As vantagens de uma mentalidade de crescimento podem parecer aparentes, mas muitas pessoas têm uma mentalidade fixa em determinadas situações.
Isso pode ser muito contraproducente, porque essa mentalidade impede que habilidades importantes se desenvolvam e cresçam. Isso, por sua vez, sabota sua felicidade e saúde no futuro.
Como exemplo, vamos supor que você não é um gênio da ciência.
Se você continua dizendo a si mesmo que não é uma pessoa da ciência ou que a ciência não é sua profissão, essa afirmação se torna uma desculpa para não estudar ciência.
Enquanto com uma mentalidade fixa, você pode evitar falhas a curto prazo, mas também está prejudicando seu potencial para crescer, aprender e adquirir novas habilidades a longo prazo.
Por outro lado, seu colega com uma mentalidade de crescimento tenta dar uma chance à ciência, apesar de ter falhado a princípio.
Agora, essa pessoa provavelmente vê o fracasso como um sinal para continuar trabalhando em suas habilidades, em vez de aceitar que não é boa em alguma coisa.
A longo prazo, seus colegas otimizarão seu potencial, pois escolherão se beneficiar das críticas em vez de ignorá-las.
Eles decidiram superar um desafio em vez de evitá-lo e vê-lo como uma oportunidade de aprendizado, em vez de se sentir ameaçado.
Então, se você pensa coisas como “É impossível perder peso”, “Eu não sou um artista natural”, “Eu não sou criativo” ou “Eu sou um procrastinador”, você perderá muitas experiências .
No final, você desiste, não aprende muito e fica decididamente mais difícil melhorar.
Aqui estão outros aspectos que você perderá:
Minando a importância do esforço
Em uma mentalidade fixa, qualidades básicas, como talento ou inteligência, são consideradas características fixas. Tais indivíduos tendem a documentar seu talento ou inteligência, em vez de desenvolvê-los.
Eles também podem creditar o talento apenas ao sucesso, sem esforço. Quando eles são bons em alguma coisa, atribuem isso de bom grado ao seu talento, como pontuar alto em um teste ou se sair bem em um projeto.
No entanto, ao mesmo tempo, eles também consideram suas habilidades instáveis corrigidas.
Portanto, em vez de desenvolver essas habilidades, elas tendem a aceitá-las como estão, sem nenhum esforço investido em melhorias, como “não sou cortada para manusear um pincel”.
Eles aceitam que são do jeito que são e não podem melhorar ou mudar.
A obsessão de provar o valor
Pessoas com uma mentalidade fixa sentem necessidade de provar seu valor. Todo cenário exige uma confirmação de sua personalidade, inteligência ou caráter.
Todos os cenários também são excessivamente avaliados, resultando em perguntas como “Terei sucesso ou fracasso?”, “Parecerei burro ou inteligente?”, “Serei rejeitado ou aceito?” e assim por diante.
Embora pareçam desesperados por aprovação, não vão além de suas capacidades para alcançar o sucesso que desejam tanto.
Eles tendem a ficar presos porque têm medo de serem rejeitados por não estarem dispostos a crescer além da casca.
O desejo de ser impecável
Indo um passo adiante, o problema de uma mentalidade fixa é que não basta apenas ter sucesso, nem parecer inteligente e talentoso. Na verdade, o desejo é parecer praticamente impecável.
Então, o que acontece no final é que, se falhar significa que você não tem potencial ou competência, então você está impedido de falhar. Não há para onde ir a partir deste ponto.
Em vez disso, você acaba se concentrando em evitar falhas a qualquer custo e tenta preservar sentimentos de sucesso.
Você não tenta nada de novo porque se você não acha que vai se destacar, não quer que outras pessoas o vejam falhou.
No final, todo o processo pode ser muito restritivo e frustrante.
Diminuindo o autoconhecimento
Talvez um dos efeitos mais prejudiciais de uma mentalidade fixa seja o fato de diminuir o autoconhecimento. Em vez disso, o foco muda para recompensas e validações externas.
Com essa mentalidade, a atenção é desviada do desenvolvimento interno.
Ao procurar constantemente reconhecimento externo e sinais de sucesso, você tende a enganar não apenas os outros, mas também a si mesmo. Também tira de quem você realmente é.
A necessidade de validação constante
Sua mentalidade também pode impactar seu relacionamento com os outros.
Muitas vezes, indivíduos com uma mentalidade fixa se sentem inseguros e esperam que seus parceiros, amigos, colegas e outros os apoiem em todas as situações.
Eles só querem estar perto de pessoas que os elogiam por suas habilidades e lhes dão confiança que não conseguiram estabelecer por si mesmos.
No entanto, isso pode apresentar problemas, e se as relações românticas terminarem, as amizades caírem ou surgirem conflitos entre os pares?
Qualquer uma dessas situações deixaria uma pessoa com uma mentalidade fixa, com baixa estima, pouca confiança e muita dúvida e medo.
Para resumir, aqui está como uma mentalidade fixa olha as coisas:
Habilidades: a mentalidade fixa acredita que isso é algo com que você nasceu e que não pode ser mudado.
Desafios: a mentalidade fixa considera isso como algo a evitar a todo custo. Existe a ameaça constante de que um desafio possa expor sua falta de habilidade e você tende a desistir facilmente quando está nessa posição.
Esforço: Isso é considerado desnecessário pela mente fixa. É algo que as pessoas recorrem quando não são boas o suficiente para o trabalho.
Feedback: o feedback faz com que a mentalidade fixa fique na defensiva. Quando recebem feedback, as pessoas com essa mentalidade o levam para o lado pessoal e o consideram um ataque exclusivo a seu desempenho ou habilidades. Se não lhes agradar, eles podem até ignorar completamente o feedback.
Reveses: Quando confrontados com reveses, pessoas com uma mentalidade fixa colocam a culpa nos outros. Eles também ficam desanimados facilmente e têm maior probabilidade de sair completamente.
Lembre-se de que esses são todos os gatilhos que não apenas estabelecem, mas também revelam uma mentalidade fixa.
Mudar de um para o outro pode ser difícil, mas é possível. Você precisa ficar atento a esses gatilhos, porque uma mentalidade fixa pode e o impedirá.
Comportamentos específicos para se afastar de uma mentalidade fixa podem incluir as seguintes sugestões:
Ouça a sua voz interior – se não o fizer, ele governará seu comportamento de maneira habitual, mantendo-o preso onde está.
Quando você encontrar alguém melhor que você, aprenda com ele.
Quando você se deparar com uma escolha entre algo seguro e algo desafiador, aceite o desafio.
Quando você encontrar um obstáculo na estrada, pergunte a si mesmo o que pode aprender com ele ou o que pode fazer a seguir.
Quando você receber feedback, não se ofenda ou tome como crítica pessoal. Pense em maneiras de como você pode usar essas informações para melhorar seu desempenho.