Quando as pessoas ouvem a palavra “hábito”, geralmente pensam que podem se dedicar um pouco ao processo e formarão um bom hábito.
Da mesma forma, quando querem quebrar um mau hábito, pensam que, se apenas dedicarem um pouco de tempo e esforço para mudar o hábito, eles o quebrarão. Infelizmente, há um equívoco sobre quanto tempo leva para realmente formar hábitos e, consequentemente, para quebrá-los.
Essa é a base em torno do mito número um da criação de hábitos.
Na Psico-Cibernética do Dr. Maxwell Maltz, ele disse que leva no mínimo 21 dias para se adaptar a uma nova situação, ou similarmente, para se adaptar a um novo hábito.
Alguns admiradores de seu livro deixam de lado o “mínimo” e citam apenas 21 dias.
No entanto, um estudo de 2010 da University College London rastreou 96 pessoas ao longo de 84 dias (12 semanas) para ver quanto tempo demorou para que elas fizessem uma mudança diária de saúde / estilo de vida.
O estudo observou que levou uma média de 66 dias (ou seja, pouco mais de dois meses) para tornar um hábito automático.
De fato, a pessoa mais rápida naquele estudo fez isso em 18 dias; a pessoa mais lenta NÃO havia feito isso no momento em que os 84 dias haviam passado, e foi estimado que o novo hábito não seria automático até que 254 dias (ou seja, cerca de 8,5 meses) tivessem passado.
Nesse estudo, também foi revelado que a quantidade de esforço necessário para criar um novo hábito afetava diretamente o tempo necessário para automatizar o novo hábito.
Como resultado, uma ação que requer muito pouco esforço (como beber um copo extra de água por dia) será mais fácil e mais rápida de criar um hábito do que uma ação que exija mais esforço (como se exercitar por uma hora por dia). .
Portanto, muitas pessoas têm a percepção errônea de que formar um hábito pode ser rápido e que é tão fácil quebrar um hábito.
A verdade é que muitas vezes leva meses, até meio ano, em vez de apenas dias ou semanas para formar um novo hábito.
Da mesma forma, quando você forma um mau hábito por um longo período de tempo, você não vai quebrar esse hábito durante a noite ou no espaço de uma semana ou duas.
Os hábitos se formam a partir da repetição de uma ação ou ações repetidas e virtualmente automáticas por um longo período de tempo; portanto, para formar um, você levará tempo e esforço considerável de sua parte para alcançar o hábito ou levará tempo e esforço considerável da sua parte para quebrar o hábito.