Uma profecia auto-realizável descreve um fenômeno pelo qual o que você acredita ser verdade pode realmente se tornar realidade pelo fato de você realmente acreditar nela ou de que outras pessoas acreditam.
Se isso parece complicado, imagine um exemplo.
Digamos que você seja um garoto da escola que tenha um irmão mais velho que recentemente teve os mesmos professores e se mostrou muito bem-sucedido.
Somente por esse fato, os outros professores e alunos assumirão que esse novo garoto também obterá ótimas notas.
Essa confiança e expectativa, por sua vez, o afetam e ele começa a se ver como alguém que tem grande capacidade acadêmica.
(Este também é um exemplo perfeito de como influências fora de nosso controle podem moldar quem somos – e por que é tão importante que tomemos as coisas de volta em nossas próprias mãos!)
Como você provavelmente sabe, você tende a gostar de coisas em que se sai bem e, ao pensar que é bom na academia, começará a se divertir mais e a dedicar mais tempo.
É por isso que os psicólogos do esporte usam a técnica do ‘sanduíche’ ao fazer críticas; isso é positivo, negativo, positivo.
Dessa forma, eles podem transmitir seus conselhos sem prejudicar a estima do velocista ou ginasta.
Portanto, você precisa tentar aumentar constantemente sua própria auto-estima e controlar de perto como você se percebe para aumentar seu sucesso.
A Lei da Atração
O modo como você se percebe também fala muito com outras pessoas, pois revelará sua autoconfiança de maneiras sutis – a maneira como você anda, a maneira como fala, a maneira como se veste e a maneira como age.
Se você agir como se merecesse respeito, começará a acreditar e, se começar a acreditar, os outros também.
No entanto, isso é mais profundo do que as opiniões abstratas e pode até ser usado para gerar riqueza e sucesso.
Por exemplo, vestindo-se bem e usando relógios bonitos (imitações, ninguém sabe) você poderá comprá-los.
Se você projeta uma imagem de ser rico, os outros começam a pensar que você é rico e bem-sucedido.
Isso pode significar que é mais provável que seu chefe faça uma promoção (é por isso que eles dizem que você deve se vestir para o trabalho que deseja, não para o trabalho em que está).
Isso também significa que os outros terão maior probabilidade de confiar em você nos negócios e que outras pessoas ricas irão se aproximar de você (como gostos).
Mesmo os presentes que você recebe, em média, são mais caros, pois geralmente você gasta mais em presentes para pessoas que possuem itens mais caros; caso contrário, não combinam com a decoração e você fica barato.
Se você agir com confiança no sexo oposto, eles assumirão que você está em alta demanda e, como tal, o acharão mais atraente.
Portanto, vestir-se bem pode fazer os outros acreditarem que você é bem-sucedido e também fazer você se sentir bem-sucedido.
Quando eu estava na minha final, ouvi dizer que muitos dos meus amigos estavam vestindo suas melhores roupas para se sentirem bem enquanto os praticavam – isso era um bom conselho, mas na verdade eles deviam ter tomado esse tipo de cuidado o tempo todo.
Não basta olhar para a parte – faça a parte e, com o tempo, imitando as ações e o comportamento de alguém bem-sucedido, você começará a adotá-la como hábito.
Gostaria que você falasse de forma mais clara e lenta?
Eles colocam à força essa voz e maneiras ao longo do tempo e você a desenvolverá como seu comportamento normal.