Os 5 estágios da evolução da consciência
Em que estágio da evolução da consciência você está hoje? Quando comecei minha jornada de transformação pessoal, também começou minha jornada de evolução da consciência, embora eu não estivesse ciente disso, na época.
Quando eu era criança, meu irmão era mestre de capoeira, consequentemente, eu também treinei capoeira por algum tempo. Mas eu não muito bom naquilo. Mas o que isso tem a ver com evolução da consciência?
Bom, tenho uma amiga que colocou sua filha para praticar caratê. Recentemente ela me convidou para ver a entrega de faixa da filha dela.
E uma coisa que eu amei nessa experiência é que elas estão sempre se esforçando para aperfeiçoar seus movimentos para que possam passar por um teste de classificação e chegar ao próximo nível, próxima faixa.
Eles começam com uma faixa branca, e, lentamente, vão subindo para faixas amarela, verde, azul, marrom e, eventualmente, a muito cobiçada faixa-preta.
Isso se assemelha com o assunto que eu quero tratar hoje – evolução da consciência.
Para aquelas crianças cada faixa é um nível a ser alcançado. Assim, também é nossa jornada de transformação pessoal.
Vamos começar nossa jornada?
Bom, se você está gostando desse conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais. As mais populares são:
Contents
A Evolução da Consciência
Existe uma tal escala para a “evolução da consciência humana” que torna mais fácil para todos nós avançarmos. Ou seja, mesmo que lentamente, podemos nos manter evoluindo.
Muito parecido com as artes marciais, uma escala até a faixa preta, também nos dá estágios intermediários, como faixa azul, amarelo e marrom, para passar para o próximo nível de faixa preta. Isso nos ajuda a entender os estágios da evolução da consciência.
Todas as técnicas para a intuição, conectividade, compaixão, perdão e alteração da realidade de repente se tornou mensurável em algum grau. Não apenas da minha reflexão pessoal, mas é o que realmente acontece na vida real. Nós evoluímos em estágios.
O que eu quero compartilhar com você é na verdade, um vislumbre dessa jornada, porque é uma das coisas que tenho observado na minha vida pessoal e também na vida das pessoas que sigo como meus mentores. Se você entende isso, você começar a ter uma experiência incrível.
Eu chamado essa jornada de os 5 estágios da Evolução da Consciência. Começamos no Nível 0: Homem Primitivo.
Nível 0: Homem Primitivo
Não se preocupe. Nós já ultrapassamos esta fase.
Começamos como caçadores-coletores como o homem primitivo. O homem primitivo não era tão diferente de um animal, era simplesmente um animal inteligente. Aprendemos a nos vestir, aprendemos a caçar, aprendemos recolher alimentos, aprendemos agricultura. Mas uma das coisas que ajudaram o homem primitivo a evoluir para o homem moderno, foi a linguagem.
Enquanto um macaco pode apontar para um tigre, o homem primitivo aprendeu a dizer, “Hey Valderlei, não vá pelo rio até o meio-dia, porque eu vi um tigre lá. Você pode ser comido.” O homem primitivo aprendeu a se comunicar.
Essa mesma faculdade da linguagem nos permitiu expandir para formar, tribos, sociedades, cidades, religiões…
Logo em seguida, nos permitiu ir para a guerra por essas mesmas sociedades, cidades, tribos e religiões.
Mas, em qualquer caso, a linguagem nos permitiu construir o mundo moderno. E foi que isso nos trouxe do nível 0 para o Nível 1.
Nível 1: Homem Moderno
Grande para da humanidade hoje está no Nível 1.
No Nível 1 vivemos em dois mundos diferentes. Nós temos um pé no mundo físico. No mundo físico, podemos todos concordar sobre o que é uma caneta, ou um copo, uma casa ou uma pedra. No mundo físico é verdade absoluta.
Mas também temos um pé no mundo cognitivo. Este é o mundo das idéias, da cultura, da religião, das práticas sociais – tudo feito pelo homem. E todos construídos com o uso de padrões de linguagem e os modelos de pensamentos.
Grande parte do mundo moderno é construído sobre tais idéias.
Paixão, Carreira, Deus, amor, auto-estima, empregos e milhões de palavras que usamos são nada mais do que pensamentos construção na nossa cabeça. Yuval Hariri em seu livro Sapiens, chama isso de Revolução Cognitiva.
Pense na palavra “carreira” … você pode apontar e ver uma carreira?
Pense sobre a palavra “empreendedor” …
Pense sobre a palavra “Deus” ou “meditação” …
Essas coisas são nada mais do que construções cognitivas na mente humana, mas elas são reais para nós.
