A mente é uma ferramenta muito poderosa e, em última análise, determina quem você é como pessoa.
Também conhecido como mentalidade, esse padrão de pensamento ou seu estado de espírito afeta o modo como você entende o mundo e a si mesmo.
Portanto, em outras palavras, uma mentalidade é um conjunto de crenças e pensamentos que influenciam a maneira como você lida com qualquer situação.
Isso dita sua personalidade, ajudando você a entender o que está acontecendo ao seu redor e o que você deve fazer sobre isso.
Como as mentalidades são formadas
Desde tempos imemoriais, as pessoas pensam, agem e se saem de maneira diferente umas das outras.
Na maioria das vezes, o senso comum determina que essas diferenças surjam das variações nos antecedentes, nas experiências de aprendizado e no treinamento.
Além disso, a pesquisa também aponta na mesma direção.
Assim, enquanto experiências, experiências e treinamento são todas variáveis externas, mesmo variáveis internas, como a composição genética, têm um papel a desempenhar.
Hoje, a maioria dos especialistas concorda que formar uma mentalidade é uma combinação dos dois.
Por exemplo, enquanto todos vêm com um conjunto único de genética, suas experiências, treinamento e esforços pessoais os levam pelo resto do caminho.
Assim, suas experiências de vida e genética juntas ajudam a enquadrar suas atitudes e crenças. E como os dois têm um papel importante a desempenhar em sua mentalidade, ajuda saber o que esses dois fatores têm a ver.
Primeiro, sua atitude em relação a algo é como você pensa ou se sente sobre isso, especialmente quando isso se mostra da maneira como você se comporta.
Sua atitude pode ter componentes diferentes, como um componente emocional ou como algo ou alguém faz você se sentir.
Depois, há o componente cognitivo que é como ou o que você pensa sobre o assunto.
Finalmente, é seguido pelo componente comportamental, que mostra como você se comporta quando confrontado pelo sujeito.
Depois, há suas crenças que são apenas sentimentos de certeza sobre alguma coisa.
As crenças são baseadas em idéias e, quando em um ponto específico, essas idéias começam a parecer certas, elas se tornam crenças.
Crenças, por sua vez, moldam sua atitude, que por sua vez moldam sua mentalidade.
Atitudes e crenças dão origem a hábitos que são um reflexo direto de sua mentalidade.
Talvez o exemplo mais comum e conhecido de uma mentalidade seja ver o copo como “meio vazio” ou “meio cheio”.
Tipos de mentalidades
Existem diferentes tipos de mentalidade que podem ajudá-lo a liberar o seu melhor ou conter o seu potencial.
Pode haver uma longa lista deles, mas aqui estão alguns que foram apoiados por pesquisas.
Aqui está uma rápida olhada no seguinte:
Abundância Mindset vs Escassez Mindset
A maneira como você vê abundância ou escassez em diferentes aspectos da vida influencia muito seu sucesso na vida.
Por exemplo, imagine que duas pessoas estão andando na rua.
Eles estão conversando, rindo, brincando e o tempo todo inspirando e expirando.
Agora, você acha que um dos dois pode se preocupar com a possibilidade de não haver oxigênio suficiente para os dois?
Provavelmente não, já que o ar é abundante.
Agora, coloque as mesmas duas pessoas em que o tanque começa a funcionar mal. Essa pessoa sinaliza a necessidade de oxigênio e de repente o ar ao seu redor se torna um bem precioso.
Essa escassez poderia facilmente fazer com que os dois se preocupassem com a preocupação de que, se não houvesse oxigênio suficiente para os dois?
Na maioria das vezes, a população em geral parece mais inclinada a uma mentalidade de escassez. Eles costumam ver a vida como tendo pouco e, se tivessem que compartilhar, não haveria o suficiente para eles.
Essa mentalidade triste torna muito difícil para essas pessoas compartilharem qualquer coisa, incluindo crédito, reconhecimento, responsabilidade ou mesmo autoridade com outras pessoas.
