Aprender a meditar pode ser muito frustrante para um iniciante. Mas não precisa ser assim. Neste artigo você vai aprender algumas técnicas de meditação para iniciantes.
Hoje vamos aprender a meditar com técnicas de meditação para iniciantes, que qualquer pessoa pode começar a praticar imediatamente.
Vamos também nos livrar de alguns mitos que existem a cerca da meditação. Você pode começar a meditar imediatamente, assim que se livrar desses muitos mitos que existem sobre meditação, que impedem algumas pessoas de desfrutar dos muitos benefícios da meditação.
Hoje vamos ver quão simples pode ser aprender a meditar e começar a prática da meditação diária de forma simples e eficaz, sem problemas.
Se você está pronto para descobrir as noções básicas de meditação e decidir se você vai ser capaz ou se está disposto a fazê-lo, você vai querer continuar a leitura.
Conhecer os princípios básicos da meditação pode ajudar você a entender, de fato, a meditação, e todos os seus benefícios, em um nível mais profundo, que irá ajudá-lo a se comprometer com a prática diária.
Contents
Aprender a meditar
Aprender a meditar não precisa ser um desafio intransponível.
Se você ainda não teve nenhum contato com a meditação, você pode achar difícil no início. Mas com a prática e a repetição, você vai perceber que você vai melhorando, sua mente vai ficando cada vez mais e mais tranquila.
Uma vez que você consegue aquietar a mente e começa meditar numa base regular, você poderá, então, usufruir do poder da meditação.
A boa notícia é que você não precisa nem mesmo sair de casa para aprender a meditar.
Existem cursos e programas de meditação online, com práticas de meditação para iniciantes, que podem ajudar qualquer pessoa no processo de início da meditação.
Você também pode ver vídeos gratuitos no YouTube. A desvantagens destes vídeos é que você acaba com muita informação solta, enquanto que quando você faz um curso online ou adquire um programa, você tem informações direto ao ponto.
Mas neste artigo você terá algumas técnicas de meditação para iniciantes. Mas antes vamos nos livrar de alguns mitos sobre a meditação.
Mitos sobre meditação
Antes de discutir os conceitos básicos a respeito da meditação, devemos entender alguns mal-entendidos sobre a meditação, e tirar esses mal-entendidos dos nossos caminhos, o quanto antes.
Se você está comprando estes mitos que existem por aí, é provável que você até tenha medo de tentar meditar. Mas você vai mudar isso quando aprender a meditar e descobrir todos os benefícios que a prática da meditação proporciona em sua vida.
Pois bem, vamos começar…
Vamos ver em primeiro lugar, alguns mitos básicos sobre meditação, que você pode ter lido, ou ouvido por aí, e que pode está causando, de algum modo, resistência à prática da meditação.
Mito 1. A meditação envolve ficar em um transe.
Não é verdade. Na verdade, antes de ir dormir à noite, você entra em um estado meditativo, sobre tudo, diminuindo a frequência de sua mente.
Uma vez que sua mente está em uma frequência mais lenta, você se sente mais calmo e mais concentrado.
Em outras palavras, a meditação é completamente natural, e você está fazendo isso regularmente durante toda a sua vida, mesmo sem estar consciente desse fato.
Não é nada como está em um transe.
De fato, em um estado meditativo você pode facilmente tornar-se alerta ou reagir em caso de necessidade. Você não vai ficar sonolento ou “perdido nos próprios pensamentos” ou indisponível para o mundo ao seu redor, durante a meditação.
Meditar significa, simplesmente, baixar a intensidade com que seu cérebro está funcionando.
Isso significa aquietar sua mente, exatamente, como você faz antes de dormir, e acrescentar o elemento da concentração conscientemente, concentrando sua mente em algo que você deseja se concentrar, em vez de simplesmente adormecer.
Como um bônus, aprender a meditação irá ajudá-lo a obter um melhor controle sobre sua mente, mesmo quando você não está meditando.
Mito 2. Meditação toma muito tempo.
Uma hora antes de dormir e uma hora pela manhã pode parecer muito tempo para se dedicar a meditação para a maioria das pessoas. Principalmente quando você está apenas iniciando.
A boa notícia é que, enquanto algumas horas por dia seria realmente benéfico para sua saúde mental e física, não é necessário realmente muito tempo para você receber os benefícios da meditação.
Quando você está apenas começando, comece pequeno.
Poucos minutos antes de dormir ou alguns minutos pela manhã irá ajudá-lo a obter os benefícios que a prática da meditação pode proporcionar para sua vida. Trata-se de qualidade, não quantidade, quando se trata de meditação.
Você não precisa começar sua prática de meditação diária como os monges. Vá devagar e gradativamente você vai melhorando.
Ao invés de pensar em começar com uma hora por dia, comece com 5 minutos, depois 10 minutos e depois vinte minutos.
Pesquisas tem mostrado que apenas 15 a 20 minutos por dia já podem nos proporcionar muitos benefícios para nossa saúde física e mental.
Mito 3. Algumas pessoas não podem acalmar suas mentes.
Algumas pessoas tentam praticar meditação uma ou duas vezes e, tem alguma dificuldade, então decidem parar. Decidem que são incapazes de aquietar a própria mente para meditar. Elas simplesmente desistem da prática da meditação.
Como já discutido, todo mundo entra em um estado de meditação durante o dia todo, de modo que obviamente não é verdade. Todos nós podemos acalmar nossas mentes. Todos nós podemos meditar.
