Viver Com Prosperidade

Silenciando a crítica interna

Pacientes com baixa auto-estima frequentemente descrevem como têm uma ‘voz baixa’ na parte de trás da cabeça, dizendo constantemente que vão falhar.

Outros conceitos na TCC são “super generalização“, em que você assume que, por ter falhado em uma tarefa, falhará em todas as tarefas e “falsas hipóteses”, em que você prevê incorretamente que falhará em sua tarefa. tarefas.

Empregaremos técnicas de TCC para ajudar a superar essa dúvida.

Atenção Plena

Os profissionais da TCC criaram vários métodos que você pode usar para combater esses problemas.

Um dos mais comumente usado é emprestado da meditação e é conhecido como “atenção plena”.

Aqui, os pacientes são instruídos a encontrar um local tranquilo e a sentar-se com os olhos fechados.

Assim como na meditação, eles são instruídos a refletir sobre seus pensamentos internos.

No entanto, isso não significa que eles devam tentar clarear a mente; em vez disso, são instruídos a meramente ‘assistir’ os pensamentos enquanto passam sem se envolver neles, apenas observando o conteúdo de seus cérebros, pois podem observar nuvens passando no céu.

Dessa forma, eles podem identificar os tipos de coisas que estão pensando e, em particular, quaisquer pensamentos destrutivos que possam estar tendo.

À medida que os pacientes ficam melhores nisso, eles devem ser capazes de fazê-lo durante as atividades do dia a dia e depois intervir; detectar os pensamentos negativos e prejudiciais e vê-los como são.

A maioria das ruminações negativas é ilógica e, mesmo que não sejam, elas certamente causam mais mal do que bem; portanto, aprender a identificá-las e depois pôr um fim a elas é uma habilidade valiosa.

Da mesma forma, para ajudar nessa cultura de atenção plena, pede-se aos pacientes que mantenham diários de seus pensamentos e atividades – depois os leiam de volta e vejam como tudo o que disseram ou fizeram pode atrapalhar sua auto-imagem.

Conversa interna positiva

Você também pode combater esses pensamentos negativos com positivos, utilizando a ‘conversa pessoal positiva’ para reafirmar o seu valor.

Aqui você deve se concentrar no seu ponto positivo e lembrar os elogios que você pode ter recebido no passado.

Em vez de dizer a si mesmo que você é gordo constantemente, substitua-o por lembretes sobre seus olhos bonitos ou dentes retos.

Você ficará surpreso com o quão afetivo isso pode ser.

Testando hipóteses

Os pacientes também são instruídos a praticar o ‘teste de hipóteses’, onde são incentivados a testar suas falsas hipóteses, percebendo que são infundadas.

Por exemplo, se um paciente tem medo de falar em público porque está preocupado com a gagueira e o fracasso, é encorajado a realmente tentar falar em público para descobrir se esse é realmente o caso.

Na maioria das vezes, eles descobrem que não é.

Isso também funciona para evitar a generalização excessiva e novamente como uma maneira de combater quaisquer associações negativas que eles desenvolveram.

Portanto, se você sofre de baixa auto-estima, tente aplicar esses princípios à sua vida. Certifique-se de continuar lutando e desafiando a si mesmo, mesmo se você realmente é menos habilidoso do que deseja alcançar, essa é a única maneira de melhorar.

Tornar-se recluso só lhe dará mais tempo para refletir e enviar-lhe uma espiral descendente.

Da mesma forma, rodeie-se de amigos e colegas positivos e tente se concentrar nos aspectos positivos do que você faz.

Apoie-se no diálogo interno positivo e tente se prender a pensamentos negativos e reprimi-los.

Se isso ainda não funcionar, talvez seja hora de procurar ajuda de um profissional que possa conversar com você durante o processo.

Sair da versão mobile