Quantas vezes você já ouviu o ditado: você é o prefeito do jeito que é? Quantas vezes você já ouviu pessoas dizerem que você é especial ou elas não podem viver sem você?
Estas são coisas muito reconfortantes para ouvir. Afinal, se você está frustrado ou encontrou uma derrota recentemente, não seria ótimo saber que você é perfeito?
Definitivamente é calmante porque o aguilhão da derrota queima. Dói ser informado que você está errado. Isso, claro, significa que há algo errado com você.
Há algo faltando em você. Ser informado de que você é perfeito é o melhor tônico para a dura queima da realidade. Essas palavras – “você é perfeito como você é” – chegam até você no fundo do abismo da decepção e da frustração. Essas palavras são tão doces.
Mas eles também são mentiras
Você sabe. Todo mundo sabe disso. É uma daquelas mentiras de grupo que adoramos nos agrupar. É como se repetindo este ditado, eles se tornam verdade.
Infelizmente, não funciona assim. Uma mentira, independentemente de quantas vezes se repita e não importa quantas pessoas repitam e acreditam, sempre permanecerá uma mentira.
Pior ainda, quanto mais sentimos que somos especiais, mais caímos na armadilha de pensar que de alguma forma, de alguma forma, o mundo nos deve alguma coisa. Eu tenho más notícias para você.
O mundo não lhe deve nada. O mundo não podia se importar menos e, infelizmente, muitas pessoas acham que são tão especiais que o mundo recompensaria seus sentimentos. O mundo não se importa com seus sentimentos.
Você sabe o que importa? Resultados. Você pode fazer o trabalho ou não? Você pode fazer isso rápido o suficiente ou não? Você pode fazer o trabalho que atende a um padrão de qualidade muito alto ou não?
É assim que o mundo funciona. É bipolar – preto ou branco. Os sentimentos não têm lugar neste cálculo. Infelizmente, quanto mais você acha que é especial, mais você acha que tem direito.
Você não é o centro do mundo. Na verdade, você nunca foi perfeito. Nem vale a pena tentar ser perfeito porque você não é perfeito nem nunca será.
Você sabe o que te faz especial? Suas limitações Concentre-se naqueles. Suas limitações são realmente oportunidades. Quando você olha para suas limitações como convites para o autocontrole, você começa a fazer coisas. Você começa a ir a lugares.
No entanto, quando você olha para as suas limitações como fontes de constrangimento, humilhação, degradação, abuso, você vai inventar todos os tipos de desculpas e passar por muitos obstáculos apenas para evitá-las.
Aceite suas limitações. Use-os como oportunidades de autodomínio, porque quando você faz isso, você se torna competente.
De acordo com o estudo de Roy Beaumeister, a auto-estima real vem da competência, a autoconfiança, por sua vez, vem da auto-estima. Escolha ser bom em algo primeiro. Escolha ser competente primeiro.
Baseie sua vida no fundamento sólido da verdade. E não há nada mais verdadeiro do que competência. Ou você pode fazer algo bem ou você não pode. Ou você está pronto para o trabalho ou não está. Ninguém pode tirar isso de você.