Qual é o propósito da vida? O que nasci para fazer aqui nesse mundo? Como descobrir meu propósito de vida? Estas têm sido algumas das perguntas constante na mente de muitas pessoas espalhadas mundo a fora.
Todos nós em, um momento ou outro acabará se fazendo estas mesmas perguntas ou semelhantes. É quando começamos a pensar que há mais. Que nascemos para fazer mais. Para ser mais.
Mesmo que você não esteja pensando nisso agora, chega um certo momento na vida que começamos a pensar, muitas vezes isso acontece, normalmente, a partir dos 27 – 28 anos, que começamos a pensar que, de fato, temos uma missão maior. E quando não pensamos a própria vida se encarrega de nos dar alguns sinais, bem desagradáveis de que não estamos realizando o nosso propósito.
Então começam a surgir tais perguntas:
Qual é o propósito da vida?
Por que você foi criado?
Por que você veio a este planeta?
Por que você está em seu corpo físico, único, rodeado por um ambiente único, e passando por experiências únicas em sua vida?
Tem que haver uma razão para que a sua experiência aqui na terra seja muito diferente das experiências de outras pessoas. Mas o que é?
Quando essas perguntas começam a ecoar na sua cabeça, na sua mente, você se sente insatisfeito com como você está conduzindo a sua vida. Então, muitas pessoas começam a buscar pelo o seu propósito verdadeiro.
Contents
Qual é o propósito da vida?
Aristóteles disse que a felicidade é o propósito da vida. É difícil argumentar o contrário. No entanto, eu diria que não é só felicidade para nós mesmos, mas a felicidade dos que nos rodeiam e do mundo que nos rodeia, é isso que conta.
A vida não significaria muito quando você está prestes a morrer feliz depois de fazer outras pessoas infelizes!
Também é considerado por muitas pessoas que o nosso propósito na vida é contribuir para o mundo de uma forma positiva, utilizando os nossos pontos fortes, os nossos talentos para tornar o mundo e a vida de outras pessoas, muito melhor.
Então, em essência, seja com que talentos nascemos ou desenvolvemos ao longo da vida, pode ser visto como o nosso propósito compartilhar esses talentos para contribuir positivamente com o mundo.
Por exemplo, se o seu dom é transmitir uma mensagem positiva, como Tony Robbins faz, então o seu objetivo pode ser ajudar outras pessoas a encontrar o seu propósito na vida.
Ou, se seu talento é para design de interiores, então o seu objetivo pode ser a ajudar os outros a criar espaços inspiradores e significativos em suas próprias casas e ou empresas.
Para Dan Millan, autor de “O Caminho do Guerreiro Pacífico”, um dos propósitos da vida é aprender as lições da vida. Em outras palavras, encontrar o valor em desafios que ocorrem dentro dos relacionamentos, saúde e trabalho. Encontrar valor e aprender algo em cada situação que vivenciamos.
Veja esse incrível vídeo Dan Millman no YouTube
Ainda assim, há muitas outras pessoas acreditam que o propósito da vida é sofrer. Elas acreditam que você deve viver preso em depressão e sofrimento e entorpecer suas emoções de modo que você não tem que sentir alguma coisa realmente, como felicidade genuína.
Essas pessoas têm uma mentalidade de vítima, e onde quer que elas obtenham as suas ideias, elas mantém seus hábitos negativos, o que só pode mantê-las presas em padrões negativos. Logo, só podem se sentirem infelizes, amarguradas, assombradas por seus próprios padrões mentais.
Bem, mas qual é verdadeiramente o propósito da vida?
A verdadeira resposta para qualquer das pergunta do inicio desse texto, sempre vai ser a que você se sentir bem.
Com qual das definições de propósito acima você se sente bem?
Qual definição acalma sua mente e entusiasma o seu coração? Ouça a sua intuição, e veja a si mesmo como uma parte pequena, mas importante deste mundo, que explicação realmente fala com você?
Se você é, em qualquer coisa parecido comigo, você vai ser feliz, contribuindo para o mundo, e aprender as lições da vida. Talvez isso ressoe em grande forma com o seu ser interior; portanto, o seu propósito pode ser contribuir com o seu melhor para com o mundo.
Você pode querer compartilhar, informações, seus talentos. Você pode querer inspirar pessoas a conquistar uma vida plena, próspera, assim, como faz Anthony Robbins, Brian Tracy, Bob Proctor, e outros.
Seja como procure meios de descobrir o seu propósito de vida o quanto antes e alinhe a sua vida de acordo com ele.
Como reconhecer o seu propósito na vida em termos de contribuição
Isto pode soar como um clichê, mas você vai reconhecê-lo quando você encontrá-lo. Ele vai ressoar como algo que você está animado, apaixonado para realizar. E você naturalmente vai cair em uma vibração de alegria e facilidade sempre que você está pensando sobre isso ou realizando esse propósito.
Pergunte a qualquer um o que eles gostariam de ser, e a maioria das pessoas tem uma resposta. Eles podem dizer algo como, treinador de vida, chefe de cozinha, ou um viajante pelo o mundo com uma mochila nas costas.
