Programe o seu cérebro para ter sucesso
O seu cérebro está realmente programado para ter sucesso?
O sucesso, pessoal ou profissional depende diretamente de sua preparação mental, bem mais que do seu condicionamento físico. Você precisa preparar, programar o seu cérebro para ter sucesso.
Wallace Wattles, pouco mais de um século a trás, famoso autor de The Science of Getting Rich ou A Ciência Para Ficar Rico, em português, provavelmente teria pensado assim.
Pesquisas científicas atuais tem mostrado que nós temos áreas no cérebro que se iluminam quando estamos motivados para ter sucesso. Mas há mais história por trás desse assunto. Há também um outro sistema no cérebro que é avesso ao risco, com medo de perder alguma coisa que pensa que já tem.
Esse jogo interno é, portanto, muito difícil de vencer, pois é um jogo de você contra você mesmo. Seu lado vencedor joga contra o seu medroso.
Robert Kiyosaki, fala disso no seu livro Pai Rico Pai Pobre. Ele fala que todos nós temos dentro de nós um perdedor e um vencedor. A questão é, quem vai vencer esse jogo interno.
Seja como for, você tem que jogar para ganhar.
Jogar para ganhar
No esporte, o sucesso pode se traduzir em jogar para ganhar… ou jogar para não perder.
Você pode, contudo, se preparar para vencer ou apenas jogar com cautela, para não perder os ganhos já alcançados. Contudo, esse jogo cauteloso, pode ser muito perigoso.
Tomemos como exemplo um jogo de futebol. Em campo, se seu time está jogando muito cautelosamente, tentando evitar qualquer erro, ele pode acabar prejudicando o seu próprio jogo e incentivar o adversário a buscar mais a vitória. E é sabido que quando se joga para não perder, é exatamente isso que acontece. Acabamos perdendo.
Assim também é na vida. Podemos tentar proteger os nossos ganhos e evitar riscos. Às vezes isso é uma estratégia sensata, em águas perigosas.
No entanto, uma vida de ser muito seguro, seguro se transforma em quem não arrisca não petisca.
Ou seja, você pode passar sua vida inteira na mediocridade por falta de coragem para buscar o que, de fato, já é seu. Mas você precisa demostrar interesse.
Eu gosto muito da visão Zig Ziglar.
Zig Ziglar disse que: “Nascemos para ser vencedores. Mas, para sermos os vencedores que nascemos para ser, precisamos planejar vencer.”
Muitas pessoas passam uma vida inteira buscando segurança ou perfeição. Em vez disso, deveriam buscar dar o melhor de si para ter a vida que gostariam de viver.
Mas fazemos exatamente o contrário. Buscamos segurança, antes de tudo.
Como efeito, perdemos a alegria de viver. Segurando muito forte, com segurança, nossa tão valorizada zona de conforto. Isso, simplesmente, pode eliminar a nossa criatividade e o nosso propósito mais profundo.
É preciso desejar mais. Querer ser mais. Se arriscar mais. Também com o risco vem recompensa.
Se você toma a decisão de ter sucesso, seja esse sucesso financeiro, pessoal ou profissional, você busca mais, se empenha mais, se arrisca mais. E vive mais. Vive mais intensamente.
O jogo jogado para ganhar vai exigir mais de você, mas as recompensas são incrivelmente maiores.
Você decide se vai jogar com paixão ou com cuidado. Mas faça isso com consciência.
Paixão ou cuidado?
Algumas pessoas são naturalmente mais cautelosas que outras. Na relação em casa com o cônjuge, normalmente um é mais cauteloso que o outro. Assim também é nas parcerias de negócios e entre amigos.
Sempre há alguém, geralmente mais deliberado e alguém mais lento para agir, para tomar decisões, em qualquer área da vida há aqueles que se jogam e vivem ao máximo e também existem outras pessoas que preferem levar a vida com mais cuidado.
Muitas pessoas quando se apaixonam, se entregam de vez e são felizes sem comparação. É claro que essas pessoas também se arriscam a se decepcionarem e isso muitas vezes acontecem. Mas elas superam e seguem em frente.
Por outro lado há aquelas pessoas que são demasiadamente, controladas, cautelosas ao extremo. Passam a vida inteira sem nunca viver um grande amor.
Esse segundo grupo, pode nunca se machucar, se decepcionar. Mas dificilmente serão felizes num relacionamento.
O mesmo também é verdadeiro para a vida profissional e financeira. Muitas pessoas sonham ter mais dinheiro, ter um emprego melhor. Mas estas pessoas jamais se atrevem a dar um passo para mais próximos dessas coisas.
Muitas pessoas estão sempre reclamando, falando mal do patrão, e até gostariam de ter um negócio próprio. Mas essas pessoas não se atrevem a abrir seus próprios negócios por medo de não conseguirem levarem o negócio adiante. Quando elas pensam em abrir qualquer negócio, imediatamente, elas já pensam: “E se eu quebrar?”
Outras pessoas também têm essas dúvidas. A diferenças é que essas outras pessoas não deixam que suas dúvidas as privem dos seus sucessos. Tais pessoas parecem ter um objetivo maior. Algo que as fazem dar o próximo passo.
Seu objetivo maior
Se você tende a ser cauteloso ou apaixonado, você ainda tem um propósito mais elevado na vida.
Estamos todos aqui para ajudar a nós mesmos e aos outros.
Para ter sucesso, precisamos eliminar obstáculos ao longo do caminho. Você precisa mudar seus paradigmas.
Também é importante notar que você deseja aplicar seus dons e talentos para ajudar o mundo através de uma ação específica. Genericamente, você quer apenas “paz mundial”, isso fica muito longe de um objetivo específico.
Se você deseja viver uma vida de significado e conquistas, você deve definir um objetivo claro – específico.
Desenvolver um negócio ou ajudar um grupo de pessoas em particular a ter sucesso em uma determinada área. Tais objetivos, no entanto, elevam você e outros para um bem maior.
Minha orientação: defina imediatamente um objetivo especifico, algo que realmente valha a pena e monte um negócio em torno do seu objetivo de vida. Se você fizer isso, eu garanto que você vai acordar todo dia mais motivado para trabalhar no seu negócio e dar o melhor de si.
Programe o seu cérebro para ter sucesso: defina metas claras, específicas, com datas definidas. Dê vida ás suas metas.
Recapitulando
Seu cérebro está preparado para ter sucesso, ou você está tentando evitar riscos?
Cada pessoa tem uma inclinação particular ou um equilíbrio entre a paixão e um modo de cautela.
No entanto, todos nós temos uma bela música dentro de nós que deseja expressar. Em última análise, a questão é, se você ainda está julgando sua música.
O que você realmente quer cantar?
Siga o seu coração e você vai abraçar tanto o seu cérebro quanto a sua mente.
Não se segure demais. Ao jogar jogue de forma completa. Jogue para ganhar e você terá sucesso.
Se o seu cérebro está programado para ter sucesso você está jogando para ganhar.
E então, o seu cérebro está programado para ter sucesso?
1 Comentário