Para muitos de nós, um dia não é muito diferente do dia que o precedeu, que é uma réplica exata do dia que foi antes e assim por diante. É muito fácil pensar que, de alguma forma, você vive em um mundo onde você realmente não tem muito impacto.
Independentemente do que você faz, do que você tenta e do quanto você tenta, no final das contas, parece que você está vivendo em um mundo que você não criou. Você é algum tipo de passageiro neste veículo em movimento, que você não pode controlar, chamado sua vida.
Parte disso é a ideia de que você está preso. Você realmente não pode mudar as coisas. As coisas são o que aconteceu com você, em vez de você fazer as coisas acontecerem.
Infelizmente, muitas pessoas vivem esse tipo de vida e não percebem que estão em algum tipo de prisão mental. Esta é uma prisão de sua própria autoria.
Você tem que entender que, diferentemente de uma prisão física, onde você está fisicamente limitado por quatro paredes e algumas barras de ferro, uma prisão mental é um lugar do qual você pode facilmente sair. Muitas vezes, você tem a chave para a fechadura da porta da prisão em suas próprias mãos.
No entanto, poucas pessoas se importam em colocar a chave na fechadura e ir embora com uma pessoa livre. Aqui estão cinco sinais de que você está vivendo em uma prisão mental.
Sinal # 1: Você se sente preso em sua vida
Espero que você não precise de mim para explicar como é ridículo o conceito de estar preso em sua vida. Eu não quero soar duro. Eu definitivamente não quero parecer crítico, mas vamos encarar isso.
Como você pode ficar preso em sua vida quando você pode sempre ir embora?
Como você pode ficar preso em sua vida quando você pode tomar uma decisão hoje, bem aqui, agora mesmo ir embora, ir a algum lugar, fazer algo diferente, tentar novos padrões, pensar de um jeito diferente, sentir um intervalo diferente de emoções?
O problema com essa prisão mental é de definição. O momento em que pensamos que nos definimos como presos em nossas vidas é o momento em que as paredes da prisão se tornam mais espessas e espessas, até que se torne uma realidade.
A única pessoa que te prende em sua vida é você mesmo. Eu sei que isso soa duro. Você provavelmente está pensando: “Bem, olhe para essas outras situações em que estou. Veja o que aconteceu no meu passado”.
Bem, eu estou dizendo que você está sempre no controle de como você responde ao passado e as coisas que estão acontecendo agora. No momento em que você muda como você responde e como interpreta esse estímulo é o momento em que você começa a sair daquela prisão mental. Você não está preso. Em vez disso, você escolheu estar lá.
Sinal # 2: Você não pode deixar de reagir a determinadas situações
Isso já aconteceu com você? Você está tendo um ótimo dia e, em seguida, por algum motivo estranho, você começa a pensar em seu ex-namorado ou ex-namorada. Daquele ponto em diante, seu dia está arruinado.
Você começa a pensar em como foi abusado, como foi enganado, manipulado, mentido ou humilhado. Seja qual for o caso, essa onda de emoções negativas entra.
Não é como algo que você pode ver a uma milha de distância. Você não pode escolher andar por aí. Apenas passa por cima de você como uma súbita tempestade. Agora, bate em você como uma tonelada de tijolos.
Você se torna muito negativo. É muito difícil para você confiar. É muito difícil para você alcançar as pessoas. É muito difícil para você se abrir. Às vezes até enfurece você.
Bem, este é um sinal clássico de uma prisão mental porque a maneira como você reage é uma escolha. Ninguém está segurando uma arma na sua cabeça dizendo: “Se você começar a pensar nessas coisas, você deve ser infeliz”.
Ninguém te coloca nessa situação. Você escolheu estar lá. Você optou por reagir da maneira mais negativa possível, porque obtém algo disso. Você tem um prazer culpado.
Acredite ou não, muitas pessoas que se sentem deprimidas realmente têm uma recompensa quando se sentem deprimidas. Eu sei que isso soa perverso, mas é verdade.
Caso contrário, eles não repetirão o mesmo processo repetidas vezes, a menos, claro, que estejam sofrendo de um sério desequilíbrio químico. Fora das razões bioquímicas, a maioria das pessoas que se sentem deprimidas o tempo todo recebe uma recompensa.
Deixe de lado essa recompensa. Entenda que existem outras recompensas por aí. Além disso, entenda que você pode olhar para o passado de uma maneira diferente. Você pode olhar pelo menos de um jeito que não te atrapalha e te arrasta para baixo.