Você não pode ver a cultura ou tradição, ou regras sociais … mas para muitas pessoas elas são muito reais.
E este é o problema com o mundo cognitiva. É um mundo cheio de construções. Bill Jensen, autor de Empresas do Futuro Procuram: Novas e Criativas Relações de Trabalho, coloca isso de forma sucinta:
“Nós entramos em um dos períodos mais perturbadores da história da humanidade, um dos maiores desafios que enfrentamos é que os sistemas e estruturas de hoje ainda vivem, no passado e suas datas de expiração: Como organizar as pessoas em empresas; Como criar e gerenciar orçamentos; Como podemos treinar e desenvolver treinador e mentor de pessoas; e mais. Estamos presos em abordagens do século 20 que estão atrasando as próximas grandes mudanças fundamentais na capacidade humana.”
Muitos dos conceitos cognitivos que nos ligam a formas de vida existentes, são baseados em modelos obsoletos de realidade.
Idéias como “sucesso = trabalho duro.”
Ou que você precisa de um diploma universitário para obter sucesso.
Ou que o uso mais produtivo do tempo das pessoas é uma semana de trabalho de 9-5 horas.
Ou que as gorduras são ruins e carboidratos são bons.
E assim, enquanto o nível 2 está um passo acima do Nível 1, tem uma falha grave.
No Nível 1 criamos julgamentos (este é “certo” e este é “errado”) e outros modelos de crenças que são em grande parte hereditárias, mas muito raramente escolhidas racionalmente. Os seres humanos imitam uns aos outros por conveniência. E assim muitas dessas idéias obsoletas são passadas de geração em geração como sendo verdades. E pior, agrande maioria das pessoas não questionam.
A grande maioria dos seres humanos – Eu estimaria 95% – existem no Nível 1.
Mas há um nível superior.
Nível 2: Questionamento Cultural
Numa determinada fase de nossas vidas, começamos a questionar o mundo que nos rodeia. Isso é normal, é um indício de nosso desenvolvimento. E é o segundo estágio da evolução da consciência.
Nesse estágio começamos a nos fazer algumas perguntas realmente inteligente.
Por que preciso de um diploma universitário?
Por que fui criado nesta religião em particular?
Há mais na vida. Na verdade, o que é a vida?
O que é Deus?
Será que somos somente esta roupagem de carne ambulante, ou há mais em nós ou somos mais?
Neste nível, você questiona o dogma da esfera cognitiva e começa a fazer suas próprias regras.
Este estado consiste em questionar tudo. A maioria de nosso público está questionando tudo, o que os coloca em um caminho para aprender, crescer e expandir suas capacidades em todos os aspectos de suas vidas – parentalidade, riqueza versos pobreza, o universo, saúde, meditação, consciência, etc…
Você começa a ver que você pode cortar muito material inútil que foi colocado em sua mente, e viver uma vida extraordinária por convenção e provocação daquilo que não faz sentido para você.
Este é o lugar onde o pensamento inteligente começa a entrar. É onde você a questionar a realidade, para viver de acordo com o seu verdadeiro potencial, e se tornar extraordinário em muitas áreas da vida.
Ao questionar convenções sobre trabalho, amor, sexo, felicidade, religião e cultura, você pode fazer suas próprias regras.
Mas o que acontece quando você sai totalmente das regras da sociedade, fora dos caminhos que os outros estão seguindo?
Você forjar o seu próprio caminho.
E isso significa que você precisa encontrar sua própria missão, seu propósito, e sua própria visão para o seu futuro. Você agora pode criar o seu próprio mundo ideal.
Você precisa chegar ao estado “ilimitado.”
Nível 3: Estágio Ilimitado
Quando você chega ao estado ilimitado, é diferente.
Muito dos grandes líderes da área de transformação pessoal tem falado sobre isso.
Joe Vitale fala de como “inspiração conduz a intenção.”
Michael Beckwith fala sobre como você pode se tornar um “servo do universo.”
Emily Fletcher fala da importância de seguir as cotoveladas que levam a sua vocação.
Wallace D. Wattles falou sobre a consciência da abundância.
Todos tem uma coisa em comum:
A ideia de que em um certo estágio, os objetivos tradicionais já não vão motivá-lo tanto. Em vez disso, você está obcecado com uma missão. E esta missão lhe dá significado e eleva você.
Neste nível você cria sua realidade, libertou-se do dogma, e toma medidas para entender quem você realmente é, para que você possa começar a próxima fase da sua vida.
Neste estágio, você não está dirigido por uma carreira convencional ou até mesmo dinheiro. Em vez disso, você está baseada em cumprir sua missão.
