Viver Com Prosperidade

Lidar com contratempos

Depois de debater o que é bom e o que é ruim sobre diferentes mentalidades, fica mais claro que a maneira como a mente responde a contratempos, decepções ou fracassos é muito importante.

Por exemplo, para uma mentalidade fixa, um revés se torna uma falha que distorce a realidade.

Essa visão distorcida impede que as pessoas vejam uma situação para o que é. E sem uma imagem clara da situação, pode tornar-se impossível girar, resolver ou progredir.

Mas para uma mentalidade de crescimento, esse revés não se torna esmagador. De fato, costuma ser visto como algo que redirecionará seus esforços na direção certa.

Contents

A importância do fracasso

Para os empreendedores, o fracasso oferece a oportunidade de entender as lacunas entre o que eles queriam e os resultados que obtiveram.

Para qualquer pessoa interessada em melhorar seu desempenho e resultados no futuro, um pequeno contratempo pode levar um longo caminho a frente.

Isso ocorre porque o contratempo oferece a chance de localizar a causa do erro e, em seguida, adaptar os esforços futuros de acordo.

Como é importante perceber que nunca haverá uma situação em que tudo esteja perfeito, é igualmente importante esperar contratempos no caminho.

A mentalidade de crescimento vê o fracasso como um trampolim a partir do qual ele pode aprender as seguintes lições valiosas da vida:

Experiência e conhecimento

A primeira lição importante aprendida com um erro, revés ou falha é a experiência. Quando você comete um erro, leva consigo uma experiência em primeira mão que ajuda a desenvolver um entendimento mais profundo.

A experiência ajuda a alterar seu estado de espírito e refletir sobre a natureza real das coisas.

Outro aspecto do mesmo é que ele traz conhecimento em primeira mão. Se você tem uma mentalidade de crescimento, usará esse conhecimento no futuro para superar a mesma falha.

Resiliência e Crescimento

Os contratempos também ajudam a criar resiliência. Para ter sucesso, é importante que você saiba como ser resiliente, para que seu primeiro instinto não desista.

A mesma resiliência também leva ao crescimento, onde você aprende a evoluir diante das adversidades.

Aceitar que seja bom experimentar um revés ocasional permite recuperar mais rapidamente as falhas.

Dito isto, lembre-se de que, apesar de não haver problema em falhar, não há problema em desistir.

Mude sua estratégia

O fracasso é uma maneira eficaz de perceber a necessidade de mudança em seus planos ou estratégias. Embora seja importante ter um bom plano em mente para o sucesso, ele não deve ser definido.

Em vez disso, deve ser flexível o suficiente para permitir que você revise sua abordagem, ajustando e medindo as coisas à medida que avança.

A consideração importante nesse aspecto é que seus objetivos devem permanecer os mesmos, mas seu plano deve evoluir constantemente.

Buscando inspiração através de outros

Como você já viu, a mentalidade de crescimento busca inspiração por outros que são melhores em algo, mais bem-sucedidos e obtêm os resultados desejados.

Você pode começar a procurar personalidades conhecidas de todas as esferas da vida e perceber que toda pessoa de sucesso passou por uma série de contratempos antes de alcançar o sucesso.

Usando falha como alavancagem

Você pode usar qualquer revés como alavanca para não apenas recuperar, mas também impulsionar.

Para alavancar seus contratempos, você precisa saber em que falhou e por quê.

Você também precisa estar ciente do que pode fazer de maneira diferente e de como evitar os mesmos erros novamente.

Essa mentalidade o ajudará a superar seus erros em vez de equiparar o fracasso à derrota completa.

Com a mentalidade certa, você aprende a crescer e amadurecer, obtendo uma nova compreensão e perspectiva sobre tudo, desde amor, vida, negócios, dinheiro, relacionamentos e pessoas.

Durante esse processo, você é forçado a fazer novas conexões e preencher lacunas em que não havia conectado os pontos antes.

Redefinindo prioridades e valores

Dependendo da sua mentalidade, os contratempos podem fazer você ou quebrar você. Para a mentalidade de crescimento, o fracasso ajuda a reavaliar suas prioridades.

Depois de perceber que um revés é apenas um obstáculo temporário, você aprende a olhar além dele.

Você começa a reorganizar as coisas mais importantes e embaralha as outras pessoas.

Na tentativa de se recuperar e melhorar, você começa a fazer os ajustes necessários.

Ao mesmo tempo, cada falha subsequente também ajuda a remodelar os valores.

Como a mentalidade de crescimento se concentra em constante evolução e aprimoramento, você perceberá que o que valorizou dez anos antes não é o que valoriza hoje.

É um trabalho constante em andamento que aprende a seguir em frente, deixando para trás os contratempos.

Não deixe que sua falha o defina

Quando você se depara com um contratempo, é tentador deixá-lo moldar a maneira como você se vê.

Por exemplo, um relacionamento fracassado pode fazer você acreditar que não é tão atraente quanto pensava. Ou um trabalho que você realmente queria, mas não conseguiu, pode fazer você acreditar que não é tão inteligente, afinal.

No entanto, é importante entender que seu valor não é determinado pelas circunstâncias.

Uma opção melhor seria avaliar suas habilidades e pontos fortes pensando nos principais contratempos do passado.

Revisar como você superou esses obstáculos anteriores pode ajudar a planejar uma estratégia sólida.

Ajuda a alcançar seu potencial

Para a maioria das pessoas, falhar significa que eles realmente tentaram. Eles se esforçam para fazer algo que não valha a pena.

Mas tentar e fracassar pode se tornar um professor valioso para qualquer pessoa com uma mentalidade de crescimento.

O fracasso promove um pensamento melhor e o prepara para maximizar seu potencial para esforços futuros.

O mesmo também o constrói de maneiras que você nunca pensou ser possível, permitindo que você se responsabilizasse por seus erros.

Muitas vezes, é difícil perceber do que você é capaz até passar por falhas. Isso também ajuda no desenvolvimento do seu potencial.

Falha é sempre melhor que arrependimento

Falhar é uma alternativa muito melhor ao arrependimento. Pense em viver com pesar por não saber o que poderia ter acontecido se você se candidatasse a esse emprego.

E depois compare com a falha em garantir o emprego, mas descobrir onde estão suas deficiências. Pelo menos com a opção de falha, você está mais perto de acertar na próxima vez.

O sucesso que vem com facilidade geralmente deixa muito espaço para o fracasso, pois faz com que você sinta que nada pode dar errado.

Mas o fracasso ajuda a não subestimar o sucesso e a se esforçar mais na próxima vez.

O arrependimento, por outro lado, não oferece essa oportunidade e apenas o deixa triste.

Os contratempos geram um senso de direção

A maioria das pessoas continua adivinhando as decisões que toma. Eles o fazem não porque essas decisões são certas ou erradas, mas apenas porque não têm certeza de como as coisas se desenrolam.

Mas, se uma decisão atingir um revés, ela indica um caminho para o redirecionamento.

Agora, uma mentalidade de crescimento é rápida em aproveitar esta oportunidade e aprender com seus erros.

Ele desenvolve um senso de clareza sobre onde as coisas deram errado e como redirecionar seus esforços para corrigir o erro.

E como o redirecionamento leva você a novos locais, você pode explorar mais opções e sair da sua zona de conforto.

Nesse sentido, a falha também pode ajudá-lo a se livrar do medo de sair da sua zona de conforto.

Sair da versão mobile