Hoje em dia, cada vez mais, a ciência tem provado o poder da meditação em nossas vidas ou nas vidas daqueles que a praticam regularmente. Neste artigo você vai aprender como usar o poder da meditação em sua vida também.
Você vai aprender várias técnicas de meditação. Vai entender os muitos benefícios da meditação. Você vai aprender como meditar.
Em algum lugar no Vale do Silício, um grupo de programadores de computador estão sentados silenciosamente em uma sala, pernas cruzadas e olhos semi-fechados, ouvindo o som de sua própria respiração.
Em outro lugar, o proprietário de uma pequena empresa imobiliária começa seu dia respirando profundamente ou praticando ioga.
Em outro lugar, um especialista em entrada de dados termina seu sanduíche de peru e retorna ao seu compartimento, coloca seus fones de ouvido e respira profundamente enquanto ouve sons de sinos e cachoeiras.
Meditação parece diferente para pessoas diferentes, mas uma coisa é certa: a meditação está rapidamente ganhando popularidade na cultura ocidental. Continue lendo este artigo até o final e você também vai poder usar todo o poder da meditação para viver com mais prosperidade.
Contents
O poder da meditação.
A meditação:
Diminui o estresse e a ansiedade;
Aumenta a estabilidade emocional;
Aumenta a criatividade e produtividade;
Aumenta a felicidade;
Desenvolve a intuição;
Mais clareza e paz mental;
A meditação tem muitos benefícios científicos, profissionais e pessoais, incluindo aumento da produtividade, redução do estresse e depressão e redução de sintomas físicos preocupantes, como dores de cabeça e tensão muscular, só para citar alguns.
A palavra “meditação” muitas vezes provoca imagens de homens devotos sentados silenciosamente em templos místicos longe da realidade da maioria das pessoas. Pode parecer estranho e certamente algo muito distante da vida diária para ter uma aplicação prática para negócios ou mesmo para o ganho pessoal.
Você pode ter noções preconcebidas sobre o que implica meditação ou crenças culturais ou espirituais que você sente que pode impedi-lo de praticar meditação.
Enquanto a meditação tem suas raízes em várias práticas espirituais, é cada vez mais recomendado por profissionais médicos ocidentais, já que pesquisas tem trazido à luz os muitos benefícios para a saúde física e mental.
Independentemente de você optar por meditar por razões espirituais ou para usufruir dos benefícios para a saúde física e mental, a meditação geralmente consiste nos seguintes elementos:
Um ambiente relaxante: seja na floresta, junto ao lago, em um estúdio ou em sua sala de estar, a mediação geralmente ocorre em um ambiente fisicamente confortável e livre de distrações.
Algumas pessoas escolhem se sentar em uma almofada e se concentrar em sua respiração, em completo silêncio, enquanto outras podem optar por se deitar em suas camas e ouvir uma música relaxante.
Postura ou movimento: durante a mediação, o praticante geralmente se senta em uma postura específica, como com as pernas cruzadas, a coluna reta e as mãos apoiadas nos joelhos. Às vezes, os participantes vão estabelecer ou se envolver em movimentos específicos, como com yoga ou tai chi.
Foco: ao meditar, o praticante focalizará em um número de coisas, de sua respiração simples, a sensação da energia que se move através do corpo, um objeto, um valor ou de um ideal, uma palavra ou frase chamada mantra.
Uma mente aberta: durante a meditação, o praticante permite que sua mente deixe que os pensamentos fluam sem julgá-los.
Muitas vezes, o meditador vai observar os pensamentos em vez de suprimi-los e, em seguida, gentilmente traz seu foco de volta para o assunto pretendido.
Como a meditação aumenta o sucesso
A ideia de ser bem-sucedido, ou ser capaz de realizar o que você se propôs a fazer ou ser capaz de alcançar o estado de espírito que você deseja, geralmente é associado com palavras como “persistência”, “paciência”, “trabalho duro”, “definição de objetivos”… e outras nesse sentido.
Meditação muito provavelmente não seria nem mesmo uma das cem palavras mais associadas com o sucesso. Mas deveria ser.
Pense nisso. Se uma atividade, sozinha, pudesse melhorar vários aspectos de sua mente e seu corpo ao mesmo tempo, desde habilidades de resolução de problemas até criatividade geral, até pressão sanguínea, imunidade e dores de cabeça, você não acha que isso poderia contribuir imensamente para o seu estado geral de sucesso na vida?
