Viver Com Prosperidade

Mindset Fixo vs Crescimento

Até agora você sabe que a maneira como você pensa sobre sua capacidade tem um impacto muito real nos resultados que você obtém na vida.

Curiosamente, as mentalidades fixas e de crescimento são altamente auto-reforçadoras, mas de maneiras muito diferentes.

Se você acredita que essa habilidade é um recurso fixo ou arraigado com o qual você nasceu e não pode mudar, possui uma mentalidade fixa.

Mas se você acha que pode desenvolver essa capacidade através do esforço e da prática, tem uma mentalidade de crescimento.

Cada crença leva a comportamentos diferentes e, consequentemente, a resultados diferentes. Dos dois, ter uma mentalidade de crescimento, onde você está pronto e disposto a aprender e melhorar, é a chave para o sucesso.

Dito isto, não implica que trabalho duro, persistência e luta não sejam importantes. Eles são, mas somente quando você acredita que não é limitado e está no controle total do seu destino.

Mentalidade na prática

Os indivíduos com essas duas mentalidades não apenas pensam de maneira diferente, mas também reagem às informações de uma maneira diferente.

De fato, as diferenças podem ser acentuadas quando respondem a informações sobre desempenho.

Por exemplo, pessoas com uma mentalidade fixa respondem muito bem a informações sobre quão bem fizeram algo.

Pode ser qualquer coisa, desde experimentar uma nova receita, aprender um novo idioma, trabalhar em um projeto de bricolage ou dar-se bem nos resultados e notas dos testes.

Suas mentes são mais ativas quando aprendem sobre seu bom desempenho. Sua principal preocupação, porém um tanto limitada, é com os resultados alcançados com ênfase nos elogios que recebem.

Por outro lado, pessoas com uma mentalidade de crescimento tendem a ser mais responsivas quando são informadas sobre as maneiras pelas quais poderiam melhorar seu desempenho. Essas pessoas querem aprender a melhorar a si mesmas, o que deixa muito espaço para crescimento.

Eles estão mais interessados ​​em estratégias para ajudá-los a evoluir e no processo de fazê-lo, não apenas em seus talentos ou habilidades.

As duas são, de fato, abordagens muito diferentes, com a primeira focada em “Como eu fiz?” em oposição ao último, que trata de “O que posso fazer melhor da próxima vez?”

A mentalidade fixa é sobre como o desempenho foi percebido e a mentalidade de crescimento é sobre como a melhoria pode ocorrer.

Não é difícil ver qual mentalidade produzirá melhores resultados a longo prazo.

Mentalidade em ação

Quando se trata de agir, tanto a mentalidade fixa quanto a mentalidade de crescimento também são polos. Para se referir a um exemplo muito conhecido, vamos contar a história da tartaruga e da lebre.

Na história, a lebre estava tão certa de que ele poderia vencer que se sentou e foi dormir durante a corrida. Por outro lado, a tartaruga era persistente e continuava acreditando que ele tinha chance de ganhar.

Quando a lebre acordou, ele começou a correr o mais rápido que podia, mas era tarde demais. Enquanto isso, a tartaruga ganhou.

Portanto, a história mostra que a lebre tinha uma mentalidade fixa, onde ele acreditava que sua capacidade inerente de velocidade garantiria uma vitória.

Mas a tartaruga mostrou uma mentalidade de crescimento, onde ele acreditava que precisava trabalhar duro para chegar a um determinado ponto.

Ao mesmo tempo, ele não tinha medo do fracasso, mas estava pronto para enfrentar um desafio.

Isso também aponta para o fato de que uma mentalidade fixa pode ser suscetível a uma visão acabada excessivamente perfeita de si mesmo.

Muito parecido com a lebre, esse padrão de pensamento sugere que você já é perfeito.

E assim seu cérebro se torna menos adepto a reconhecer oportunidades de melhoria.

Noções básicas de mentalidade fixa versus crescimento

Pessoas com uma mentalidade fixa aceitam suas características como um dado.

Eles acreditam que há uma certa quantidade de inteligência e talento e não há nada que possa mudar esse fato.

Portanto, as pessoas com essa mentalidade geralmente se preocupam com suas características e com a adequação delas.

Com uma mentalidade fixa, você acredita que sua capacidade é inata e considera a falha inquietante, pois isso faz você questionar o quão bom você realmente é. Outra crença compartilhada por pessoas com essa mentalidade é que há um limite superior oculto ao que você pode alcançar.

Por exemplo, se você teve dificuldades na escola, pode muito bem acreditar que não é indicado para a faculdade.

Você pode nunca tentar a faculdade, mas ficar preso em um emprego mal remunerado e pouco atraente.

Tal trabalho não fará nada para estimular seu cérebro e a crença de inadequação se torna sua realidade.

Por outro lado, se você tem uma mentalidade de crescimento, aceita que pode melhorar sua capacidade e o fracasso indica apenas o que deve trabalhar.

Aqueles que têm uma mentalidade fixa tentam provar a si mesmos e geralmente ficam na defensiva, se alguém disser que cometeu um erro. Essa mentalidade apenas permite que as pessoas se medam por suas falhas.

A mentalidade de crescimento, por outro lado, frequentemente exibe resiliência e perseverança diante de erros.

Em vez de adotar uma abordagem defensiva, eles se motivam a melhorar seu desempenho.

Veja estas declarações de estado de espírito de pessoas com um e mentalidade de crescimento:

Mentalidade fixa

Eu sou horrível em matemática.

Não consigo me organizar.

Eu amo bolo, mas não posso assar.

Eu não sou bom em origami.

Mentalidade de crescimento

A matemática tem sido um desafio para mim.

Eu tentei a minha organização, mas sem muito sucesso.

Gostaria de aprender a cozinhar, mas ainda não comecei.

Ainda não aprendi a fazer origami.

É fácil ver nesses exemplos que as citações do grupo de mentalidade fixa são mais uma declaração de demissão, como “horrível em”, “não parece”, “não pode assar” e “não serve”.

Existe uma relutância implícita em tentar, pois a pessoa acredita que essas habilidades estão além do seu escopo. Um senso de finalidade prevalece dentro deste grupo.

O grupo de mentalidade de crescimento apresenta exemplos que são mais uma observação do que uma afirmação.

Essas opiniões refletem que existe a possibilidade de aprender uma habilidade se a pessoa se esforçar um pouco mais e se esforçar mais.

Portanto, ao distinguir a mentalidade fixa da mentalidade de crescimento, lembre-se do seguinte:

Objetivos: a mentalidade fixa quer parecer inteligente, enquanto a mentalidade de crescimento deseja aprender e melhorar.

Busca de desafio: a mentalidade fixa evita desafios, mas a mentalidade de crescimento a procura.

Mudança: a mudança é vista como uma ameaça pela mentalidade fixa, mas a mentalidade de crescimento vê o mesmo como um desafio.

Resposta a contratempos: as pessoas presas em uma mentalidade fixa respondem mal a contratempos, parecendo desamparadas, mas aquelas com uma mentalidade de crescimento parecem resistentes.

Resposta à crítica: a mentalidade fixa parecerá defensiva quando confrontada com a crítica, mas a mentalidade de crescimento aprenderá com ela.

Resposta a irregularidades: a mentalidade fixa tende a punir e retaliar nessa situação, enquanto a mentalidade de crescimento tende a educar e comprometer.

Visualizando o sucesso de outras pessoas: a mentalidade fixa vê o sucesso de outras pessoas como uma ameaça, mas a mentalidade de crescimento vê isso como inspirador.

Sair da versão mobile