Motivação quando preso em um barranco
“As pessoas costumam dizer que a motivação não dura. Bem, nem tomar banho – é por isso que recomendamos diariamente. ” – Zig Ziglar
Não importa o quanto você queira liberdade e felicidade, provavelmente chegará um momento em que você se sentirá desmotivado. Quando você se sente tão desesperado e tudo o que você quer fazer é desistir.
Quando tudo ao seu redor parece sombrio, e você não consegue ver o que está bem à sua frente, é fácil perder de vista seus sonhos. É fácil voltar à sua zona de conforto, à sua maneira antiga e esquecer o que você se propôs a fazer.
Mas está desistindo da resposta certa? Isso o aproximará de seus objetivos ou apenas o afogará em desespero?
Eu acho que você e eu sabemos a resposta para a pergunta.
Desistir quando você percorreu um longo caminho significa que você perdeu um tempo considerável. Seria melhor fazer outra coisa em vez de perseguir o sonho que tanto desejava.
Você ficará feliz quando desistir?
Você vai se sentir como se tivesse realizou algo de bom?
Não, você não vai. Você provavelmente se sentirá mal, provavelmente sentirá que perdeu alguém que amava.
Quando o fogo queimando dentro de você se extinguir, você precisará de muita limpeza interna para que o fogo acenda novamente.
O fogo dentro de você
Quando você chega ao fundo do desespero e está deitado pelas cinzas dos seus sonhos, lamentando sua perda, precisa olhar profundamente dentro de você novamente para obter as respostas.
O que aconteceu?
Por que você deixou tudo escapar?
Você não quer mais ser livre e feliz?
Responder a perguntas como essa após o fim do seu sonho será difícil. Talvez você precise de um tempo para processar tudo. Tire um tempo, mas não demore muito. Senão, você corre o risco de esquecer totalmente o que provocou o incêndio em você pela primeira vez.
Volte no tempo e faça o possível para lembrar por que queria tanto a liberdade.
Você estava cansado de ser infeliz?
Você estava cansado de sempre sentir que está tentando alcançar a vida, mas não consegue, não importa o quanto tente?
Você estava cansado de ter que fingir viver uma vida que muitos desejavam para você, mas não você?
Anote tudo.
Rastreie novamente o caminho que você seguiu e lembre-se do seu ponto de ebulição.
Quando tudo começou a fazer sentido para você?
Quando você finalmente colocou o pé no chão e disse que já tinha o suficiente?
O que o empurrou para o limite?
Procure um local tranquilo. Feche os olhos e reviva esses sentimentos. Use-o para tentar reacender o fogo dentro de você.
Se o fogo não estiver pegando, continue se aprofundando no seu passado até sentir uma faísca ganhando vida. Em seguida, alimente-o com mais das mesmas emoções até obter um grande fogo queimando dentro de você.
Quando o fogo voltar, tente ver se você pode voltar para onde parou. Se não for possível, talvez seja necessário fazer tudo do zero. Mas está tudo bem.
Use essa falha como uma ferramenta de aprendizado. Anote tudo o que aprendeu.
Na próxima vez que você começar a se sentir mal e sem combustível, poderá se lembrar facilmente de como superou um desafio semelhante no passado.
Fazendo da motivação um hábito
Que melhor maneira de manter-se sempre motivado do que criar um hábito? É isso mesmo, hábitos são algo que você faz de maneira rotineira. Você não precisa se lembrar de fazer algo quando faz isso por hábito.
Você só vai fazer isso.
Então, quando você faz da motivação um hábito, está basicamente atingindo dois coelhos com uma cajadada só. Você está fazendo algo que o aproxima mais de seus objetivos e economizando um tempo precioso.
Agora, a coisa com os hábitos de construção é que eles levam tempo.
Você não pode esperar que algo permaneça da noite para o dia.
Você precisa treinar-se para realizar a atividade que deseja, para transformá-la em hábito.
Você pode começar fazendo isso logo após ou antes de outro hábito bem estabelecido.
Por exemplo, escovação de dentes. Se você criou o hábito de escovar os dentes depois de acordar e antes de ir para a cama, pode “ancorar” seu novo hábito (motivação).
Então, por exemplo, você sabe que vai escovar os dentes pela manhã.
Depois de escovar os dentes, você poderá adotar o novo hábito. Faça isso por algumas semanas até se acostumar com a nova rotina.
Antes que você perceba, você estará adotando seu novo hábito de motivação todas as manhãs sem precisar se lembrar!
Quando você está motivado todos os dias, será mais fácil alcançar seus objetivos. Você não precisa mais procurar constantemente novas fontes de motivação.
Toda vez que você adota o novo hábito, fica motivado. Mesmo que às vezes você se sinta deprimido durante o dia, no momento em que adquire o hábito, ele se recupera e ajuda a mantê-lo no caminho certo!
Conseguir liberdade e felicidade é muito mais fácil quando você tem um suprimento infinito de motivação. Você pode facilmente superar seus pensamentos negativos e quaisquer outros obstáculos que possam estar no seu caminho.
Mesmo se você for pego de surpresa, sempre encontrará uma maneira de voltar e continuar lutando pelos seus sonhos.
Seja o primeiro a comentar!