Quanto mais saudável você estiver e mais capaz você se sentir, o mais provável será que você alcance os objetivos que definiu para si mesmo. O poder da meditação está presente em todas as áreas da vida. E você pode começar a praticar meditação e usar esse poder ao seu favor.
Fazer a meditação trabalhar para você
Enquanto a meditação pode ser uma atividade prolongada, ao mesmo tempo, ela não tem que tomar horas do seu dia. Mesmo uma sessão de dez ou quinze minutos de meditação pode fornecer muitos benefícios.
A lista a seguir serve como referência para diferentes tipos de práticas meditativas. Escolha um ou dois que você acha que pode desfrutar e os incorpore em sua programação regular.
Muitas pessoas preferem meditar no início da manhã antes de começar seu dia de trabalho para ajudá-los a começar com uma perspectiva positiva.
Outras escolhem meditar imediatamente antes de ir para cama para ajudá-los a aliviar pensamentos ansiosos e o estresse. Logo, é uma boa ideia meditar para dormir pacificamente.
Alguns exercícios de meditação serão detalhados mais adiante, no tópico A Prática da Meditação.
Respiração Profunda ou Foco na Respiração: Envolve fechar os olhos e concentrar toda a sua atenção na sua respiração, encher seus pulmões e deixar seu corpo relaxar. Esta é a base da maioria das práticas meditativas e muitos métodos se baseiam nisso.
Body Scanning: Este método é usado principalmente para o relaxamento. Trata-se de prestar atenção às diferentes partes do seu corpo em sequência, permitindo-se ser tenso e, em seguida, relaxar cada parte, prestando atenção em como cada parte se sente durante o processo.
Foco Energético: Concentrar sua atenção na energia que flui através de você e encontrar uma sensação de estar “centrado” ou “aterrado”, significando um lugar de totalidade relaxada e capacitada. Pode também envolver o uso de “chakras” ou centros de energia como ditados nas tradições hindus.
Olhar: Esta é uma variação da técnica de Foco de Respiração. Em vez de ter seus olhos fechados, você pode escolher focalizar seu olhar em um objeto.
Visualização: Inclui fechar os olhos e focar a sua atenção numa imagem de um lugar calmo, como uma praia, uma montanha ou uma trilha de caminhada favorita.
Meditação guiada: Envolve ouvir um professor ou uma faixa pré-gravada para guiá-lo através de imagens pacíficas e envolver seus sentidos.
Mantra: Envolve repetir uma palavra, sílaba ou frase muitas vezes, em sua mente ou em voz alta.
Música: Envolve ouvir sons suaves de sinos, harpas, instrumentos de cordas, instrumentos de sopro e sons da natureza enquanto você se concentra na sua respiração.
Yoga: Este exercício é realmente uma forma de meditação poderosa. Cada movimento é realizado de forma lenta e metódica, prestando atenção à respiração e energia no corpo. É especialmente eficaz quando emparelhado com um belo cenário na natureza ou música meditativa.
Tai Chi: Uma forma de arte marcial meditativa que permite ao usuário concentrar a atenção na energia interna que flui através do corpo.
Qi Gong: Combina exercícios de relaxamento, meditação, movimento e respiração para restaurar e manter um senso de equilíbrio. Concentra-se no conceito chinês de Qi, ou energia, particularmente concentrado em torno da coluna vertebral, tronco e testa.
Meditação Caminhada: Caminhar pode ser usado como uma forma de meditação quando o usuário foca a atenção na sensação do movimento, permitindo que todos os outros pensamentos passem.
Esta é uma das práticas mais versáteis porque pode ser concluída enquanto você anda pelo corredor no trabalho, na calçada ou na natureza.
Meditação Mindfulness: Envolve a prática mindfulness no fluxo aleatório de pensamentos internos, sentimentos e sensações enquanto eles fluem. Inclui foco no estado presente do ser em oposição aos eventos futuros ou passados.
Afirmações positivas: Concentra-se nos pensamentos positivos que o ajudarão a alcançar seus objetivos. Exemplos incluem: “Eu sou bem-sucedido”, “Eu sou amado”, “Eu sou capaz de fazer isso” ou “Posso fazer qualquer coisa que eu definir em minha mente”.