Sinal # 3: Você constantemente se compara com os outros
Quando você se comparar com os outros, por favor, entenda que você está sempre alinhando o seu pior ao seu melhor. Se você não está fazendo isso, também está se decepcionando.
Você acha que é inteligente. Você acha que é inteligente. Você acha que conseguiu, mas adivinhe. Haverá outras pessoas que têm melhor do que você. Talvez seu QI seja 110, bem, existem pessoas com QI de 120.130 ou 150.
Talvez você pense que é rico. Você tem dez milhões de dólares no banco. Adivinha? Há pessoas com vinte milhões de dólares, cem milhões ou bilhões de dólares no banco. Você vê onde está levando?
Tentar colocar-se em algum tipo de hierarquia é um jogo perdido porque, por definição, as comparações são problemáticas. Você não pode ficar lá porque já existem pessoas que são melhores do que você, ou elas existirão no futuro.
Claro, talvez você esteja no topo do seu jogo agora, mas com tempo suficiente, alguém o derrotará no seu jogo. Você vê como isso é infrutífero?
Esta é a prisão mental do falso orgulho e da falsa identidade. Você não pode viver sua vida baseado apenas em como você se compara aos outros.
Qualquer vantagem que você acha que tem no aqui e agora desaparecerá, dado tempo suficiente. Procure um padrão melhor. Afaste-se desse hábito mental.
Sinal # 4: Você acha que seus melhores anos estão atrás de você
Há muitas pessoas que escolhem viver vidas derrotadas porque elas realmente não vêem sentido em fazer o melhor no aqui e agora. Então, que tipo de desculpa eles inventam?
Você tem que entender que a maioria das pessoas não reconheceria isso. A maioria das pessoas não admitiria honestamente isso. Em vez disso, eles diriam que seus melhores anos estão por trás deles. Talvez eles sejam velhos demais, cansados demais, ocupados demais, muito abatidos pela vida.
Seja qual for o caso, seus melhores anos estão por trás deles. Esta é uma prisão mental. É realmente porque o que você fez é aceitar uma desculpa. Você sabe muito bem que pode fazer melhor amanhã, mas prefere não fazê-lo.
É muito reconfortante pensar que, por qualquer razão, seus melhores anos estão atrás de você porque isso justifica que você não tente. Contanto que você tenha fôlego, você pode chegar a algo melhor.
Talvez você seja fisicamente fraco e velho, tudo bem, mas isso não significa que você também esteja mentalmente abatido. No mínimo, você pode escolher amar melhor amanhã. Você pode optar por ser uma pessoa mais apoiadora amanhã.
Você vê como isso funciona? Mas pensar que seus melhores anos estão atrás de você, é fazer um grande serviço a si mesmo, porque você está se congelando no tempo.
Você está se segurando em um padrão muito tóxico. Vamos encarar. Todos nós não estamos ficando mais jovens. Não somos tão fortes como antes, mas isso não nos desculpa, de forma alguma, de tentar viver de acordo com nosso potencial máximo.
Sinal # 5: Você sente que sua vida só vai melhorar com a ajuda das pessoas certas
As pessoas que sofrem desta prisão mental estão basicamente se dando desculpas por não assumir a responsabilidade sobre suas vidas agora. Isso é muito comum.
Quantas vezes você disse para si mesmo: “Ganharei muito dinheiro se conseguir o emprego certo? Eu vou me apaixonar se a pessoa certa aparecer. Eu vou me dar bem se meus pais fizerem a coisa certa e assim por diante. ”
O que você está fazendo é encontrar todo tipo de justificativa para não agir agora. Eu tenho más notícias para você. Você é o único dono da sua vida. Você é responsável pela sua vida.
Você tem que agir agora. Você não pode esperar que outras pessoas atuem juntas. Isso não vai acontecer. Somos todos imperfeitos. Somos todos falhos. Nós temos nossos cronogramas diferentes. Então, em vez de colocar sua vida em espera enquanto você espera que a pessoa certa apareça. Seja essa pessoa.
Identifique os cinco sinais acima para que você possa finalmente sair da sua prisão mental. Eu tenho más notícias para você. Você tem que fazer isso sozinho. Ninguém lhe deve nenhum favor. Ninguém pode fazer isso por você, porque esta prisão está dentro.