Quando você pensa, ouve, fala, grita, se envolve em algo físico ou estressante, ondas são produzidas. Com a meditação tudo para. Seu cérebro pode ficar totalmente quieto – calmo – tranquilo. É realmente possível.
Quando a superfície do cérebro acalma e se torna quieto, começamos a ver e sentir o que está embaixo. Nós não saberíamos que há muito abaixo da nossa consciência, exceto o que podemos ver na superfície.
A verdade básica sobre a meditação é que ela é simples – tão simples que você pode aprender em apenas cinco minutos e você pode se envolver com ela a qualquer hora e em qualquer lugar.
No entanto, você deve se envolver constantemente com a prática da meditação para melhorar seu aproveitamento. Da mesma forma, também pode ser desenvolvido como um hábito em que a meditação se torna sua natureza secundária.
Quanto mais se pratica a meditação, maior o nível meditativo que se pode alcançar.
A meditação da mente vazia é uma técnica de meditação na qual a mente é gradualmente esvaziada de todos os pensamentos que interferem no processo de meditação.
Os budistas chamam esse método Vipassana ou Anapanasati. Eles se dedicam a anos, às vezes, uma vida inteira, de prática dedicada à meditação para alcançar o estado em que os pensamentos desaparecem completamente ou não se elevam em suas mentes por um determinado período.
Nos tempos antigos, os grandes mestres espirituais usaram o método da mente vazia para alcançar a iluminação.
A razão pela qual a “Meditação da Mente Vazia” é comumente usada reside no fato de que o propósito final da meditação é se sintonizar com a vontade universal, esvaziando-se do “ego”, completamente.
Contents
Esvazie sua mente.
A mente é uma ferramenta poderosa que às vezes nos impede de alcançar a paz interior que todos buscamos. A meditação da mente vazia ajuda-nos a encontrar um pouco de relaxamento no estilo de vida altamente exigente e agitado em que as pessoas mais modernas se encontram.
A mera prática de esvaziar a mente permite que uma pessoa se libere dos pensamentos ansiosos que destroem a mente ao longo do dia. Ao alcançar um estado de relaxamento, pode-se desestabilizar o corpo e consequentemente conseguir cicatrizar algumas partes do corpo doente.
A prática constante da meditação da mente vazia é benéfica para o desenvolvimento holístico de si mesmo.
Ao praticar a meditação da mente vazia regularmente, cinco áreas da vida são amplamente melhoradas: o aspecto fisiológico, o aspecto social que envolve a maneira como nos relacionamos com outras pessoas, o aspecto intelectual, emocional e espiritual.
As etapas da meditação da mente vazia.
Uma mente vazia é uma mente livre de pensamentos egoístas. É o principal objetivo da meditação é que o praticante possa se sintonizar com a mente universal, liberando a mente de quaisquer pensamentos egoístas baseados no ego.
Este é um processo simples que a maioria das pessoas acham difícil de alcançar. No início, talvez, você também ache isso muito difícil. Isso ocorre porque, como seres humanos, tendemos a nos apegar ao que aprendemos, buscamos e alcançamos.
Isto é exatamente o oposto de liberar todos os pensamentos.
Com a prática regular da meditação, aprenderemos como liberar esses pensamentos impetuosos.
Existem inúmeros procedimentos ou formas de alcançar e completar uma meditação.
O praticante de meditação mais experiente usa o procedimento passo a passo mais simples que é mostrado aqui:
1# Sente-se confortavelmente.
A primeira coisa que um praticante deve fazer é encontrar um lugar adequado para meditar.
Sentado é basicamente a posição mais utilizada na meditação. Mesmo o próprio Buda, na maioria das figurinhas e imagens, é comumente retratado sentado – de uma forma com as pernas cruzadas.
Você pode sentar-se em uma cadeira, no chão ou mesmo na sua cama. Você pode sentar-se em qualquer lugar – o que é importante é que você esteja sentado confortavelmente com as costas endireitadas de modo que os músculos das suas costas não se esforçam muito.
Da mesma forma, você pode usar um travesseiro para o apoio das costas e para o conforto.
Existem várias posições tradicionais que são amplamente utilizadas pelos praticantes de meditação, como a posição birmanesa, o Quarter Lotus, o Half Lotus e o Full Lotus.
Essas posições são populares porque podem ser usadas para meditação de longa duração. Ao realizar longas meditações, é extremamente importante estar em um lugar calmo para evitar qualquer tipo de distração ou interrupções.
2# Relaxe seu corpo.
O próximo passo no processo da meditação é fechar os olhos e relaxar o corpo, se esticando ou curvando uma parte do corpo repetidamente até sentir-se relaxado e livre de qualquer tensão.
Comprima seu estômago até que os músculos da parte inferior das costas e as nádegas estejam suficientemente rígidos e, em seguida, levante seus ombros e empurre seu peito, estendendo todos os músculos da parte superior das costas repetidamente.
Em seguida, relaxe seus músculos entre os exercícios. E então, reverta o exercício, puxando os ombros para trás e empurrando o tórax para fora, tensionado todos os músculos e depois diminuindo a tensão.
Este exercício alivia a parte superior do corpo da estresse e tensão. Repita este processo até sentir-se completamente relaxado. Então, você pode começar a arquear seu pescoço para a frente e colocar seu queixo em seu peito, tencione os músculos do pescoço e da mandíbula e, momentaneamente, relaxe para reverter a ação, empurrando sua cabeça todo o caminho de volta enquanto eleva seu queixo alto e tencionando sua garganta e músculos do maxilar.
Mova a cabeça para trás enquanto olha para cima. Então, abra sua boca bem e feche, estendendo seus músculos faciais e relaxando.
Do mesmo modo, sorria largamente, tanto quanto possível, enquanto comprime seu rosto e todos os músculos faciais. Franza a testa enquanto comprime seu rosto. Então, tencione todos os seus músculos faciais.
Este exercício alivia nossos músculos e articulações do estresse e tensões que se acumulam todos os dias.
3# Preste atenção na sua respiração.
O terceiro passo na prática da meditação é estar ciente de sua respiração. Respire profundamente, mas silenciosamente. Use o seu abdômen enquanto respira. Sinta seu abdômen se expandir e se contrair enquanto você inspira e expira.
Inale através de suas narinas e expire através da boca.
Modere sua respiração e lhe dê um ritmo regular até chegar a um ponto de quase não respirar. Isso irá relaxar o corpo e a mente e definir o seu ser de um modo meditativo.
4# Limpe sua mente.
Enquanto você se encontra na respiração correta e relaxada, observe os pensamentos passando por sua mente. Não interfira com esses pensamentos. Apenas observe-os e você notará algumas lacunas entre dois pensamentos.
Concentre-se suavemente na lacuna onde não há pensamentos. Tente expandir esse espaço irreflexivo. Deixe durar mais tempo até que não haja pensamentos – não mais.
Este é o método tradicional usado por Gautama Buddha para alcançar a iluminação.
Outro procedimento da meditação da mente vazia é esvaziar a mente de qualquer pensamento – pensando em nada – não fazendo nada. Normalmente, os pensamentos de repente aparecem do nada. Apenas ignore-os. Volte a pensar em nada.
Basta fechar os olhos e observar a negrura ou a brancura, independentemente de qualquer pensamento que possa brotar em sua mente.
Bom, este é um método muito simples. Mas funciona. Experimente!