Em vez disso, eles acabam competindo apenas pelos recursos disponíveis, mesmo quando pode haver uma abundância deles.
Por outro lado, aqueles com mentalidade de abundância não são limitados por esse padrão de pensamento. Em vez de ver a oportunidade como limitada, eles se esforçam para criar mais oportunidades para si e abraçar a mudança em vez de temê-la.
Em resumo, uma pessoa com uma mentalidade de escassez escolhe pensamentos negativos e adota a mentalidade de vítima.
Na melhor das hipóteses, o foco diário está em todas as coisas que podem não estar funcionando.
Mas outros com mentalidade de abundância tendem a colocar todas as suas reservas de energia naquilo que está funcionando e vêem infinitas possibilidades para melhorar sua situação atual.
Mentalidade produtiva vs mentalidade defensiva
Esta combinação lida basicamente com o desempenho diário.
Muitas pessoas podem pensar que têm uma mentalidade produtiva ou que estão sendo produtivas, enquanto na verdade estão apenas ocupadas; na realidade, eles podem não estar concluindo produtivamente tarefas e concluindo projetos.
Pense na sua lista de tarefas diárias e nas dez coisas que você precisa fazer até o final do dia.
Você pode ter passado o dia todo andando e fazendo coisas, mas quando são 17 horas e você termina o dia, percebe que só conseguiu marcar três das dez coisas que deveria fazer.
Você sente que está trabalhando o tempo todo, mas na verdade não faz muito.
Isso significa que você é preguiçoso e não deseja alcançar seus objetivos? Ou talvez tenha algo a ver com sua mentalidade.
Ter uma mentalidade produtiva significa que você utiliza todos os seus recursos, incluindo tempo, energia e esforços da melhor maneira possível.
Ao mesmo tempo, isso também significa que você não tenta fazer tudo, estar em qualquer lugar ou mesmo fazê-lo da maneira mais rápida possível.
Muito pelo contrário, significa aproveitar ao máximo o que está disponível enquanto desfruta do processo.
Aqueles com uma mentalidade produtiva buscam conhecimentos válidos que possam ser testados e usam seu raciocínio para fazer escolhas informadas.
Dessa forma, essas pessoas encontram uma maneira e passam mais tempo encontrando soluções para obter melhor desempenho, em vez de encontrar problemas e ficarem paralisadas.
Por outro lado, a mentalidade defensiva, como o próprio nome sugere, é autoprotetora e autodefesa.
Esse tipo de mentalidade apenas busca informações com as quais se sente confortável e é desligado quando percebido como ameaçador.
Obviamente, esse padrão de pensamento pode se tornar muito limitador.
É também uma maneira aparente de evitar a criatividade, encontrar melhores alternativas para os problemas existentes e facilmente cair em uma rotina.
Mas talvez o maior revés dessa mentalidade seja o fato de você aprender algo baseado em suposições falsas ou impedir completamente o aprendizado.
Mindset fixo vs Mindset de crescimento
Essa combinação é talvez a mais conhecida em termos de mentalidade.
Muito brevemente, uma mentalidade fixa é uma visão estática em que você acredita que é bom em alguma coisa ou simplesmente não é, sem nenhuma maneira de mudar o chamado “Fato” ou “Destino”.
Por outro lado, uma mentalidade de crescimento é uma mentalidade de aprendizado com uma visão dinâmica.
Essa mentalidade permite que você acredite que pode mudar, melhorar, prosperar e melhorar em qualquer coisa através do treinamento certo.
Agora, voltando aos três pares de mentalidades, é fácil ver que uma mentalidade de cada par permite explorar, crescer e ter mais conteúdo em geral. O outro faz o oposto.
Essas mentalidades limitantes podem parecer oferecer mais conforto, ser mais fáceis de seguir e exigir menos esforço, mas têm um custo.
Eles não apenas repelem as boas oportunidades da vida, mas também o impedem de alcançar todo o seu potencial.