Reflexão de Leitura ou Tempo Silencioso: Envolve a leitura de um poema, texto sagrado ou escritura e refletir sobre seu significado ou impacto pessoal.
Também pode ser emparelhado com a palavra falada, música sagrada, ou um diário.
Meditação do Movimento: Envolve atingir uma sensação de fundamentação ou centralização e permitir que seu corpo se mova de várias maneiras, concentrando-se nos sentimentos do seu corpo.
Os benefícios da meditação para empresários.
Se você já tentou iniciar seu próprio negócio, você provavelmente está muito familiarizado com o estresse de trabalhar longas horas, assumindo muitas responsabilidades e tentando resolver muitos problemas, enquanto avança através de desafios inesperados.
Você pode se ver lutando para encontrar tempo só para fazer três refeições por dia ou dormir mais de algumas horas por noite, pode ficar muito difícil encontrar tempo para algo tão indulgente como praticar meditação.
Algum estresse é natural e inevitável. Ao longo do tempo, no entanto, a exposição prolongada e aumentada ao estresse irá corroer a saúde do corpo e da mente.
Pode levar a uma série de sintomas, incluindo dores de cabeça frequentes, problemas de estômago e digestivo, dor no peito, dificuldade para dormir e hipertensão.
Além disso, o estresse piora os sintomas de outras doenças e pode até mesmo provocar um lento tempo de recuperação de lesões e doenças.
Meditar, no entanto, tem múltiplos benefícios, especificamente para empresários e empreendedores. Depois de se envolver com a prática da meditação, a mente e o corpo são relaxados, aliviando os sintomas de estresse e ansiedade, entre outros.
A meditação aumenta a habilidade da mente de se engajar em tarefas criativas, tarefas que requerem foco intenso e tarefas que requerem resolução de problemas.
Além disso, a meditação ajuda sua mente a lidar com barragens de informações que podem passar por ela em um determinado dia de trabalho.
Pode parecer difícil justificar tirar um tempo de sua agitada agenda para “não fazer nada”. Mas quando você vê a meditação como uma parte regular de um estilo de vida saudável e você considera os inúmeros benefícios mentais e físicos que a prática regular da meditação pode proporcionar, é fácil entender por que tantos empresários optam por praticar meditação.
Se você entender o poder da meditação, vai ficar fácil também para você, tirar um pouco de tempo para descansar e recarregar suas energias através da meditação. Pois a meditação aumentará sua produtividade e eficiência de um dia inteiro.
Além disso, depois de começar a praticar meditação, mesmo as tarefas diárias de fazer uma xícara de chá, condução ou arquivamento de papéis pode se tornar uma forma de concentração meditativa, uma vez que sua mente já está preparada e pronta para aplicar esta nova atenção para situações cotidianas.
Meditação corporativa
Algumas empresas contratam serviços de meditação corporativa para encorajar seus funcionários a se envolverem na prática da meditação.
Meditação corporativa tem um benefício três vezes para uma empresa: melhora a saúde e o bem-estar dos funcionários, aumenta a produtividade, e aumenta a moral dos funcionários.
A meditação resulta em custos reduzidos de absenteísmo dos funcionários porque os funcionários podem desfrutar dos benefícios da meditação para a saúde, incluindo a redução do estresse, lesões e doenças.
Os empregados ficarão menos propensos a ficarem doentes porque seus corpos ficarão mais saudáveis ao praticar meditação.
Além disso, os funcionários que sentem que seu trabalho está realmente ajudando-os a serem mais produtivos e saudáveis relatará níveis globais mais altos de satisfação no trabalho, resultando em menos faltas no trabalho.
Meditação também aumenta a produtividade, especialmente para as pessoas cujas profissões exigem usar suas habilidades de pensamento criativo ou se concentrar por longos períodos de tempo, como engenheiros, designers, arquitetos, programadores e artistas.
Além disso, meditar pode ajudar os funcionários a aprender novas tarefas, pois melhora a retenção de memória e a capacidade geral de aprendizagem. Quando a mente está relaxada e livre de distrações pode trabalhar muito mais produtivamente na tarefa que tem em mãos.
Meditar pode ajudar a aumentar a moral dos funcionários por várias razões.
A primeira, é que os funcionários podem desenvolver uma sensação de proximidade emocional através do envolvimento em uma experiência compartilhada em conjunto.
