Como transformar tudo em um jogo e ficar melhor nele
Você já se perguntou por que gostamos tanto de jogos?
E você já se perguntou por que é que você não gosta muito do seu trabalho?
Qual é a diferença entre pressionar os botões em um Xbox e pressionar os botões nos teclados?
A resposta pode surpreendê-lo: na verdade, resume-se ao seu esforço e quanto você se importa.
Você se preocupa com jogos e faz o esforço porque quer melhorar e porque há variedade constante e progressão de enredo para manter as coisas interessantes. Isso faz com que você se esforce mais para progredir ei sso, por sua vez, lhe dá a sensação de recompensa que torna a jogabilidade satisfatória.
De uma perspectiva neuroquímica, isso essencialmente se resume à liberação de dopamina. Cada vez que você tenta um nível ou desafio,você primeiro visualiza isso acontecendo em sua mente.
Quando você, então, tentar de verdade e isso, então, vai para o plano, assim como você visualizou, isso, por sua vez, resultará em você obter uma liberação do hormônio da recompensa dopamina.
Isso é altamente viciante e pode ser o suficiente para fazer você querer tentar novamente – e é por isso que é tão difícil acabar comesse jogo de Angry Birds!
Essa liberação de dopamina e serotonina também ajudará a reforçar as conexões neurais necessárias para realizar a tarefa novamente. Isso fortalece sua probabilidade de fazer a mesma coisa novamente no futuro com técnica perfeita e geralmente melhora sua técnica e habilidade.
No entanto, quando não nos importamos com o resultado,não temos esse ciclo de avaliação / recompensa e, como resultado, ele pode acabar se tornando uma tarefa chata.
Para mudar isso, tudo que você precisa fazer é começar a levar as coisas mais a sério e realmente se concentrar no que está fazendo.
O mais básico
Digamos que você tenha que escrever algo à mão. Esta é uma tarefa mundana e algo que a maioria de nós não presta muita atenção.
Então, ao invés de simplesmente fazer isso de maneira distraída, você deveria tentar focar em fazê-lo da maneira mais perfeita possível. Tente deixar a caneta fluir perfeitamente enquanto escreve e escreva com a caligrafia mais perfeita que puder. Visualize isso acontecendo como você faz.
Basta prestar atenção à sua escrita dessa maneira e torná-la perfeita será o suficiente para garantir que você esteja mais envolvido e obtenha o lançamento de dopamina quando tudo correr bem. Você transformou o mundano em um jogo. Por quê? Porque o cérebro adora aprender e melhorar.
Seja o primeiro a comentar!