Você provavelmente já foi informado antes que o estresse é realmente muito ruim para você.
É algo que é constantemente lemos ou ouvimos a respeito e estamos constantemente sendo lembrado como o estresse pode causar problemas cardíacos, causar ganho de peso e, geralmente, causar todos os tipos de problemas, desde os problemas de saúda aos problemas financeiros.
Isso não é novidade então. Mas o que não nos dizem tantas vezes é precisamente por que o estresse é tão ruim para nós ou o que ele realmente faz para impactar negativamente nossa saúde – nossa vida.
Vamos olhar para as razões pelas quais o estresse é realmente um problema e o que você pode fazer para preveni-lo – ou pelo menos para limitar as consequências negativas.
Estresse e sua fisiologia
A primeira coisa a notar é que o estresse tem um efeito profundo e direto em sua fisiologia. Isso quer dizer que ele aumenta a sua frequência cardíaca, aumenta a tensão muscular e faz com que seu sangue realmente engrosse.
Tudo isso se destina a nos tornar mais eficientes em combate e mais capaz de fugir, a fim de escapar do perigo.
Tudo isso é controlado pelo corpo que libera hormônios específicos – e estes incluem dopamina, adrenalina, cortisol e glutamato, entre outros. Estes são os nossos “hormônios do estresse” (embora alguns deles sejam descritos com mais precisão como neurotransmissores).
À medida que a frequência cardíaca aumenta e os vasos sanguíneos se dilatam, mais sangue é enviado especificamente para os músculos e para o cérebro com a intenção de melhorar o foco e o desempenho físico.
Esta é uma grande notícia, novamente, para lutar e para fugir do perigo.
Mas o que também significa é que o sangue está sendo dirigido longe de seus outros sistemas – longe de seu sistema imunológico, por exemplo, e longe de sua digestão.
Quando você está sendo perseguido por um leão, ou caindo de uma montanha, essas coisas que, simplesmente não importam muito!
O problema de longo prazo
O problema, então, vem quando isso é permitido continuar por um longo período de tempo.
Na natureza, o estresse crônico realmente não existia: não teríamos que nos preocupar com coisas como a dívida ou ter um chefe mau!
E quando o stress não desaparece, isso significa que seu sistema imunológico e sua digestão nunca obtêm a atenção de que necessitam. É por isso que você pode acabar ficando com azia ou fica doente quando você está constantemente estressado.
Enquanto isso, seu corpo está consistentemente liberando adrenalina e sua frequência cardíaca está consistentemente batendo muito duro.
Eventualmente, isso pode se tornar um problema, assim como você se torna mais e mais propenso a sofrer um ataque cardíaco.
E lembre-se, a sua pressão arterial também sobe – tornando-o significativamente mais provável de experimentar pressão arterial muito alta.
Da mesma forma, este prolongado estado de excitação pode levar a uma série de outras questões.
Por exemplo, o coração trabalhando duro por tanto tempo pode potencialmente colocar muita pressão sobre você e talvez até mesmo levar a um ataque cardíaco.
Da mesma forma, a secreção constante de adrenalina pode eventualmente levar a “fadiga adrenal”. Neste ponto, o corpo tem esgotado a sua oferta de adrenalina, deixando você esgotado e potencialmente, deprimido.