Em segundo lugar, o processo de relaxamento pode ajudar a diminuir as defesas emocionais, o que por sua vez tornará os participantes mais propensos a trabalhar bem em projetos de equipe e apoiar-se mutuamente sob as pressões de prazos, demandas e mudanças.
Finalmente, a moral dos funcionários pode ser aumentada pela introdução de um programa de meditação corporativa. Os funcionários podem sentir que seus empregadores cuidam de seu bem-estar geral.
Os funcionários acharão mais fácil se orgulhar de uma empresa que se orgulha deles.
Estudos e pesquisa estão começando a provar os benefícios dos programas de meditação corporativa. De acordo com Project-Meditation.org, uma fábrica de Detroit implementou um programa de meditação corporativa.
Após apenas três anos, eles relataram uma redução de 85% no absenteísmo, um aumento de 120% na produtividade geral, uma redução de 70% em lesões e um enorme aumento de 520% nos lucros das empresas.
Os benefícios da meditação para o bem-estar pessoal
Meditação, especialmente quando usada como parte regular de um estilo de vida saudável, tem múltiplos benefícios.
Quando você rever a lista abaixo, será fácil ver por que tantas pessoas estão incorporando a meditação em suas vidas profissionais e pessoais para ajudá-los a alcançar um maior senso de sucesso.
Quantas outras atividades podem fornecer tantos benefícios físicos e mentais?
Benefícios físicos
Diminuição da frequência cardíaca, pressão arterial e colesterol;
Melhoria dos sintomas de insônia;
Redução dos sintomas de PMS;
Redução da espessura das paredes das artérias, reduzindo o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral;
Melhoria dos sintomas de dor crônica;
Redução dos sintomas angustiantes da asma, alergias, depressão, câncer, fadiga e doenças cardíacas;
Diminuição da tensão muscular;
Melhoria nos níveis de energia;
Maior imunidade para combater doenças;
Redução de radicais livres, resultando em menor dano tecidual;
Maior resiliência da pele;
Retardamento do processo de envelhecimento;
Diminuição das experiências de dores de cabeça e enxaquecas;
Melhoria na fertilidade, uma vez que a meditação ajuda a regular os hormônios do corpo.
Benefícios Mentais
Diminuição da ansiedade e nervosismo;
Maior sentimento de independência e confiança;
Faz com que o cérebro envelheça mais lentamente aumentando a matéria cinzenta;
Aumento da criatividade;
Maior capacidade para resolver problemas;
Maior capacidade de concentração;
Maior senso de autoconsciência;
Redução de pensamentos negativos;
Aumento da serotonina, resultando em melhorias no humor e no comportamento;
Maior capacidade de aprender novas tarefas;
Produtividade aumentada;
Maior estabilidade emocional;
Maior senso de intuição;
Aumento da capacidade de resistir aos impulsos;
Maior satisfação no trabalho;
Menos sintomas angustiantes de doença mental;
Diminuição dos sentimentos de agressão e raiva;
Melhorias nas habilidades de escuta;
Aumento da tolerância;
Maior capacidade de empatia com os outros e demonstração de compaixão;
Maior senso de sabedoria;
Capacidade de viver no momento presente;
Maior capacidade de perdoar aos outros e a si mesmo;
Maior senso de auto-realização ou totalidade.
As Práticas de Meditação.
Para usar o poder da meditação ao seu favor, você irá aprender a preparar o seu Corpo e sua Mente para Meditação.
Meditar envolve intenção e atenção para colocar seu corpo em uma posição confortável e usar sua respiração.
Antes de começar a praticar meditação, certifique-se de que você tem uma quantidade de tempo disponível em que você não será perturbado por telefonemas ou exigências de membros da família ou colegas de trabalho.
Escolha uma área em que você se sinta seguro e relaxado, com iluminação suave e o mínimo possível de barulho.
Certifique-se de que seu corpo esteja aliviado visitando o banheiro, beba água e coma um lanche ou uma refeição antes de começar a meditar, para que os impulsos corporais não o oprima ou o distrai-a de seus exercícios.
Você pode até querer certificar-se de que seu corpo está limpo e que sua pele está hidratada para que você possa se sentir mais confortável quando ganhar a consciência do seu corpo e para que os desconfortos não o impeçam.
Ajuste a temperatura da sala ou use roupas adequadas para que seu corpo não fique nem muito quente nem muito frio. Use uma almofada confortável com um tecido macio para se sentar.
