Viver Com Prosperidade

Faça uma desintoxicação mental antes de tentar adotar uma mentalidade de sucesso

Eu sei que você está animado. Se você está passando por esse treinamento, procura obter maior sucesso em pelo menos uma parte da sua vida. Você não pode esperar para adotar a mentalidade certa, para obter melhores resultados. Eu entendi aquilo.

O problema é que você está tendo dificuldades para alcançar o tipo de sucesso que deseja, porque provavelmente está se apegando a algumas mentalidades “tóxicas” que o prejudicam.

Você precisa limpá-las antes de adotar mentalidades positivas.

Caso contrário, essas mentalidades tóxicas degradarão, impedirão ou afetarão negativamente a nova mentalidade que você está tentando adotar, e você não chegará a lugar algum.

Livre-se dessas mentalidades tóxicas para estar em uma posição melhor para se reprogramar para obter um melhor sucesso. Eu chamo esses obstáculos mentais.

Contents

Bloqueio mental # 1: Os outros são os culpados pelo seu fracasso

Um dos jogos mais comuns que as pessoas jogam com elas mesmas é pensar que a razão pela qual elas estão enfrentando contratempos é porque outras as têm.

Talvez essas outras pessoas estivessem sabotando-as, talvez fossem apenas negligentes. Seja qual for o caso, a razão pela qual você está falhando é por causa de outras pessoas. Isso também se aplica a situações fora do seu controle.

Isso é muito reconfortante para muitas pessoas. Afinal, esse pensamento reduz as pessoas às vítimas. As vítimas são solidárias. As pessoas têm uma tendência natural a favorecer o oprimido.

Quem não quer ser o oprimido?

Quem não quer ter a simpatia natural da multidão?

O problema é que interpretar a vítima tem um preço muito alto.

Você precisa se livrar desse obstáculo mental, porque no momento em que culpa as outras pessoas pelo seu fracasso, você está dando a elas o poder de corrigir sua situação.

Se alguém ou uma situação é culpada, segue-se necessariamente que eles precisam corrigir sua situação porque, em primeiro lugar, causaram o problema.

Eles quebraram sua vida e, portanto, devem conter a solução para o que você está sofrendo.

Você vê como isso te deixa impotente?

Você não pode controlar essas pessoas ou situações. Como você não pode controlar essas pessoas e seu passado, você não receberá a solução para sua situação. Isso simplesmente não vai acontecer. Todo mundo já tem problemas suficientes. Eles não podem se incomodar com o seu.

É por isso que você deve deixar de culpar os outros por suas decepções.

Caso contrário, você continuará lutando batalhas do passado. Você continuará reencenando certas situações em sua mente e participando de todos os tipos de ‘poderia ter, teria, deveria ter’ jogos consigo mesmo.

Você acaba se sentindo preso. Claro, você quer seguir em frente. Você entende que isso é importante. Mas quanto mais você mora no passado, seguir em frente se torna quase impossível.

Bloqueio mental # 2: Mudança real é impossível

Essa mentalidade tóxica não é tão absoluta quanto você pensa. As pessoas que sofrem dessa mentalidade expressam-na de muitas maneiras diferentes, dependendo das circunstâncias, mas ainda assim tudo leva ao mesmo resultado decepcionante.

Ou você diz que algo é totalmente impossível ou que as coisas não estão certas.

Você está apenas esperando o conjunto certo de circunstâncias e, talvez, tome uma atitude.

Outras vezes, você diz a si mesmo: “Este não é o momento certo para aproveitar a oportunidade”.

Como alternativa, você se convence de que não possui recursos suficientes no momento.

Seja qual for o caso, todos eles levam ao mesmo lugar: você não muda. Você tem toda a justificativa necessária para continuar fazendo as coisas exatamente da mesma maneira que sempre as fez.

Você entende que a mudança pode realmente melhorar sua vida.

Esse não é o problema.

Disposição não é o problema.

Em vez disso, você simplesmente sente que não pode mudar por causa de tantas coisas acontecendo em sua vida, bem como o passado aconteceu.

