu trabalho, do seu emprego.
Não há razões para você está fazendo um trabalho estressante – que você não gosta, enquanto, você se sente realmente apaixonado pelos projetos de arte que você tem feito, em seu tempo livre.
Você pode achar que simplesmente remover seu trajeto torna você mais rico e feliz ao mesmo tempo. Que lhe dá mais tempo para ser você mesmo.
Finalmente, assuma uma visão para como você quer que sua vida seja no futuro.
Esta deve ser uma visão altamente motivadora, algo que seja emocionalmente carregado e que deixa você muito entusiasmado.
Pode ser tornar-se um empreendedor on-line, ou pode ser comprar uma bela casa em algum lugar de sua escolha.
Seja o que for, certifique-se de que seja algo que o inspire!
Passo 3: Oportunidades.
Uma vez que você conhece seu objetivo e sua visão, o próximo passo é procurar oportunidades para escalar mais alto para ele.
A grande coisa aqui é que, quando você aprende a olhar, as oportunidades realmente se abrem o tempo todo. Este é um exemplo de exatamente o que uma diferença fundamental com a mentalidade correta pode fazer.
A maneira de abrir-se a essas oportunidades é reconhecer que às vezes a oportunidade não virá na forma exata que você espera.
Em outras palavras, digamos que você quer se tornar um autor best-seller. Isso não significa, necessariamente, que as oportunidades vão assumir a forma óbvia de ser oportunidades de escrever.
Mais provável, você perceberá que elas se apresentam de forma diferente.
O exemplo perfeito disso vem da história de Sylvester Stallone, que queria ser um ator. Infelizmente, ninguém o levava a sério e todos o viam como inapropriado para papéis principais.
Então, ele escreveu um roteiro incrível. O roteiro foi, naturalmente, o que conhecemos hoje como Rocky e em um teste, ele mencionou que também escreveu um roteiro, foi convidado a trazer seu roteiro.
O roteiro foi um sucesso tão grande que eles começaram a oferecer-lhe enormes quantidades de dinheiro para comprá-lo. Ele recusou, no entanto. Os únicos termos que ele aceitaria eram se ele fosse escolhido como o personagem principal. O resto é história.
Então, o que Stallone fez aqui foi encontrar um caminho diferente para atingir o objetivo que ele queria alcançar. Ele aproveitou as oportunidades, ele criou suas melhores habilidades e aproveitou suas conexões.
Digamos que você quer ser uma estrela do rock. A rota convencional é difícil, para dizer o mínimo. Então, por que não, em vez disso, tentar criar um canal no YouTube para mostrar suas habilidades e ver o que vem disso?
As oportunidades estão por aí, você só precisa olhar com a mentalidade certa. Tudo se resume ao seu MindSet.
Passo 4: Vontade.
Nas artes marciais, existe a noção popular de “chi” (também qi ou ki). Isso geralmente é descrito como sendo uma espécie de energia vital e muitas vezes é tratado como bastante esotérico – mesmo como místico. Esta é a mesma “energia” que vemos personagens de Street Fighter e Dragon Ball Z disparando de suas mãos.
Então, é claro, muitas pessoas veem o chi com ceticismo. Outros descreverão como sendo simplesmente uma maneira de visualizar a energia cinética.
Mas a realidade é completamente diferente. Enquanto você é livre para formar suas próprias interpretações, o que eu prefiro é olhar para o chi como sendo poder. Chi é a capacidade de recorrer à sua força nas tarefas diárias. É sua energia e sua vitalidade.
E, de fato, as raízes da palavra estão fortemente ligadas à saúde. Se você perguntar a alguém como está o seu chi, isso pode ser interpretado como perguntar se eles se sentem fortes e enérgicos.
Nas artes marciais, uma boa demonstração de usar chi é o “grito de espírito” ou “kiai”. Aqui, você grita no topo de seus pulmões enquanto dá um golpe com muita força no oponente e entregar mais força em seus golpes.
O que realmente está acontecendo aqui é que o grito está liberando um aumento brusco de energia ou adrenalina. Isso permite que você invoque reservas de força e aumenta seu metabolismo.
Estudos mostram que simplesmente gritar na academia pode realmente aumentar a força em até 30%!
Você sabia disso?
Então, em outras palavras, o chi aqui está fortalecendo a conexão entre corpo e mente. Está colocando sua própria vontade por trás dos golpes que você está proferindo.
Outro exemplo de chi pode ser visto concentrando-se no ‘dan tien‘. Nas artes marciais, este é o centro de gravidade (logo abaixo do umbigo) e supostamente é a “fonte” do chi. O que é interessante é que se você se concentrar nessa área, na verdade, se alguém tentar empurrá-lo enquanto você se concentra, eles acharão mais difícil.
Então, o que você chamar, chi, saúde, energia … é tudo sobre a unidade entre sua mente e seu corpo. É quando seu corpo sustenta sua mente e vice-versa. É quando você está entusiasmado e apaixonado, é quando você acredita no que está fazendo e é quando você acorda com toneladas de energia porque está inspirado e bem descansado.
Desenvolva sua vontade e você pode desenvolver seu objetivo.
Passo 5: Apreciação.
Finalmente, certifique-se de que, apesar de procurar oportunidades, apesar de se concentrar nesse objetivo que está fora do alcance, você ainda se certifica de apreciar o que você já possui.
Viva no momento e faça um balanço de tudo.
Se você sempre persegue as coisas que deseja e nunca para e aprecia as coisas que você tem, você sempre será conduzido pelo estresse, pela ansiedade e você nunca ficará satisfeito.
Agora, você provavelmente já tem um montante enorme de coisas, pessoas e oportunidades para agradecer. Você provavelmente tem muitos amigos, uma família que te ama, um teto sobre sua cabeça, boa comida… e coisas que o aguardam no futuro.
Aproveite a vida no momento e aprenda a prosperar mesmo nas pequenas coisas … e até mesmo nas coisas que podem ser consideradas “ruins”.
Aprenda a saborear um desafio e a ver a decepção como uma chance de crescimento e desenvolvimento pessoal.
Se você puder fazer isso, então você se tornará mentalmente mais forte e não só você será mais feliz agora, mas também terá menos medo, terá mais entusiasmo e perseverança para seguir em frente em busca dos seus objetivos.
A meditação pode ajudar com isso, assim como a terapia comportamental cognitiva e a atenção plena.
Mas por muito, muito mais, assegure-se de mergulhar no guia MindSet Dominado e aprender a desenvolver, verdadeiramente, sua mentalidade até o ponto em que você possa aproveitar as reservas completas do seu poder mental e realizar praticamente qualquer coisa que você deseja e foque sua atenção.