Se você estiver usando música em sua técnica de meditação, use algo que você está familiarizado, que não tenha qualquer som estridente.
Coloque o seu leitor de música em repetição constante para que você não tenha que quebrar sua atenção ao iniciar uma nova música.
Postura Meditativa
Enquanto a meditação toma várias formas, de se sentar a se mover para o equilíbrio em várias posições, muitos exercícios meditativos começam e podem ser concluídos com uma simples postura.
Esta postura pode ser usada para meditação envolvendo atenção plena, respiração, imagens, olhar, oração e música entre outras coisas.
A postura meditativa sentada é importante porque permite que o meditador se sente confortavelmente, permitindo uma boa circulação e vigilância, enquanto se envolve no relaxamento. Manter a vigilância é essencial, pois a meditação não é simplesmente relaxamento, mas também é consciência.
Comece escolhendo um quarto ou um espaço livre de distrações e que tenha uma temperatura confortável. Desligue o celular e se livre de todas as outras distrações. Use roupas confortáveis.
Sente-se sobre uma almofada no chão. Ou, se você escolher, você pode sentar em um sofá, uma cadeira de escritório, ou uma cama, desde que lhe permita manter confortavelmente uma postura forte.
Distribua a pressão do corpo uniformemente entre as nádegas e as pernas. Se você estiver sentado em uma cadeira, coloque os dois pés uniformemente no chão.
Alinhe sua cabeça com os ombros. Dobre o queixo ligeiramente para dentro. Relaxe sua mandíbula, sua língua, seus olhos, e sua testa. Deixe seus ombros descansar alinhados com seus quadris.
Permita que seus ombros caiam para trás, abrindo seu tórax. Em vez de cruzar as pernas, você também pode dobrar suas pernas nos joelhos e pressione suavemente as solas dos pés juntos, colocando seus calcanhares perto de sua pélvis.
Além disso, você poderia se colocar na posição de “lótus”. Uma postura meditativa tradicional, que envolve cruzar as pernas e descansar seu pé direito em sua coxa esquerda e seu pé esquerdo em sua coxa direita.
Descanse seus braços em seu colo ou seus joelhos, com as palmas voltadas para cima ou para baixo, ou com as mãos suavemente dentro uma da outra.
Alternativamente, você pode optar por usar uma forma tradicional conectando o dedo indicador ou o dedo médio e o polegar, formando um círculo e girando as palmas das mãos para o céu com a parte de trás das mãos apoiada nos joelhos ou virando as mãos, deixando suas palmas descansar em seus joelhos.
Entretanto, você escolhe onde colocar suas mãos, certifica-se que são suportadas e que seus ombros não sentem nenhuma tensão de sua postura.
Permita que sua respiração flua naturalmente para dentro e para fora, permitindo que seu peito e barriga suba e desça. Permita que sua coluna e ombros se movam com a respiração, garantindo que você não está sentado numa postura muito rígida.
Tome algumas respirações profundas na parte superior do peito, permitindo que seu peito se expanda.
Relaxe enquanto expira, mantendo a sensação de abrir o peito enquanto você respira. Você está agora pronto para praticar meditação.
Exercícios de meditação
A seguir estão algumas práticas meditativas modernas simples que você pode facilmente incorporar em sua programação diária.
Estes exercícios são apropriados para iniciantes e são fáceis o suficiente para que você possa praticá-los em quase todos os ambientes, se você está no conforto de sua sala de estar, seu escritório ou cubículo no trabalho, ou sentado ao lado de um rio ou fonte ou em um lindo jardim.
Muitos desses exercícios podem ser eficazes, mesmo quando usados tão pouco como dez ou quinze minutos por dia.
À medida que você ganha conforto com a meditação, tente praticar por mais tempo, 30 minutos, uma hora ou mais, quando você for capaz. Escolha um ou dois exercícios que você acha que pode desfrutar e experimente.
Respiração Profunda:
Este é o cerne da maioria das práticas meditativas. Se você não está familiarizado com a meditação, comece aqui e faça esta meditação várias vezes até que você esteja confortável com ela antes de passar para as diferentes formas de meditação que existe.
Comece por encontrar uma área tranquila e confortável. Desligue o telefone celular e se livre de quaisquer outras distrações.
Coloque-se em uma postura meditativa sentada. Concentre toda a sua atenção na sua respiração.