Você tem que se livrar dessa idéia.

Por favor, entenda que a mudança real é possível, mas é escolhida. É algo que você decide. É algo que você se compromete.

Você não está esperando pelas circunstâncias certas, na hora certa, nos recursos certos ou nas pessoas certas. Eles não precisam. Você apenas tem que acreditar que a mudança real é possível, e as coisas se apresentarão porque sua mente está aberta à mudança.

Mas quanto mais você espera que os fatores adequados apareçam; a mudança menos provável acontecerá.

Você acabou de condenar a mudança porque acreditava, em um nível ou outro, que é impossível.

Se você acha que algo simplesmente não vai acontecer, você inconscientemente não fará muito esforço.

Bloqueio mental # 3: Seus erros do passado definem você

Muitas pessoas que lutam pelo sucesso acabam sabotando a si mesmas porque sentem que realmente não podem alcançar nenhum grande sucesso no futuro por causa de seu passado.

Eles acham que já estragaram o suficiente com tanta frequência e com tanta severidade no passado que as vitórias futuras realmente não vão acontecer.

Eles estão disputando o segundo ou o terceiro prêmio.

De fato, em muitos casos, eles estão apenas passando pelos movimentos. Eles desistiram da corrida antes mesmo de começar.

Uma versão alternativa disso é a idéia ridícula de que você precisa começar de alguma forma com uma lousa completamente limpa para fazer mudanças reais em sua vida. Em outras palavras, você terá que ser perfeito.

Como você já cometeu erros, já errou, de qualquer maneira, as duas versões o levam ao mesmo lugar: você nem se importa em fazer uma alteração. Você se desencoraja de tentar. Na sua opinião, é uma conclusão precipitada antes mesmo de começar.

Bem, a boa notícia é que o passado não o define. Você pode ter falhado inúmeras vezes antes, mas isso não impede que você acerte dessa vez.

A única maneira de fracassar é quando você lê seu longo histórico de falhas como algo tão desencorajador e tão debilitante que nem tenta. É assim que você falha. Você falha quando sai.

Bloqueio mental # 4: Não posso ser ajudado

Essa mentalidade pressupõe que você precise descobrir as coisas por conta própria.

Você tem essa ideia de que, para alcançar o sucesso, as coisas precisam ser reveladas a você. Você tem que cavar fundo. Você é o único que pode consertar as coisas em sua vida.

Bem, pelo menos é isso que você acreditam.

Você sente que, por qualquer motivo, a única pessoa em que pode confiar verdadeiramente é você mesmo.

Felizmente, isso não é verdade. Felizmente, muitos dos desafios que você está enfrentando, acredite ou não, foram enfrentados por outras pessoas. Talvez eles tenham lidado com isso em um momento diferente, em um lugar diferente, sob circunstâncias diferentes.

Independentemente disso, essas pessoas podem ajudá-lo se você perguntar. Eles podem ajudá-lo pessoalmente em um acordo individual ou em algum tipo de orientação.

Por outro lado, eles também podem ajudá-lo através de livros que possam ter escrito ou cursos em vídeo que gravaram.

Você pode até ser ajudado simplesmente lendo posts ou artigos que eles escreveram.

Não importa como você obtenha ajuda, obtenha-a!

Sua situação não é única nem especial. Qualquer que seja o desafio que você esteja enfrentando, outros já o enfrentaram e o venceram.

Você só precisa encontrar a experiência deles. Ou você os alcança ou lê as coisas que eles escreveram.

Uma variação dessa mentalidade tóxica é a suposição de que outros não ajudarão.

Talvez eles não queiram seu molho secreto.

Talvez eles não querem novos concorrentes.

Bem, essas são apenas desculpas que você está dando a si mesmo.

Você realmente não terá certeza até perguntar. E só porque uma pessoa é mesquinha com informações, isso não lhe dá uma desculpa para parar. Você pode perguntar a outra pessoa, e depois outra e depois outra.

Certamente, nem todo mundo vai recusar você.

Bloqueio mental # 5: Eu não mereço sucesso

Essa é uma mentalidade tóxica muito comum.

