Os princípios da CBT para eliminar o estresse.
Se você tem níveis normais de ansiedade moderada, ou você experimenta grandes quantidades de estresse levando a ataques de pânico e problemas de saúde, CBT é a ferramenta número um para lidar com esses problemas.
CBT significa “terapia cognitivo-comportamental” do inglês: (cognitive behavioural therapy), e é a ferramenta preferida para terapeutas tentando lidar com todos os tipos de diferentes distúrbios psicológicos.
Isto é em parte porque CBT tem uma quantidade enorme de evidência que suporta sua eficácia. Mas o que também torna CBT tão útil é o fato de que ela é portátil – acessível para todos.
CBT envolve técnicas que podem ser aprendidas até mesmo remotamente através da Internet. Isso significa que você pode aprender as técnicas e ser incrivelmente eficaz no controle de suas emoções e suas respostas ao estresse.
Como funciona
A ideia básica por trás da CBT é que “pensamos em nós mesmos” em nossos estados mentais. Associações e condicionamento afetam parcialmente nossa resposta emocional aos estímulos, mas também o faz o que pensamos.
Por exemplo, quando você tem medo de falar em público, é provavelmente porque você está pensando em todas as coisas que poderiam dar errado. Você talvez pense ‘as pessoas vão rir de mim’, ou ‘eu vou gaguejar’ ou ‘eu vou desmaiar?’.
Pensar nessas coisas – e visualizá-las como tendemos a fazer – pode ser suficiente para desencadear a liberação de hormônios e isso nos traz pânico e possivelmente até nos faz cometer esses erros.
O truque então é mudar esses pensamentos para que você não acredite mais que essas coisas acontecerão. E se você pode fazer isso, então você pode remover completamente o medo e controlar o estresse e a ansiedade.
Restruturação cognitiva
A maneira como você faz isso na CBT é através de algo chamado “reestruturação cognitiva”. Este é um conjunto de ferramentas que você pode utilizar para “reprogramar” seus pensamentos e mudar suas crenças.
Desafio de pensamentos.
Um exemplo disto é algo chamado “desafio de pensamentos”. Aqui, você simplesmente desafia os pensamentos negativos que estão levando você a ficar estressado ou com medo, olhando como eles não são realistas.
Será que as pessoas realmente vão rir de você se você gaguejar?
Com toda a probabilidade não – eles seriam simpáticos. É realmente provável você desmaiar? Provavelmente não.
Teste de hipóteses.
Outra ferramenta muito útil é algo chamado “teste de hipóteses”. Aqui você não apenas convence a si mesmo que seu medo é improvável – você realmente prova a si mesmo para se certificar de que você pare de acreditar nesses medos irreais.
Então, como você pode fazer isso?
Um exemplo é que você pode colocar-se na situação que você tem medo e ver o que acontece.
Então, neste caso, isso pode significar fazer um discurso na frente das pessoas e, em seguida, gaguejar propositadamente para ver se as pessoas reagem mal.
Apenas lembre-se: realmente não importa o que eles pensam. Coloque-se na situação e tente reduzir o estresse. Quando você vê que não há nenhum resultado negativo, você removerá o stress inteiramente.
Finalmente, CBT também incorpora meditação, terapia de exposição e outras técnicas conhecidas para lhe dar um conjunto de ferramentas poderosas para superar estresse, fobias e muito mais.
Gostei das publicações sempre tive vontade de conhecer métodos diferentes.
Olá Carlos, volte sempre, pois postamos regularmente aqui no blog conteúdo de muito valor.
Gratidão!