Respire profundamente e lentamente. Quando seu foco mudar para alguma distração mental, devolva lentamente seus pensamentos ao simples ato de respirar. Sua única tarefa é ficar quieto e ouvir sua própria respiração. Continue até se sentir relaxado.
Meditação com Música:
Escolha um lugar calmo, livre de distrações onde você pode confortavelmente ouvir a música. Ligue a música que você acha relaxante.
Muitas pessoas preferem usar música instrumental, especialmente aquelas que incluem sons de cordas, sinos ou natureza.
Ponha-se em uma postura meditativa sentada e respire profundamente, relaxando seu corpo, limpe sua mente de preocupações e pensamentos. Concentre-se nos sons e nas melodias da música, permitindo que o afete.
Quando seus pensamentos vaguearem, volte sua atenção para a música, respirando lenta e profundamente.
Afirmações positivas:
Vá para um lugar onde você pode se sentir seguro de não ser interrompido por distrações. Coloque-se em uma postura meditativa e respire profundamente até que você se sinta relaxado, limpando sua mente de preocupações e medos.
Pense em uma ou várias afirmações positivas sobre si mesmo.
Aqui estão alguns exemplos de afirmações positivas que você pode usar, ou você pode escolher a sua própria.
Eu sou capaz de conseguir qualquer coisa que eu definir em minha mente;
Estou fazendo um trabalho que acho agradável e gratificante;
Sou capaz de alcançar o sucesso que desejo;
Eu sou competente e capaz de enfrentar qualquer desafio;
Tenho sabedoria para fazer as melhores escolhas;
Eu sinto o amor daqueles que não podem estar fisicamente perto de mim, agora;
Tenho prazer em minha própria solidão;
Tenho o poder de escolher o meu próprio caminho;
Eu amo e aceito tudo o que sou;
Eu vejo meus contratempos e perdas como um presente;
Confio em minha intuição e meu coração para me guiar;
Eu sou capaz de aproveitar minha força interior e minha luz interior para me guiar;
Eu sou mais que o suficiente;
Eu vejo a perfeição em todas as minhas falhas;
O passado não tem poder sobre mim. O futuro não me controlará;
Tudo o que eu preciso virá para mim;
Tenho uma contribuição e um propósito único neste mundo;
Sou criado à imagem de Deus e sou abençoado com o poder e a energia divina;
Sou herdeiro da abundância do reino de Deus;
A presença de Deus está ao meu redor e dentro de mim.
Meditação com Mantra:
Escolha um mantra – uma palavra, som ou frase sobre a qual você gostaria de concentrar sua atenção.
Você pode escolher uma qualidade que você deseja incorporar em sua vida, como “amor”, “paz” ou “perdão”. Alternativamente, você pode escolher uma citação favorita ou alguma escrita que tenha um significado pessoal.
Depois de ter escolhido a sua palavra, som ou frase, vá para um lugar tranquilo e confortável, removendo-se de todas as distrações e se coloque em uma postura meditativa.
Comece respirando profundamente. Quando você se sentir relaxado, diga sua palavra ou frase para si mesmo mentalmente ou em voz alta. Repita sua palavra várias vezes, lentamente.
Medite sobre o significado e o impacto da palavra. Outra variação dessa técnica pode envolver o uso de várias orações.
Body Scanning:
Vá para um lugar tranquilo e confortável e desligue o celular e se livre de outras distrações. Coloque-se em uma postura meditativa para este exercício, deitado com as costas, braços e pernas retos e seu pescoço e coluna alongados.
Você pode optar por colocar um tapete ou praticar em sua cama. Entre em respiração profunda e lenta.
Primeiro, observe quais áreas do seu corpo estão em contato com o tapete ou colchão. Concentre-se em suavizar essas áreas, ajustando cada parte e relaxe.
Em seguida, defina uma intenção mental para deixar todos os pensamentos distrativos ou sons e concentre-se exclusivamente no seu corpo.
Aceite todos os sentimentos, seja dor ou relaxamento. Concentre sua atenção em várias partes do corpo, começando de seus dedos do pé para as solas de seus pés até seus tornozelos, faça todo o caminho até sua cabeça.
Dê a cada parte de seu corpo atenção individual e absoluta. Observe as várias sensações de seu corpo, se você está sentindo calor, tensão, dor ou relaxamento.
Imagine respirar relaxamento, calor ou aceitação em cada parte do seu corpo.
