Aprender a deixar ir é uma habilidade muito difícil de desenvolver, mas também é uma das mais valiosas e importantes se você realmente deseja “redefinir” sua mente e atacar a vida com uma nova positividade e determinação.
A triste verdade é que muitos de nós são definidos por nossas experiências passadas e permitimos que eles coloquem e guiem nossos comportamentos e julgamentos futuros.
Se você teve uma experiência traumática no passado, isso pode ficar com você e fazer com que você sinta que poderá ter mais azar no futuro.
Muitas vezes, não nos dedicamos totalmente aos relacionamentos por causa dos maus relacionamentos que tivemos no passado e, da mesma forma, experiências antigas com pais e colegas de escola podem moldar a maneira como nos vemos.
Para seguir com uma mentalidade positiva, é necessário limpar primeiro a bagagem emocional.
Isso é algo pelo qual todos teremos que passar uma vez ou outra. Embora você não deva enterrar ou ignorar emoções dolorosas, é importante abraçá-las e seguir em frente para que você possa seguir com sua vida.
Afundar-se em desespero e se sentir chateado não é uma resposta construtiva a qualquer situação e, no final das contas, resultará em sua falha em construir novos apegos e em seguir em frente com sua vida.
A seguir, veremos algumas maneiras pelas quais você pode seguir em frente e superar emoções que potencialmente podem prejudicá-lo e impedir que você continue sua vida.
Ficar preso EM
Abrir mão de pessoas e relacionamentos é muito diferente de abrir mão de projetos e idéias.
Se você perdeu alguma coisa, perdeu muito dinheiro ou perdeu seu trabalho em um novo romance, por exemplo, não há um aspecto emocional real a ser tratado da mesma maneira que existe em um relacionamento e isso não ajudará você em tudo para passar o tempo chafurdando sua chateação.
Como tal, a melhor solução é simplesmente seguir em frente e se concentrar em reiniciar do zero.
E a melhor maneira de fazer isso?
Isso é simplesmente pegar as peças e continuar com um plano de reconstrução. Quanto mais cedo você reconstruir, menos você perderá.
Ter uma despedida
O que quer que você tenha perdido, é importante lidar com essas emoções e obter um fechamento.
É por isso que um funeral e um velório são tão importantes após a morte de um ente querido, pois nos permitem dizer adeus e encerrar esse capítulo em nossas vidas.
Você pode enviar uma mensagem para qualquer coisa, seja alguém que você amou ou sua empresa.
Você pode até fazer uma comemoração para marcar o “fim” de um momento influente em sua vida, ou mesmo do “velho você”.
Essa pode realmente ser uma maneira muito boa de se livrar do “pensamento de tipo” que já discutimos.
Reconhecer o valor
A expressão “é melhor ter amado e perdido do que nunca ter amado” pode não parecer reconfortante para quem já fez o primeiro, mas é realmente muito verdadeiro.
Se a pessoa, o relacionamento ou a posse se foi ou não, você terá aprendido e crescido com a experiência.
Quando você percebe que eles deixaram uma impressão duradoura em você e mudou quem você é, então percebe que uma parte deles está realmente vivendo.
A cadeira vazia
Às vezes, parte da dificuldade de deixar um ente querido ou um relacionamento é que você ainda tem problemas não resolvidos que não teve chance de superar e, às vezes, as coisas não são ditas até que seja tarde demais.
Para ajudá-lo a seguir em frente, geralmente é útil tirar esses problemas do peito conversando com uma cadeira em que você imagina que eles estão sentados.
Outro muito útil é escrever uma carta para eles que você destrói depois.
Terapia cognitivo-comportamental
A TCC é uma terapia cognitivo-comportamental que consiste basicamente em identificar os pensamentos negativos que você tem e depois substituí-los por outros mais positivos.
Crie algumas afirmações positivas e úteis, como “eles estão em paz agora” ou “eles fazem parte de quem eu ainda sou” e da próxima vez que você se encontrar ruminando de maneiras emocionalmente prejudiciais, tente repetir essas frases.
Embora possam ser de pouco conforto a princípio, com o tempo você pode descobrir que eles se tornam habituais e substituem permanentemente seus pensamentos negativos.
Veremos mais a CBT no capítulo 6.
Essas técnicas ajudarão você a deixar de lado sentimentos, memórias e experiências que atualmente estão moldando suas crenças de maneira negativa.
A chave é fazer isso de uma maneira saudável, não simplesmente “calar” quaisquer memórias negativas.