No entanto, entrar em um estado meditativo conscientemente, requer prática para aquietar os pensamentos em sua mente e se concentrar totalmente.
A prática leva à realização, e ninguém é incapaz de praticar meditação.
Bem, uma vez esclarecido estes mitos, vamos ver então, algumas orientações sobre meditação para iniciantes.
Meditação para iniciantes
Existem algumas coisas para pensar sobre meditação antes de iniciar sua prática. Você já deve ter percebido que aprender a meditar não é nenhum bicho de sete cabeças. É só começar devagar e manter a disciplina.
Se você tentar fazer muito em pouco tempo, você vai desistir de meditar. Como a maioria das pessoas que dizem que não conseguem, fazem.
Por quê?
Porque você vai ficar desapontado por não conseguir acalmar sua mente logo no início, para tentar fazer acontecer de forma mais rápida.
O truque é começar pequeno. Se você nunca meditou antes, não parece muito lógico você tentar meditar como os monges asiáticos.
Comece com uma meditação de 5 minutos. Sente-se, relaxe o corpo, e se concentre na sua respiração. Quando o seu pensamento tentar correr, traga-o suavemente de volta para sua respiração.
Você vai ver que o quanto mais você fizer esta meditação simples, mais fácil será para se concentrar na sua respiração, e você pode melhorar essa prática e meditar por 10 ou 15 minutos e depois 20, em vez de cinco.
Uma boa ideia é obter uma meditação guiada para ajudar você a se concentrar.
Há muitas gravações por aí a fora, com pessoas que te guiam durante a meditação. A meditação guiada vai orientá-lo durante o relaxamento mais profundo e ajuda você a se concentrar.
Ter alguém a lhe dizer o que fazer e em que imagem se concentrar pode realmente ajudar você a se concentrar e evitar pensamentos perturbadores.
No entanto, você não precisa de uma meditação guiada. Sua prática de mediação deve ressoar com você, e se você sentir que você quer ouvir uma música suave enquanto medita, então isso é o que você deve fazer.
Se você sentir que você quer manter seus olhos abertos e olhar para alguma coisa, como uma vela ou alguma imagem de sua escolha, então, esta é uma opção viável para você.
Sua intuição sabe o que sua mente precisa para relaxar e se concentrar, então a ouça ao praticar a meditação.
Não tente olhar de uma determinada maneira ou agir de determinada maneira, enquanto você está aprendendo a meditar.
Só porque algumas pessoas se sentam em uma determinada posição não significa que você tem que fazer o mesmo. Na verdade, você pode estar andando e se envolver em meditação, se quiser.
Lembrando que há muitas maneiras diferentes que pode permitir que sua mente relaxe, e também posições diferentes para a prática da meditação.
Você pode meditar sentado na posição de lótus, pode meditar deitado em um colchão, ou sentado em uma cadeira confortável. O importante é que você esteja confortável.
Então, pare de pensar sobre o como meditar e apenas relaxe e respire.
Não tente controlar a direção dos seus pensamentos. Quando sua mente está relaxada e concentrada, pode querer enviar algumas mensagens subconscientes para você que você precisa saber.
Por exemplo, se você está meditando sobre uma questão que você tem que resolver, e as respostas que surgem não têm nada a ver com a questão, não pare a meditação e desista.
O seu ser interior sabe exatamente o que você precisa saber e vai ajudá-lo a encontrar suas respostas durante a meditação.
Se você acha que não pode ficar parado sem olhar a cada cinco minutos o seu telefone ou e-mail, tente uma meditação andando.
Claro, que você não vai meditar no transito de São Paulo, enquanto dirige.
A meditação durante um passeio permite que você fique longe de distrações comuns.
Para fazer isso, escolha um parque ou um bairro tranquilo.
Antes de começar a caminhar, fique parado por um tempo e permita que seu corpo relaxe. Quando você se sentir relaxado, comece a andar. Concentre-se no movimento do seu corpo, sinta o ar contra a sua pele, ou a forma como o seu braço vai e vem.
Quando você começa a se concentrar em um aspecto do passeio, sua mente vai relaxar e você pode entrar em um estado meditativo.
Quando você não está meditando, pratique mindfulness sempre que puder. Isso é muitas vezes deixado de fora de guias sobre meditação para iniciantes, mas é um exercício poderoso que irá multiplicar o seu sucesso com a meditação.
Mindfulness
Mindfulness é simplesmente estar consciente das coisas ao seu redor.
Por exemplo, desfrute de uma refeição com atenção plena, desligue a TV e sente-se com sua refeição e nenhuma distração. Quando você começar a comer, observe o peso do alimento em seu garfo, o cheiro da comida, a textura do alimento, e a sensação da comida que o está alimentando.
Quanto mais você se concentrar em ser consciente o tempo todo, mais fácil será de entrar em um estado meditativo durante qualquer hora do dia.
Conclusão.
Bem, os princípios acima, sobre a meditação deve ter te inspirado a buscar a meditação em seu próprio caminho, sem ter de seguir um rigoroso conjunto de regras sobre como meditar.
Siga as dicas desse guia prático sobre meditação para iniciantes e comece a meditar imediatamente.
Lembre-se, os benefícios da meditação vai estar lá, não importa como você vai relaxar sua mente e fortalecer seu foco, e quanto mais você praticar, mais fácil se tornará.
Você só precisa seguir o que mais o deixar confortável para praticar a meditação.
Aprenda a meditar passo a passo e transforme sua vida!