Finalmente, depois de ter prestado atenção a cada parte do seu corpo, concentre-se em como seu corpo se sente, como um todo.
Visualização:
Procure um lugar tranquilo e confortável livre de distrações, sente-se em uma postura meditativa. Comece respirando profundamente, focando no som e na sensação de sua respiração e permitindo que seu corpo relaxe.
Quando você se sentir relaxado, visualize uma imagem de um lugar calmo, real ou imaginário. Lugares comuns incluem praias, montanhas ou florestas. Alternativamente, você poderia imaginar um novo lugar cheio de criaturas fantásticas, como unicórnios e fadas ou vida vegetal exótico.
Concentre-se em cada sentido. Como é o lugar? Imagine os detalhes visuais, focalizando cada um deles. Imagine o que você sentiria, cheiraria, saborearia ou ouviria neste local.
Meditação guiada:
Escolha uma trilha de imagens guiadas pré-gravadas ou participe de uma sessão de imagens guiadas com um terapeuta, professor ou meditador como guia.
Muitas sessões de imagens guiadas estão disponíveis gratuitamente online através vídeos no YouTube ou através de podcasts de áudio e vídeo.
Assuma uma postura meditativa e respire profundamente. Ouça as instruções fornecidas, visualizando cada detalhe das imagens guiadas enquanto ouve.
Um programa ideal para isso chama-se Hipnoser.
Meditação caminhando:
Escolha um lugar para andar em que você vai se sentir confortável e seguro, seja uma calçada, um parque ou uma trilha de caminhada.
Em vez de se concentrar em caminhar para o exercício físico ou chegar a um destino específico, concentre-se simplesmente na sensação do movimento e as solas de seus pés pressionando o chão e como eles impulsiona você para a frente.
Desacelere o ritmo de sua caminhada para que você possa se concentrar em cada movimento de suas pernas e braços. Permita que os pensamentos passem através de sua mente sem se concentrar neles, sem julgá-los ou segurá-los.
Mantenha seu foco na sensação de andar.
Reflexão de uma leitura ou tempo quieto:
Encontre um lugar quieto, livre de distrações. Silencie seu telefone celular. Leia um poema, um texto sagrado ou uma escritura de sua escolha.
Se você gosta, pode lê-lo várias vezes e se concentrar em cada frase de forma independente. Em seguida, lê-los novamente e se concentrar no significado do poema ou frase como um todo.
Reflita silenciosamente sobre o significado da passagem e o impacto que tem sobre sua vida.
Ouça música sacra ou palavras faladas. Escreva seus pensamentos em um diário, com a certeza de não julgar quaisquer pensamentos que possa ter. Você pode optar por simplesmente copiar o texto em seu diário uma vez ou repetidamente, enquanto respira profundamente como um meio de concentração, concentrando-se em memorizar o texto.
Foco na Energia:
Encontre um lugar calmo livre de distrações, assuma uma postura meditativa. Respire profundamente, concentrando sua atenção no som e na sensação de sua respiração entrando e saindo de seus pulmões.
Focalize sua atenção para dentro, ganhando consciência de seus sentimentos.
A ideia de ser centrado basicamente significa retornar seus pensamentos dispersos e atenção de volta para si mesmo e o espaço de seu corpo. Se você perceber que sua energia está desequilibrada ou sem foco, tente reorientar sua atenção para a energia no núcleo do seu corpo.
Você também pode se concentrar em chakras diferentes, ou áreas de energia da tradição hindu. Os sete chakras são um conceito complicado, mas em suma, eles são:
O Chakra da Coroa – no topo da cabeça. Este chakra está associado com conexão espiritual, compreensão, vontade, cor violeta ou roxa.
O Chakra do Terceiro Olho – ligeiramente acima do centro dos olhos. Este chakra está associado à intuição, ao conhecimento psíquico e a cor índigo.
O chakra da garganta – no centro da garganta perto dos ossos da gola. Este chakra é associado com a comunicação e a cor azul.
O chakra do coração – no osso do peito. Este chakra é associado com questões do coração, amor e emoções, bem como a cor verde.
O Chakra do Plexo Solar – no diafragma, entre o osso do peito e o umbigo. Este chakra está associado ao intelecto, a limpeza, a força vital, a sabedoria e a cor amarela.
O Chakra Esplênico – no umbigo. Este chakra é associado com a criatividade e a cor laranja.
