Se existe um lugar onde deveríamos ser completamente livres, então está em nossa mente. Podemos ter limitações em termos do que nossos corpos são capazes e do que podemos fazer – mas nossa mente deve estar livre para vagar onde quisermos.
Infelizmente, essa não é a realidade em que a maioria de nós vive. Em vez disso, nossos pensamentos são ditados por nossas circunstâncias e essas circunstâncias estão em grande parte fora de nosso controle.
É por isso que muitas vezes nos sentimos insatisfeitos e constantemente querendo avançar, em vez de parar para aproveitar a vida e cheirar as rosas.
E sem querer ser políticos ou filosóficos, nossos estilos de vida capitalistas apenas reforçam essa natureza e tentam nos empurrar mais depressa.
Você está feliz?
A maioria de nós está constantemente em posição de leve insatisfação. Sentimos que há “uma coisa” que pode melhorar nossa vida e nos ajudar a ser mais felizes.Talvez desejássemos que tivéssemos um pouco mais de dinheiro, ou talvez desejássemos ter uma casa maior.
Talvez nós queremos um trabalho melhor?
Em parte isso será encorajado pela mídia e pelos bens materiais que queremos. Queremos mais dinheiro para podermos jogar o jogo mais recente, usar as roupas mais recentes e postar fotos de nós mesmos nas férias para mostrar aos amigos.
E continuamos trabalhando mais e enfatizando mais para tentar realizar essas coisas – por sua vez, manter as engrenagens da sociedade girando.
Fazendo uma mudança
Mas agora pense sobre esse jogo que você está querendo. Não há jogos de computador em sua prateleira agora que você ainda não jogou?
Não há jogos gratuitos que você pode baixar hoje e se divertir tanto?
Não é apenas marketing que está empurrando você para o próximo jogo e a próxima despesa?
Da mesma forma, pergunte-se se ter mais dinheiro realmente o faria mais feliz.Você pode viajar muito barato agora – o problema provavelmente é mais deixar o trabalho.
Mais responsabilidade não vai ajudar nisso!
Então, como você faz uma mudança e começa a ser mais livre e feliz agora?
A resposta é que você muda seu foco.
Em vez de se concentrar no que você não tem e no que você quer, comece a se fixar no que você já tem e pelo que você é grato. Isso é chamado de “atitude de gratidão”e é o caminho mais rápido para ter uma vida feliz e satisfatória.