Autoajuda é uma perda de tempo: entenda por que você deve fugir da armadilha da autoajuda.
Você comprou programas de autoajuda, desenvolvimento pessoal, auto-aperfeiçoamento ou como quiser chamar. Já leu ou ainda ler vários livros de autoajuda que você pensa que podem ajudar você a mudar sua vida – mas nada realmente mudou depois de sua compra, certo?
Você não está sozinho nessa viagem.
Bilhões de dólares são gastos anualmente em livros e programas de autoajuda. Muito dinheiro para poucos resultados.
Por que comprar estes tipos de materiais em primeiro lugar?
É porque estamos sofrendo da “Doença da Autoajuda.”
A doença da autoajuda é a falsa noção de que, de alguma forma estamos “deficientes”, que há algo errado conosco. Entendemos que a fim de sermos felizes e bem sucedidos, temos de “melhorar” a nós mesmos.
O próprio ato de tentar melhorar a nós mesmos nos leva a acreditar que há algo errado com a gente, em primeiro lugar.
A ideia de que há algo de errado conosco simplesmente não é verdade. Portanto, antes de ir mais longe, eu quero que você entenda que você não pode melhorar a si mesmo porque não há nada de errado com você.
A única coisa “errada” é suas crenças sobre si mesmo e sobre a forma como você pensa que a vida funciona.
Então o seu programa de auto ajuda só vai funcionar se ajudar você a identificar e corrigir seu padrão de pensamentos equivocados.
Contents
A doença da autoajuda passa a ideia de que você precisa se melhorar
Então, como você começa a viver sua vida sem a necessidade dessa autoajuda barata?
Em primeiro lugar, você deve começar por compreender que você já tem tudo que você precisa para ser feliz e bem sucedido.
Porque está tão profundamente enraizado em sua mente que você nem sequer sabe que está lá, ou onde encontrá-lo, então você procura material de autoajuda para ajudar a encontrar o que você já tem.
Quando se sofre da Doença de Aperfeiçoamento Pessoal, pressupomos que há algo de errado com a gente ou algo faltando em nossas vidas. Acreditamos que a cura é um ou outro livro, programa, sistema ou seminário que vai nos mostrar como podemos melhorar a nós mesmos para que possamos finalmente ter o que queremos.
Acontece que o grande erro é que as pessoas buscam como melhorar a si mesma, como se elas fossem defeituosas. Mas na verdade, se você buscar mudar sua mentalidade, então você terá muito êxito.
Por exemplo, se você está com problemas financeiros, isso não significa que você seja um inútil, pode ser apenas que está com a mentalidade errada sobre o dinheiro.
Nesse caso se seu programa de autoajuda tenta melhorar você, provavelmente, vai falhar miseravelmente. Porém, se seu programa trabalha sua mentalidade sobre dinheiro, então sua probabilidade de sucesso aumenta 100%.
Você tem que pensar por si mesmo
De onde tiramos a ideia de que somos deficientes e precisamos melhorar a nós mesmos? Esses pensamentos vêm a nossa mente porque estamos olhando para fora de nós mesmos e costumamos nos comparar com os outros.
Nós permitimos que nossos pais, professores, líderes religiosos e grupos de pares bem-intencionados nos dizem que há algo fundamentalmente errado com a gente. Nós esquecemos de como pensar por nós mesmos.
Por que mais pessoas não pensam por si mesmas?
A razão é que a maioria das pessoas não querem pensar. Em vez disso elas apenas passar pela vida – procurando desesperadamente por figuras de autoridade para lhes dizer o que pensar.
Eles não questionam nada e aceitam tudo o que é dito como se estivesse em um transe hipnótico, que é claro que eles realmente não estão.
Os efeitos da Mente contaminada por este Vírus
A maioria das pessoas têm uma mentalidade de ovelha. Elas olham para os outros, especialmente outros grupos, para lhes dizer o que pensar e apenas segui-los como ovelhas.
Tem sido assim por muito tempo, que eles simplesmente perderam a habilidade de pensar por si mesmos.
Nós permitimos que os outros plantem uma espécie de vírus em nossa mente. Eles plantam a ideia de que temos de melhorar a nós mesmos antes de podermos nos encontrar e sermos felizes e bem sucedidos.
Mas o que nós não conseguimos entender é que é um vírus e está nos infectando todos os dias.
Um vírus na mente é como um vírus de computador. Quando um hacker envia um vírus e você abre o anexo maldito, é automaticamente infectado com o vírus, sem o nosso conhecimento ou intenção consciente.
Quando assistimos TV, ou fofoca, ou nos queixamos de não ter as coisas que queremos em nossa vida, estes “vírus” – mente negativa não só nos infecta, mas também às pessoas ao nosso redor.
Estes pensamentos vão sobre seu negócio e prosseguem para infectar vários outros computadores (inconsciente) com a sua programação negativa. Isso leva as pessoas a manifestar coisas em sua vida que eles não querem – todos abaixo do seu nível de consciência.