O Chakra Raiz – na região pélvica. Este chakra está associado com a terra, a sexualidade e a cor vermelha.
Meditação de Movimento:
Encontre um lugar livre de distrações e desligue o celular.
Você pode optar por fazer este exercício com uma música relaxante ou em completo silêncio.
Fique de pé com os pés firmemente plantados no chão, as pernas na largura dos ombros para formar uma base forte, e os joelhos ligeiramente dobrados. Alinhe a cabeça sobre os ombros e os ombros sobre os quadris. Alargue a coluna vertebral e permita que seus ombros caiam para trás, abrindo o peito.
Permita que seus braços descansem dos lados ou dobre-os nos cotovelos, pressionando levemente suas palmas. Tome várias respirações profundas, limpando sua mente de todos os pensamentos e focando em sua respiração.
Continue respirando profundamente enquanto você experimenta uma sensação de estar centrado. Quando estiver pronto, mova seu corpo lentamente.
Existem várias maneiras de se colocar em movimento. Você pode simplesmente esticar os braços até o céu ou se agachar até o chão ou permitir seu corpo balançar como uma árvore que responde aos movimentos do vento.
Você pode imaginar que você é um animal se movendo, perseguindo a presa.
Se você estiver ouvindo uma música, você pode prestar atenção aos ritmos da música, se permitindo dançar de forma livre como uma resposta à música.
Não julgue seus movimentos. Aceite o balanço natural e o ritmo do seu corpo.
Olhar:
Escolha um objeto que tenha um significado particular para você, seja uma estátua ou imagem de uma cidade ou santo, uma foto, um objeto da natureza, como uma pedra ou uma flor, ou a luz de uma vela.
Coloque o objeto à sua frente, ligeiramente inferior ao nível dos seus olhos, em um lugar calmo, livre de distrações, se coloque em uma postura meditativa, feche os olhos e respire profundamente e lentamente, concentrando sua mente.
Agora, em vez de deixar seus olhos fechados, abra seus olhos e focalize seu olhar no objeto pretendido. Tente manter os olhos abertos, sem piscar o máximo de tempo possível.
Quando você não puder mais resistir ao desejo de piscar, feche os olhos e imagine a imagem do objeto em sua mente. Reflita sobre a natureza e o significado do objeto, ou simplesmente permita que ele capture sua atenção.
Permita que os pensamentos fluam através de sua mente sem se agarrar a eles, sem julgá-los.
Mantenha seu foco no seu objeto. Se o seu foco flutuar ou a imagem mental de seu objeto começar a desaparecer, abra os olhos novamente e repita o processo de olhar até que você precise piscar novamente.
Uma variação deste exercício usa velas coloridas, com cada cor representando qualidades diferentes.
Escolha uma cor e concentre-se nas qualidades enquanto vê a vela queimar.
Se você escolher usar uma vela, certifique-se de que você está em um lugar livre de brisas para que a vela não se apague ou flutue descontroladamente durante a meditação.
O significado das cores:
O Branco – clareza, totalidade, pureza, inocência e simplicidade;
O Ouro – riqueza, prosperidade, abundância, espiritualidade, ideais superiores;
A Prata – clarividência, transformação pessoal, a mente subconsciente;
O Roxo – compromisso, reverência, conexão com o divino, desenvolvimento espiritual e consciência superior;
Índigo – intuição, percepção, sabedoria, imaginação e clareza de pensamento;
O Azul – comunicação, auto-expressão, inspiração, criatividade, relaxamento, confiança e devoção;
O Turquesa – cura, independência e proteção;
O Verde – Amor, perdão, compaixão, inspiração, esperança, dedicação e liberdade;
O Amarelo – generosidade, ética, confiança, autoestima, disciplina, ambição, coragem, poder interior;
O Laranja – energia sexual, sensualidade, felicidade, amizade, capacidade de sobreviver à perda e otimismo;
O Vermelho – sobrevivência, segurança, conexão com o mundo físico, coragem, relações familiares, força física e vitalidade;
O Rosa – lealdade, calor e empatia.
Conclusão
Espero que você entenda agora o poder da meditação em sua vida. Agora você pode colocar O Poder da Meditação para trabalhar em sua vida, ou não.
O objetivo deste artigo é educar e informar as pessoas sobre os incríveis benefícios da meditação.
Você pode se aprofundar mais sobre o assunto aqui.