Quando se trata de fazer mais e ser mais produtivo, a mentalidade é absolutamente fundamental.
Precisamos ser capazes de nos concentrar em nossas meta se nos manter motivados o suficiente para tomar as medidas necessárias para realizá-las e essa é a única chance que temos de concluir os desafios e chegar onde queremos estar.
Mas, para fazer isso, muitas vezes temos que lutar contra nossos impulsos e nossos instintos. Isso significa que temos que nos forçar alevantar e a trabalhar, mesmo quando estamos cansados e só queremos ir para acama.
Isso significa que temos que nos motivar a nos concentrarem um longo dia de trabalho, mesmo quando estamos tentados a ir para casa mais cedo e assistir ao próximo episódio de Game of Thrones.
Isso é o que muitos de nós pensam como disciplina mental:a capacidade de nos forçar a fazer aquilo que não queremos fazer. Para tomar o nosso “remédio”, por assim dizer, e assim continuar progredindo.
Mas pode não ser o melhor método. Porque, como acontece,estar em constante guerra consigo mesmo não é propício para uma grande produtividade!
Então, em vez de fazer isso, que tal trabalhar com o seu intestino?
Entendendo seu fluxo de energia
Muitos de nós prestam muita atenção à gestão do tempo.Agimos sob o pressuposto de que, se tivermos tempo para fazer algo, então podemos fazê-lo.
Na realidade, porém, nossa capacidade de concluir o trabalho está muito mais relacionada à nossa energia. Se você não tem a energia necessária para se concentrar ou para trabalhar, então você não poderá fazer isso ou seu trabalho não será tão bom.
E como acontece, nossos níveis de energia vêm em ondas e estão fora do nosso controle.
Por exemplo, logo de manhã, muitos de nós lutamos com algo chamado “inércia do sono”. Isso significa que nossos cérebros ainda estão grogue da noite de sono e nós não somos tão produtivos.
Da mesma forma, tendemos a ser menos eficientes logo após o almoço ou jantar. Isso porque um influxo de carboidratos é decomposto no triptofano e esse triptofano é convertido em serotonina.
Por sua vez, a serotonina é convertida em melatonina, deixando-nos com sono!
É provável que todos sejamos cansados também durante as 4 da tarde e, claro, alguns dias são piores do que outros, dependendo do que fizemos no dia anterior.
Então, em vez de se obrigar a mudar para cumprir sua programação, que tal mudar sua programação para que você faça o trabalho mais importante quando estiver mais acordado?