Seu Antivírus Interno
A solução no mundo da informática é manter o seu programa de antivírus sempre atualizado e deixá-lo correndo em segundo plano.
A solução do mundo em que toda a criação começa – o mundo de seus pensamentos, é manter o foco no que é bom para você e nas coisas que você quer.
Quando você faz isso, você naturalmente evita coisas que de outra forma fariam um grande dano ao seu sistema, infectando você inconscientemente – como a fofoca, TV, as pessoas que se queixam e pessoas que têm energia negativa.
Quando você pensa e fala sobre as coisas que estão em harmonia com os seus desejos, em vez de pensar sobre o que está errado com você e com o resto do mundo, você não será mais uma vítima da doença da autoajuda.
Por outro lado, quando você cair preso a pensar que há algo de errado com você e que você precisa “corrigir” a si mesmo, a sua vida está indo na direção errada.
Para este caso, procure apenas ajustar o padrão de pensamentos. Mude seus paradigmas. Assim tudo se corrige. Por que você já é perfeito. Você não precisa de melhorias. Precisa apenas ajustar as velas, dos seus pensamentos.
Você já tem as respostas
A verdade sobre você é que você não precisa de auto-aperfeiçoamento, você já é o senhor de si mesmo. As soluções para seus maiores problemas estão dentro de você, não em algum outro lugar.
E se você soubesse as respostas e as razões para tudo em sua vida? Isso é possível? Absolutamente!
As respostas para tudo o que você precisa saber está dentro de você. Mas você tem que experimentar de dentro para fora e não de fora para dentro.
Quando você vive de dentro para fora você vai saber tudo, porque você está conectado a verdadeira fonte de toda a sabedoria. Se você vive sua vida de fora para dentro você vai ser controlado por sua mente, por seu ego.
A única cura para esta doença da autoajuda é aprender como criar a sua vida pelo projeto, em vez de por padrão. Por isso quero dizer que você deve escolher o que você quer, ao invés de ter outros escolhendo por você.
Você não tem escolha sobre a criação. Você está criando todo o tempo, quer você saiba disso ou não.
A questão é, você quer criar a sua vida consciente ou inconscientemente?
Agora eu tenho uma boa notícia e uma má notícia.
A má notícia é que você pode criar o que quiser se você se esforçar o suficiente e lutar com força suficiente.
Mas isso está criando em sentido inverso, porque a qualquer momento que você luta ao extremo ou impõe excesso esforço em qualquer coisa, você está indo contra o Universo.
A maneira mais fácil de criar a vida que você quer é a fluir com o universo.
Então tudo o que você tem que aprender é a trabalhar com o universo, ao invés de contra ele. Entenda as leis que regem esse universo ao invés de tentar se consertar como se você estivesse quebrado.
Como fugir da armadilha da autoajuda
Como você, eu li todos os livros de autoajuda, incluindo “Quem Pensa Enriquece” e ainda me manteve lutando. Foi assim até que eu aprendi o segredo de como aplicar os princípios universais em minha vida.
Depois de entender como a cooperar com os princípios da física quântica e da Lei da Atração, você finalmente vai sair da armadilha da autoajuda para o resto de sua vida.
O que a maioria das pessoas não entendem é que nós não atraímos o que queremos; nós atraímos o que focamos.
Por exemplo, quase todo mundo quer mais dinheiro, então, obviamente, querer dinheiro não é a chave para ter dinheiro.
Se você está atualmente experimentando ansiedade, escassez, depressão, ou uma incapacidade para atrair o que você deseja, você deve dar uma olhada em como você está atraindo essas coisas em sua vida.
Em outras palavras, você deve olhar para o “padrão de atração” que trouxe essas coisas em sua vida. Isto é: onde está o seu foco?
Aprofunde sua leitura com o artigo: Física quântica e a Lei da Atração.
Sua vibração deve corresponder aos seus desejos
Nossos problemas financeiros, de relacionamentos, entre outros, aparecem em nossas vidas, porque conscientemente, ou mais do que provável, inconscientemente, nos concentramos no que não queremos em vez de nos concentrar naquilo que realmente queremos.
Em suma, você não está criando um jogo vibracional favorável.
Todos os obstáculos que você enfrenta em sua vida são o resultado de uma incompatibilidade vibracional. Até que você decida se conectar conscientemente com um nível de vibração mais elevada, você permanecerá preso onde você está.
Eu gostaria de compartilhar com você, um dos princípios mais importantes sobre o segredo da criação deliberada: “Se você mudar a maneira como você olha as coisas, as coisas que você olha mudarão”.
Isso não é autoajuda barata, isso é física quântica.
Então, ao invés de tentar se concertação como se fosse um ventilador quebrado. Apenas mude seus paradigmas.
Você acredita que você tem possibilidades infinitas?
Então, como você olha para sua vida?
Sua vida é essencialmente baseada no que você acredita ser verdade sobre si mesmo. Isso determina o seu nível de expectativas.