As pessoas, é claro, não admitiriam isso, mas no fundo elas estão pensando.

Talvez eles tenham falhado muito no passado. Na verdade, eles acham que estragaram tanto que realmente não merecem uma pausa. Eles realmente não merecem sucesso.

Eles acabam se definindo pelo prisma de suas frustrações. Eles personalizaram suas falhas e contratempos nos termos emocionais mais cruéis.

Para pessoas com essa mentalidade, o fracasso não é apenas algo que acontece quando as pessoas buscam a grandeza ou objetivos, mas o fracasso é algum tipo de punição cósmica.

Chega ao fim de algum tipo de julgamento moral e queima profundamente. Corta até os ossos e não pode ser escapado.

Permanente. Final. Implacável na condenação. Isso é sufocante. Isso é paralisante.

Outros vêm de origens traumáticas.

Sua auto-estima é tão baixa que eles sentem que não valem a pena mudar. Eles sentem que as necessidades dos outros vêm antes das deles. Eles se vêem como algum tipo de capacho emocional.

Por favor, entenda que a única pessoa que pode decidir se você merece ou não sucesso é você. Você dá os tiros.

Ninguém pode julgá-lo e dizer: “Você não merece sucesso. Alguém mais merece”.

Você tem que reivindicar esse sucesso e dizer que merece, porque em última análise, isso é auto-julgamento. Você se declarou culpado esse tempo todo.

Não é hora de decidir o contrário?

Você sabe o quão duro é. Você sabe o tipo de resultados ruins que obtém quando faz isso.

Por que não mudar as coisas?

Começa hoje.

Bloqueio mental # 6: Eu sou perfeito do jeito que sou

Tão tóxica é a mentalidade de que você é perfeito. Você é a pessoa mais inteligente da sala, é definitivamente a mais bonita, todos os nove metros.

Embora seja ótimo ter uma auto-imagem positiva e uma auto-estima saudável, você não deve deixar isso induzi-lo a pensar que não precisa de ajuda ou que não precisa fazer alterações.

Não se engane, no caminho para o sucesso, você precisa mudar. Você obviamente não é tão bem sucedido como gostaria agora. Você não é tão capaz quanto pensa.

É difícil de acreditar, mas acontece que você ainda não descobriu tudo como acredita.

Mudança é necessária. Isso significa ter que deixar de lado quaisquer impressões infladas de si mesmo que você possa ter.

O antídoto para isso é muito simples: admita que sempre há espaço para melhorias. Isso não faz de você uma pessoa menor. Isso não tem que significar algum tipo de derrota.

Bloqueio mental # 7: Preciso mudar … amanhã

Não jogue esse jogo com você mesmo. Por um lado, não diga a si mesmo que você precisa mudar, e você está pronto para fazê-lo e está disposto a fazê-lo, mas vai esperar até amanhã.

Você precisa entender que, se estiver esperando para ter tempo, nunca terá tempo. Sempre haverá algum tipo de dever ou responsabilidade ou obrigação que surgirá do nada e você nunca poderá fazer as alterações necessárias.

Da mesma forma, o amanhã nunca chegará. No momento em que você diz: “Vou fazer alguma coisa, mas amanhã farei”, você se perde, porque sempre haverá algo de maior prioridade.

Haverá certas coisas inesperadas que aparecerão que o derrubarão.

Então, pare de jogar este jogo. Faça isso agora. Faça as alterações agora. Comprometa hoje.

Tome uma atitude no aqui e agora.

O melhor de começar agora é que logo você se acostuma com o desafios. Ao começar o mais rápido possível, você aprende as lições que precisa aprender e percorre as etapas que precisa percorrer mais cedo.

Se você vai passar por esse processo de qualquer maneira em algum momento no futuro, por que não acabar com isso agora?

Bloqueio mental # 8: Sucesso e dinheiro não são tudo

Não é interessante que as pessoas que dizem que dinheiro não é tudo sejam geralmente pessoas que querem muito dinheiro?

