Recupere a empatia e a bondade perdidas dentro de você
Empatia é a capacidade de vê-lo através dos olhos de outra pessoa. Você sabe como a pessoa está se sentindo, como ela vê o mundo, pode sentir suas emoções e assim por diante. Não deve ser confundida com simpatia, que é o que você deseja para alguém que sofre infortúnio.
A simpatia é geralmente passiva, enquanto a empatia é ativa. Uma mente à prova de balas está sempre ativa, então você sabe qual é a melhor.
Por exemplo, se houver um terremoto que mata pessoas, você pode dizer que se sente solidário. Afinal, você imagina que deve ser terrível viver com isso. Mas uma pessoa empática vai além.
Eles sentem as emoções das pessoas.
Eles podem ver famílias sofrendo.
Eles pensam em pessoas que querem ajuda e, assim, são doados para ajudar a causa.
É bom ter empatia quando se quer uma vida rica. Não apenas é agradável respeitar as pessoas, mas você também obtém experiências que o ajudam a crescer.
Mas é difícil encontrar empatia no mundo moderno, mas isso não significa que, se você não tem empatia, é uma pessoa ruim.
Todo mundo é programado de maneira diferente quando se trata de empatia no mundo e, na sociedade de hoje, você pode ver por que alguém cuidaria de si mesmo.
Você tem contas a pagar.
Você tem carreiras a seguir.
A vida é estressante e você não consegue pensar em todos os sem-teto que a têm pior do que você. Você não pode pensar nas pessoas que podem sofrer se você receber a promoção sobre elas.
Algumas pessoas são naturalmente empáticas, enquanto outras precisam aprender.
Ser mais empático também pode fazer você deixar de lado seu passado. Ao vê-lo do outro lado, você pode sentir menos ódio por quem pensa que são seus inimigos, seja seu ex, seu chefe, seus pais ou assim por diante.
Você pode gastar seu tempo sendo positivo, em vez de gastar odiando os outros.
Se você não é uma pessoa empática natural, pode ser um pouco difícil aprender empatia, mas não impossível.
Pense em alguém com quem você não conversou.
Pode ser um colega de trabalho, alguém que anda de ônibus ou apenas seu vizinho. Tente conversar com eles, se eles estiverem dispostos a conversar, entre em uma conversa profunda para aprender sobre suas lutas e desejos.
Ser empático também pode torná-lo um líder melhor.
Por exemplo, se você é um chefe, pode simpatizar com seus funcionários e tratá-los corretamente.
Isso não significa que você os deixe andar por toda parte, mas significa que você pode melhorar o moral deles, não os vendo como outra engrenagem.
Um bom líder motivará seus funcionários, enquanto um líder ruim fará com que os bons funcionários deixem a empresa, enquanto os outros perdem toda a motivação.
Como sair do lado humano de você?
- Agende uma reunião com alguém que você não parece ter junto com, e não pule a arma fazendo uma suposição. Tenha uma conversa de qualidade profunda com essa pessoa. (Seja com seu chefe, colega de trabalho, vizinho ou mesmo com seu ex-parceiro)
- Pergunte a si mesmo, como o relacionamento se tornou tão ruim? O que causa isso?
- Em vez de evitar e ignorar, tente entender o que decorre da animosidade de relacionamento.
- Evite entrar em uma discussão enorme com quem estiver discutindo.
Nota:
Enquanto você ouve, não deixe seu preconceito interferir. Alguns podem ter dificuldade em se comunicar com os outros por causa das lentes com que vêem o mundo, seja ele político, religioso ou filosófico.
Pense na situação do ponto de vista deles e pergunte o que deve ser feito para ajudar. Se você perceber que suas emoções estão sendo afetadas por causa do sofrimento ou da felicidade delas, você está a caminho.
Suas crenças podem mudar por causa da empatia.
Você não vai mudá-las apenas ouvindo uma pessoa, mas com o tempo, você pode se questionar sobre seus próprios princípios devido à empatia. Se você estragar alguém para o seu ganho, pode sentir pena dele e tentar ajudar.
Às vezes, você precisa ser um pouco cruel para ter sucesso, mas isso não significa que você deve ser cruel ou não ajudar seus colegas de trabalho.
Seja o primeiro a comentar!