Estas expectativas são baseadas em suas crenças sobre limitação, escassez e pessimismo sobre o que é possível para você.
Estas crenças formam a base de como você olha a vida, e a percepção cria o que você atrai e o que você experimenta.
Então, o que você tem ou não tem – ou o que você pode criar ou não pode criar será determinado por seus pontos de vista limitados de impossibilidade ou ilimitado.
Em vez de tentar melhorar a si mesmo, comece a perceber que a fonte de energia dentro de você é ilimitada. E, porque sois um com esta fonte de energia ou a mente criativa Universal, as possibilidades também são ilimitadas.
No entanto, esta fonte de energia só pode funcionar através de você quando você está em harmonia com ela.
Fonte de Energia
A Física Quântica nos ensina que a Fonte de Energia ou a mente criativa Universal está em um estado constante de fornecer tudo o que podemos imaginar. Ela recebe ordens 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ela nunca fecha para balanço, nunca tira férias, licença médica ou quaisquer dias de folga. Está perpetuamente lá para atender suas ordens e realizar seus pedidos.
Se isso for verdade, então por que algumas pessoas são capazes de ascender a esta fonte de energia, enquanto outras sentem-se separadas dela?
A resposta é simples. Se ela está sempre dando o que pedimos e se você está tendo qualquer tipo de escassez em sua vida, então você está criando resistência.
Você está colocando resistência no caminho do fluxo natural de tudo o que deseja.
Se o Universo é baseado na lei de energia, o que significa que tudo está vibrando em uma frequência particular, e você não tem o que você quer, então você está vibrando em uma frequência que está em contradição com o que você deseja.
É por isso que tantas pessoas têm problemas em suas vidas. Não tem nada a ver com dinheiro, relacionamentos, saúde ou qualquer outra coisa.
Simplificando, eles não estão em harmonia vibracional com seus desejos externos. Em vez disso, eles estão criando resistência ao que eles desejam, ainda que tentando atraí-lo ao mesmo tempo.
Pensamentos que enfatizam a falta, a limitação, a escassez, indignidade, medo, dúvida ou preocupação, configuram uma contradição de energia. Esta contradição cria um campo de resistência. Em essência, você está fora de harmonia com os seus desejos.
Pare de resistir, comece a permitir
Lembre-se, você é parte da mente criativa Universal. Se você se colocar em um estado de espírito de permissão, o que significa está em harmonia com os seus desejos, então a fonte de energia ou a mente criativa Universal vai trabalhar em harmonia com você para trazer seus desejos.
Ela não tem escolha nesse assunto. Ela só pode agir de acordo com seus pensamentos e sentimentos que não têm nenhuma contradição vibracional com o que você deseja.
Tudo se volta a se nós escolhemos criar nossas vidas, por projeto ou por padrão.
Se você criar a sua vida, por padrão, você vai passar o resto de sua vida tentando “melhorar” a si mesmo.
Mas eu vou dizer isso de novo – você não precisa de melhorar a si mesmo, você só precisa de melhorar os seus pensamentos sobre si mesmo.
Você precisa aprender a alinhar a sua energia e como cooperar e fluir com o universo em vez de contra ele.
Acima de tudo, você precisa aprender as noções básicas de criação através dos princípios universais e da física quântica, e entender como esse processo criativo funciona.
Se você fizer isso e você cooperar com o processo, você pode viver uma vida livre do medo, dúvida, preocupação e luta – uma vida onde tudo vem a você de forma fácil e sem um esforço medonho. Uma vida sem a necessidade de auto melhoramento.
Eu não ensino, particularmente, não ensino autoajuda. Em vez disso eu ensino a melhorar seus padrões de pensamentos entrar na vibração dos seus objetivos mais ousados. Assim as pessoas podem criar suas vidas por projeto. Não por padrão.
Como sempre, eu lhe desejo o melhor de tudo que você está disposto a aceitar para si mesmo.
É uma página de auto-ajuda!
Parabéns! Você criou uma bela matéria de auto ajuda ao tentar criticar este mesmo tema. Os livros, treinamentos, consultoria e etc, são ferramentas úteis de autoconhecimento – fundamental no processo de evolução pessoal. Porém, o foco deve ser Atitude frente ao conhecimento adquirido. O problema não é a quantidade de livros, mas sim a inércia.
rs…aqui é dito que auto ajuda não funciona, mas que a a pessoa tem que se auto ajudar. Quanta inconsistência! E depois acaba por defender a física quântica como meio de desenvolvimento pessoal. Sim, claro! A física quântica procura comprovar sua eficácia em alcançar objetivos pelo influência que nossa mente exerce sobre a matéria, no intuito de manifestar o que almejarmos. Qualquer livro de auto ajuda, mesmo sem mencionar o termo “Física Quântica” em seu texto, estará induzindo o leitor aplicar o mesma lei para alcançar objetivos. Ou seja, aprender a usar a mente. O Valderley precisa ler mais livros de auto ajuda para comprovar sua eficácia.