Mas, é mais do que apenas isso.
No estágio ilimitado, você tem uma visão clara puxando você para a frente. Mas você está feliz com o local onde você está agora.
Você chegou em um profundo senso intuitivo do que você deve fazer na vida para realmente contribuir e agitar as coisas.
Quando você está nesse estado, você tem uma missão, uma visão clara, e a incorpora a sua finalidade de modo que parece que o próprio universo tem mais e mais para você.
Existem 4 coisas profundas que as pessoas neste estado parecem sentir:
Um senso de conexão: Quando você chega a este estado, você começa a sentir um profundo senso de conexão com o mundo. Toda a vida, culturas, nações, pessoas parecem ressoar com você como parte de “uma família”.
Intuição: Quando você chegar a este estado, sua intuição parece incrivelmente forte. Você tem sentimentos começam a guiar você. Não é só ocasionalmente, mas numa base regular. Muitas pessoas que já estão nesta fase, fala sobre como quando eles começaram a escrever um livro ou falar em uma entrevista, as palavras seriam apenas “fluíram” através deles.
Inspiração: Neste estado você não é movido por metas regulares. Você é motivado por missões maiores, para servir o mundo.
Sorte está do seu lado: Neste estado, você parece ser afortunado. Todos os tipos de coincidências, sincronicidades e sorte parece acontecer para empurrar para frente. Você, portanto, tende a ser positivo, entusiasmado e otimista sobre o mundo e a vida em geral.
Este é o estado onde as pessoas mais extraordinárias do mundo operam.
Mas isso não é só para os empresários, ou pessoas que fazem coisas em uma escala global. Com as práticas certas, qualquer um pode chegar a este estado, e verdadeiramente, cumprir sua missão, não importa o que seja essa missão.
Quando você viver a vida assim, você começa a ter vislumbres da mente de Deus.
Nível 4: Mente Deus
A Mente de Deus é um estado misterioso que eu nunca experimentei na minha vida. Mas estou caminhando na minha jornada de evolução da consciência, e espero, claro, um dia chegar a este estado maravilhoso.
É uma fusão pura de consciência com tudo que está no mundo físico e não físico. Estas palavras não podem explicar bem.
Ken Wilber fala sobre este estado e diz que há apenas um punhado de pessoas vivas hoje que são capazes de experimentar de forma consistente este estado da consciência. A maioria de nós experimenta por certos momentos específicos de despertar.
Para a grande maioria de nós, esses vislumbres são momentâneos e raros. Mas quando os experimentamos, eles nos mudam para sempre e para melhor.
É um sentimento de pura conexão com a vida e todas as partes da vida. E isso é algo que você pode chegar mais perto à medida que você vai subindo através dos níveis de evolução.
Estágio é, certamente, o grande ápice da nossa jornada na evolução da consciência.
Como estes estágios da evolução da consciência se correlacionam com seu crescimento pessoal
O interessante é que ao ascender através destes níveis você precisa de ferramentas diferentes, dependendo de onde você está.
Você não pode saltar um nível. Você não pode ir do Nível II para o Nível IV. Mas você pode ir de II para III.
Dentro de cada nível as ferramentas que você usa para o seu crescimento pessoal também são diferentes.
Por exemplo, na Fase I, você pode começar a se envolver com a fixação de metas.
Na Fase II: Questionamento Cultural, você começa a entender que seus pensamentos moldam sua realidade. E você pode começar a praticar a meditação básica ou Visualização Criativa.
Já na Fase III: O Estado de Ilimitado, você está além das metas normais. Sua intenção e objetivos resultam de estar em sintonia com uma fonte superior. Inspiração leva a Intenção. Nesta fase, as ferramentas que você usa proporcionam uma mudança dramática. Você já não pratica Visualização Criativa. Isso é uma coisa do jardim de infância em comparação com o que sabe agora. Agora você usa uma técnica chamada “Fusão”, que envolve dissociar a consciência do ego e ‘fundir’ com a forma de pensamento do que você quer trazer para o mundo físico.
Bom, é muito mais do que eu posso explicar num post de blog, mas ascender através destes estágios é algo que vai transformar sua vida para sempre.
Eu estou realmente apaixonado por minha jornada na evolução da consciência.
Eu gostaria que você se juntasse a mim a tantas outras pessoas nessa caminhada de evolução. Então, venha agora para Mudança de Paradigmas. Este programa ajuda você a dominar os níveis 2 e 3 através das técnicas específicas que você pode usar para subir essas etapas.
E não esqueça de compartilhar:
Seja o primeiro a comentar!