Você vai descobrir que a maioria das pessoas acompanha suas respostas com, “Mas, isso não é realista. Eu tenho que ganhar dinheiro, pagar as contas, o aluguel, e trabalhar na carreira que escolhi.”
Essas pessoas estão negando os seus verdadeiros propósitos de vida com desculpas desse tipo ou outras quaisquer.
Mas e você?
Você tem uma resposta que você está negando?
Se você sente que você gostaria de fazer alguma coisa, mas você não pode porque está fora do seu alcance por alguma razão, então você está resistindo ao seu propósito na vida.
A verdade é que você não teria o desejo de fazê-lo se você não tivesse capacidade para fazer.
O universo, Deus, ou como você quiser chamar não lhe daria a ideia, interesse ou paixão para realizar algo, se não fosse algo que você deveria fazer ou não tivesse capacidade para fazer.
Portanto, o seu propósito na vida é fazer as coisas que você está interessado em fazer, coisas pelas as quais você tem uma paixão para realizar, ou sente um chamado interior para fazer.
Não importa quão pequeno ou grande isso é, ou posso parecer. Todas as tarefas neste mundo contribuem positivamente, de alguma forma, e nenhuma tarefa é mais importante do que outra.
Também é importante lembrar que você não tem que largar tudo e começar a viver o seu propósito na vida, agora, desesperadamente.
Uma vez que você se tornar consciente do que é o seu propósito na vida, começa a trabalhar no sentido de cumprir esse propósito, obtendo a educação que você precisa ter para realizar o seu propósito, tome as medidas que você precisa tomar, e se coloque no trabalho que você precisa estar para realizar o seu grande propósito de vida.
Você pode trabalhar em direção ao seu propósito na vida sem ir à falência ou se tornar um sem-teto. O ponto é trabalhar para o seu propósito de forma inteligente.
Como realizar o propósito de sua vida e ser feliz
Há muitas maneiras diferentes que você pode se tornar mais feliz nessa vida. Quanto mais você descobrir maneiras de ser feliz, mais maneiras de ser feliz você vai descobrir.
A seguir estão apenas alguns passos que você pode dar para tornar-se mais feliz ainda hoje.
Saia da sua zona de conforto
Quando você cresce como pessoa, você se torna mais feliz. Você começa a conhecer-se melhor e compreender o mundo em torno de você muito melhor.
No entanto, a fim de crescer você tem que sair da sua zona de conforto. Encarar seus medos. Fazer as coisas que assustam você. E, observe a si mesmo tornar-se mais feliz cada vez que você faz essas coisas.
Toda vez que você dar um passo, mesmo que pequeno fora da sua zona de conforto, você a expande e aumenta as suas possibilidades.
Lembre-se da definição de insanidade de Einstein: “Fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.”
Aceitar os outros pelo que eles são
Quer ser infeliz? Tente forçar outras pessoas a ser alguém que não são. Isso nunca vai funcionar, e você sempre vai ficar desapontado e irritado com o resultado.
Quando você começar a aceitar os outros por quem eles são, não tentar muda-los a seu gosto, você começa a liberar a tensão, raiva e algum rancor esteja sentindo. Uma vez livre desses sentimentos você começa apreciar os presentes que as pessoas trazem para sua vida.
Tente mudar as pessoas. Se necessário, mude a si mesmo.
Gosto de uma citação que diz mais ou menos assim: “Todos querem mudar o mundo, mas não querem mudar a si mesmos.”
Faça perguntas e procure respostas
Quando você faz alguma pergunta e encontra as respostas, você está expandindo seu conhecimento.
Seu conhecimento afeta suas crenças, e suas crenças afetam a sua felicidade.
As pessoas mais ignorantes neste mundo são também as mais infelizes. Elas estão presas em crenças limitadas que não servem a sua vida de uma forma positiva.
Identifique suas crenças limitantes e transforme-as em crenças positivas.
Para aprender mais sobre mudança de crenças, leia estes artigos:
Mapeamento de crenças e emoções;
Removendo crenças limitantes sobre dinheiro;
Como superar crenças limitadoras com técnicas avançadas.
Siga sua intuição
Você nasceu com um sistema de orientação interna que o ajuda a tomar decisões que beneficiem a sua vida.
Quando você ouvir a sua intuição, você vai descobrir que experiências, pessoas e circunstâncias entrarão em sua vida para beneficiá-lo.
Você pode sintonizar a sua intuição, praticando meditação, estando atento, e confiando em sua voz interior quando ela fala com você. E ela fala!
Você está pronto para começar a viver uma vida com propósito?
Agora você sabe que o seu propósito é fazer o que ressoa com você em termos de carreira, felicidade e contribuição.
O fato de você está em busca de sentido para sua vida significa que você está pronto para adicionar o propósito em sua vida e começar a viver uma vida que você está destinado a viver. Você está pronto e você deve começar a tomar medidas para assumir o seu propósito de vida ainda hoje.
Bem, eu verdadeiramente espero este texto tenha dado alguma clareza a cerca da pergunta: “Qual é o propósito da vida.” E ajude você a viver o seu propósito de vida.