Como diz o velho ditado: “Se você não planejar, o que realmente está fazendo é planejar falhar”. Se você deseja meditar corretamente, você deve se preparar para meditar primeiro. Não se apresse ou entre com os dois pés e espere o melhor. Isso não vai acontecer.
Se você se apressar sem nenhum pensamento ou planejamento avançado, esteja apenas se preparando para o fracasso. Realmente não fica mais simples do que isso.
Muitas pessoas que lhe diriam que a meditação não funciona, ou a meditação não é para eles, simplesmente não se preocuparam em planejar meditar porque, em geral, é seguro dizer que a meditação funcionaria para todos, como desde que planejem adequadamente e desde que sigam os passos certos.
Um pouco de planejamento avançado pode percorrer um longo caminho.
Aqui estão os passos que eu segui para começar minha prática diária de meditação.
Faça isso primeiro: encontre o tempo
Você provavelmente está pensando: “A meditação parece incrível, mas o problema é que simplesmente não tenho tempo. Estou muito ocupada no trabalho e já estou estressada o suficiente e, no final do dia, sou incapaz de conseguir muita coisa. É por isso que tenho que gastar ainda mais tempo no escritório para tentar conseguir alguma coisa. ”
Eu posso entender de onde você vem, porque essa é a mentalidade de muitos americanos, mas na verdade você tem muito tempo.
Se você não acredita em mim, preste atenção nos resultados que você realmente conseguiu alcançar no período de um dia de trabalho típico.
Trace isso de volta às coisas que você realmente faz.
Você ficaria chocado ao descobrir que aproximadamente 20% de suas tarefas diárias são na verdade, os responsáveis por 80% dos seus resultados.
Imagine que 20% das coisas que você produz produzem 80% dos seus resultados.
Qual a implicação disso? 80% do seu tempo é gasto trabalhando em preocupações e planejando 20% dos seus resultados.
Em outras palavras, você passa todo esse tempo e realmente não consegue muito com esse tempo.
Portanto, não seria bom simplesmente expandir o tempo que você tem para as ações que produzem 80% de seus resultados e liberar grandes partes dos 80% de suas ações e tarefas que representam apenas 20% de seus resultados.
Esta é a maneira lógica de fazer isso, então encontre tempo.
Além disso, você pode liberar muito mais tempo impondo prazos apertados em tarefas comuns que você executa. Como, por exemplo, verificar email ou verificar atualizações.
Você pode se preparar para cumprir as tarefas em um prazo apertado de talvez 5 minutos, em vez de levar meia hora. Se você puder fazer isso, terá automaticamente 25 minutos de sobra.
As duas abordagens descritas acima reduzem o tempo extra da sua programação. Você realmente tem muito mais tempo do que gostaria de perceber.
Segundo passo: acerte sua meditação
Uma das razões mais comuns pelas quais as pessoas falham com a meditação é porque elas a abordam operando sob todos os tipos de mitos e equívocos comuns.
Algumas pessoas têm a impressão de que, se você medita, automaticamente se torna religioso porque é um ato de fé.
Outras pessoas pensam que a meditação é muito difícil porque requer muito esforço em termos de poder e foco do cérebro.
Outros ainda estão convencidos de que, quando você medita, fica tão relaxado e entra em tanta paz interior que lhe falta a ambição e o fogo na barriga que precisa para alcançar o sucesso na vida.
Eu tenho ótimas notícias para você.
Nenhuma delas está correta.
Está certo. A meditação não faz de você religioso, requer uma tremenda quantidade de esforço, nem faz de você um vagabundo preguiçoso.
Nenhum deles se aplica.
Você precisa neutralizar suposições improdutivas também.
Uma suposição comum é que você só precisa seguir as técnicas e seguir as instruções à risca, e haveria uma transição suave. Tudo seria rápido e fácil.
Esse é um problema, porque a maioria das coisas que você tenta na vida totalmente novas para você não é rápida e fácil. Entenda que você precisa entrar com as expectativas certas.
Então, qual é a solução alternativa?
Muito simples… espere resistência!
Espere um começo difícil, e você teria a estrutura mental correta; portanto, quando tiver um começo difícil, estará no modo de solução de problemas.
Agora, compare isso com a suposição de que tudo será rápido e fácil e você enfrenta um desafio. As chances são de que você provavelmente queira sair porque pensou que seria uma transição suave.
Você vê como isso funciona?
Mantenha o seguinte em mente
Para se preparar adequadamente para sua prática de meditação, lembre-se dos seguintes fatos.
Primeiro, a meditação eficaz não precisa levar grandes blocos de tempo.
Você não precisa meditar por uma hora reta ou no total de uma hora todos os dias para se beneficiar da meditação.
De fato, de acordo com a maioria das pessoas pesquisadas, 15 a 20 minutos são suficientes.
Segundo, você não precisa acreditar que funciona.
Deixe-me repetir isso; você não precisa acreditar que funciona.
Basta passar pelo processo e sentir que ele faz alterações.
Ao contrário de um sistema religioso que requer crença para que ele funcione para você, a meditação tem tudo a ver com experimentar, então apenas siga o processo, experimente por si mesmo e tudo o mais se encaixará.
Terceiro, você não precisa fazer nenhum esforço. Eu sei que isso é impressionante para muitas pessoas, porque muitas pessoas pensam que quando você medita, você realmente precisa se esforçar muito.
Às vezes, você precisa se exercitar fisicamente. Bem, isso é ioga.
Isso é meditação. Essas são duas coisas totalmente diferentes.
Você apenas precisa passar pelo processo e perceberia como é fácil, porque está apenas começando a entender como sua mente já está funcionando.
Sua mente está em operação 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano.
Você apenas usa esse maquinário bioquímico, psicológico interno e tudo o mais se encaixa.
Você apenas tem que passar pelo processo.
Esforço não é realmente parte da equação.
Não torne as coisas mais difíceis consigo mesmo com datas de início irrealistas
Finalmente, uma maneira comum de as pessoas prejudicarem seu sucesso é quando elas estabelecem datas de início muito pouco realistas. Isso geralmente assume duas formas.
Você define a data muito remotamente ou muito perto do dia de hoje.
Por que ambos são problemáticos?
Quando você o define remotamente, não recebe mais o senso de urgência necessário.
Não há mecanismo que o force a agir o mais rápido possível, porque a data é tão remota que não há conseqüências.
Da mesma forma, se você escolher uma data muito próxima, digamos amanhã, é tão perto que você fica tão intimidado que não é uma surpresa que as pessoas simplesmente deixem de lado tudo e não comecem.
Você não pode se assustar dessa maneira. Tem que ser remoto o suficiente para ser confortável, mas não tão remoto que lhe exija qualquer senso de urgência.
Escolha uma data de início com a qual você possa se comprometer
O ponto principal é que, depois de identificar uma data de início confortável, atenha-se a ela. Comprometa-se com isso e aguarde seu prazo inicial de meditação de 15 a 20 minutos.
É importante garantir que você faça isso diariamente.
É melhor ser consistente ao invés de gastar uma quantidade enorme de tempo, mas apenas fazendo isso uma vez na lua azul.