O mesmo se aplica às pessoas que tentaram e falharam em obter grande sucesso em suas vidas.

Quando você diz essas coisas para si mesmo, basicamente está apenas engajando-se em agruras. É isso que você está fazendo.

Você está dizendo: “Ah, não valeu a pena, de qualquer maneira. Vou me concentrar em outra coisa. Existem valores mais altos na vida”.

Bem, se eles eram tão valiosos, por que você não os perseguia em primeiro lugar?

Por que você os está tratando agora como uma espécie de prêmio de consolação?

Pare de jogar este jogo com você mesmo. Você está basicamente se dando uma desculpa para não melhorar ou atirar em grandeza.

Bloqueio mental # 9: O sucesso não vale a pena

Essa é uma mentalidade tóxica muito complicada, porque na verdade tem muitas partes móveis. Algumas pessoas terminam com essa conclusão porque sentem que não querem vender seus valores reais.

Outros diriam: “Eu só quero preservar minha alma, e sinto que vou perder minha alma nessa corrida selvagem pelo sucesso”.

Outros dizem que não querem perder sua identidade. “Eu só quero permanecer fiel a mim mesmo.” “Eu quero permanecer eu mesmo.”

Quão comuns são essas palavras para você?

Provavelmente, você já ouviu isso muitas vezes. De fato, você pode estar dizendo isso para si mesmo em algum nível ou outro ou de alguma forma ou de outra.

Independentemente de como você o pronuncia ou de quantas vezes diz essas coisas, apenas porque repete esse pensamento, ele não o faz desaparecer.

A linha inferior?

Estas são todas as desculpas!

Essas são todas as desculpas, porque o sucesso pode fazer parte da sua identidade. Pode fazer parte da sua alma. Pode fazer parte dos seus valores intrínsecos essenciais que você nunca desistiria de nada.

Você está apenas se dando uma desculpa por não tentar ou por não tentar novamente.

Talvez você tenha se queimado no passado.

Talvez você tenha se decepcionado muito.

Seja qual for o caso, você não pode usar o passado como uma desculpa para impedir que você faça algo sobre sua situação aqui e agora.

O sucesso vale a pena porque melhora você. Isso leva você a ser uma pessoa mais excelente. Ensina a você o valor do sacrifício. Ele permite que você tenha um senso de significado no seu dia-a-dia.

Viver uma vida de propósito é um dos presentes mais importantes que você pode dar a si mesmo.

Quando você age todos os dias, é muito estimulante perceber que isso leva a algum lugar grande.

Bloqueio mental # 10: Eu não quero me transformar em alguém que odeio

Essa mentalidade está realmente enraizada em uma mentalidade de soma zero. O que você está dizendo é: “Não quero me transformar em alguém que odeio, porque quando alcanço o sucesso, necessariamente o roubo de outra pessoa”.

Há muitas maneiras de expressar esse pensamento, mas tudo remonta ao mesmo jogo de soma zero.

Deixe-me dizer-lhe, não há torta gigante de sucesso em qualquer lugar do mundo. Só porque sua fatia da torta aumenta, isso não significa necessariamente que a fatia de outra pessoa diminua.

Há uma tremenda quantidade de oportunidades por aí. Oportunidades vêm e vão em um piscar de olhos, momento a momento. Eles são criados e destruídos o tempo todo.

De fato, buscando o sucesso e a excelência, você pode inspirar outras pessoas a fazer o mesmo. Não pense que eles vão apenas invejar você.

Porque as pessoas que invejam têm uma mentalidade de jogo de soma zero. Eles invejam os outros porque sentem que a fatia da torta de sucesso que lhes era devido está diminuindo.

Não existe tal coisa. Isso não faz sentido.

Entenda que quando você escolhe inspirar outras pessoas, você espalha o sucesso porque elas podem ser motivadas para alcançar o sucesso. Este é o exato oposto da analogia da torta cada vez menor.

Se alguma coisa, você aumenta o tamanho da torta e garante mais fatias para outras pessoas, se quiserem. Você faz isso porque os inspira.

Sair da versão mobile