Decida após deliberação suficiente e cumpra-o
Você não pode ser insolente e se tornar verdadeiramente bem-sucedido. Isso simplesmente não vai acontecer. Por quê? Bem, as oportunidades passam a existir o tempo todo, mas desaparecem com a mesma rapidez.
Você não pode perder uma quantidade enorme de tempo analisando o que poderia ser, o que poderia acontecer e outras contingências.
Você precisa estudar suas opções, descobrir o que está em jogo, mas precisa decidir. Você tem que tomar uma decisão.
O efeito tóxico da paralisia da análise
Você já se viu em uma situação em que está procurando mais dados para decidir sobre um problema ou uma oportunidade? Você acha que, se obtiver informações suficientes, sua decisão será a correta.
O que você está fazendo é apenas se dar uma desculpa para não fazer uma ligação.
Nunca haverá um ponto em que saber “tudo” fará com que todos os riscos desapareçam. Esqueça. Isso simplesmente não vai acontecer. Você tem que decidir.
Agora.
Da mesma forma, você não encontrará esses dados de ‘bala mágica’ que esclarecerão tudo para você. Não há dados que garantam que seu próximo passo seja um golpe fatal. Seria ótimo se essas informações existissem, mas não existem.
A chave aqui é não se assustar ao decidir. Defina um prazo, mas certifique-se de que não seja muito próximo para que você acabe se intimidando.
Por outro lado, verifique se não está muito distante. Porque se você adiar a decisão estabelecendo uma data muito distante no futuro, provavelmente estará tão despreparado quando chegar esse dia quanto está agora. Você acaba cuidando de todo tipo de coisa. Escolha a data certa.
Decisão significa ação
Quando você decide, não está apenas passando por algum tipo de exercício mental. Quando você decide, você se compromete a tomar uma ação. Essa é a linha de fundo.
Você ainda não decidiu se não deve agir ou se arriscar. Você sabe que decidiu quando está pronto para agir e enfrentar as consequências.
Isso também significa que você está preparado para dizer não às coisas que o afastam ou o distraem de seu novo objetivo.
Em outras palavras, tomar uma decisão significa assumir um compromisso. Isso não é uma coisa fácil.
Ao se comprometer, você se prepara para contratempos. Você sabe que as coisas podem desmoronar e, portanto, você vai entrar nessa situação preparada para todos os tipos de contingências.
No mínimo, você estará preparado para improvisar, inovar ou negociar.
Independentemente do que você faz, entenda que decidir ou tomar uma decisão não significa esperar que as coisas sejam tranqüilas. Isso não é compromisso.
Tomar uma decisão também significa saber quando parar
Embora decidir significar que você esteja agindo e se comprometendo com o longo curso, isso também significa que você está se comprometendo a saber quando parar.
Tem que haver um limite para suas ações se as coisas não estiverem indo bem. Isso evita que você se atenha a uma situação impossível que oculta os custos de oportunidade.
Os custos de oportunidade são reais. Você não pode continuar fazendo algo com um pagamento final de US $ 2 quando poderia ter parado e optou por fazer outra coisa que pague US $ 100.
Entenda que, quando você decide, isso inclui comprometer-se a saber quando parar.
Pontos-chave a serem lembrados
Quando você se comprometer, entenda que seu compromisso fala muito sobre seu personagem.
Que tipo de pessoa você quer ser?
Que tipo de pessoa você se imagina?
Entenda que esta imagem que você gostaria de estar em perigo se você não sabe como se comprometer. Se você continuar mudando de idéia ou desistir com muita facilidade, nunca estabelecerá esse personagem que gostaria para si mesmo. É pessoal.
As pessoas podem pensar que você é ótimo, podem elogiá-lo, mas no fundo, você sabe que é péssimo porque não pode se comprometer. Você sabe que há algo errado com você, porque você não pode ir até o fim.
Torne pessoal. Tem que haver algum tipo de “picada” pessoal de dentro para fazer você se ater ao que se comprometeu.
Seja o primeiro a comentar!