O que te faz feliz?
Qual é a sua ideia de uma noite perfeita?
Para muitos de nós, a resposta seria algo parecido com o relaxamento no sofá, assistir a um ótimo programa de TV e comer algo delicioso. Talvez você queira ficar com sua outra metade, ou talvez você queira programar um jogo.
Essas coisas são confortáveis e são refrescantes. Essas coisas ajudam você a sentir-se calmo e rejuvenescer de uma semana difícil.
Mas você sabe o que? Seu cérebro não gosta dessas coisas. Na verdade, estas são as piores coisas que você pode fazer no que diz respeito ao seu corpo e seu cérebro!
A razão para isso é simples: quando você relaxa e quando você se acomoda na sua zona de conforto, você não desafia seu cérebro. O resultado é que ele começa a atrofiar.
Crescer ou encolher
O cérebro é capaz de se adaptar ao que quer que você jogue nele devido a um processo chamado de plasticidade cerebral.
A plasticidade cerebral descreve a capacidade do cérebro de crescer e mudar de forma, criar novos neurônios e tornar-se mais forte. Aqui está o princípio de SAID: adaptações específicas às demandas impostas.
Se você praticar idiomas, você fica melhor no idioma praticado. Se você praticar equilíbrio, seu cérebro fica melhor nisso.
Mas se você não está crescendo, então toda essa matéria neural extra é apenas energia desperdiçada. O resultado? Seu cérebro começa a se atrofiar e começa a queimar através dessa matéria extra. O resultado é que você se “deteriora”.
Crescer ou encolher. Avançar ou retroceder. Ficar “estático” não é uma opção.
O cérebro ama o crescimento
Quando você aprende um novo idioma ou uma nova habilidade, o cérebro verá isso como um estímulo positivo. Ele vê isso como uma chance de se fortalecer e, finalmente, melhorar a sua capacidade de sobreviver.
Assim, produz hormônios positivos e neurotransmissores como dopamina e fator neurotrófico derivado do cérebro. Estes ajudam você a aprender, mas também impedem a atrofia que discutimos.
Eles protegem o cérebro contra a degeneração e eles o tornam mais inteligente.
Então, enquanto você pode sentir que a melhor coisa que você pode fazer para o seu cérebro é relaxar e sentar-se na sua zona de conforto, na verdade o cérebro prefere o desafio e a aprendizagem.
Claro, tenha a sua noite, mas certifique-se de que sua vida não é apenas um caso de alternar entre o estresse no trabalho e fazer ‘nada’ em casa. Continue aprendendo, continue indo em novos lugares e continue enfrentando novos desafios!