Como vencer o medo de fracassar e transformar sua vida
O medo de fracassar nos paralisa, não nos deixando agir para alcançar nossas metas e cumprir os nossos objetivos. Alguma vez você já sentiu aquela sensação de insegurança, incapacidade, talvez até vergonha, uma sensação de fracasso brotando dentro de você?
Você já passou por uma fase em sua vida onde coisas terríveis parecem insistir em acontecer? Não importa o que você faça elas estão lá.
Você já se sentiu quebrado, com medo de fracassar, ou você começou a questionar tudo o que você fez ou está fazendo?
Você quer apenas voltar para a cama, se esconder lá, até que o mundo volte ao normal?
Eu aposto que há alguns dias que você se sente dessa forma ou algo parecido com isso.
Na verdade, estudos mostram que a maioria das pessoas – inclusive pessoas altamente bem-sucedidas – se sentem fracassadas com mais frequência do que nós pensamos.
O medo do fracasso está em todos nós. Mas nós podemos e devemos vencer esse medo, a fim de viver a vida que nós queremos viver.
O Coronel Sanders, o cara que inventou Kentucky Fried Chicken. Ele andou de porta em porta tentando vender sua receita de frango frito. Sua receita foi rejeitada 1009 vezes seguidas antes de alguém, finalmente, comprar a tal receita.
Steven Spielberg foi rejeitado várias e várias vezes pela University of Southern California antes de se tornar um diretor de cinema premiado e respeitado em todo o mundo.
Thomas Edison, criador da lâmpada elétrica, criou 10.000 protótipos fracassados antes de conseguir, finalmente, criar algo comercializável.
Sylvester Stallone foi rejeitado 1.500 vezes antes de vender o seu script de “Rocky”, que se tornou um dos filmes mais populares de todos os tempos.
O ilusionista David Blaine tentou quebrar o recorde mundial de prender a respiração debaixo d’água. Ele passou por algumas falhas incrivelmente embaraçosas, na frente de milhões e milhões de pessoas na televisão nacional, uma e outra vez, antes de finalmente ter sucesso (ele prendeu a respiração por dezessete minutos debaixo d’água para quebrar o recorde.)
Sir Richard Branson lançou 400 empresas antes de fundar sua grande descoberta, a Virgin Galactic.
Todas estas pessoas fizeram várias tentativas antes de serem os sucessos que são hoje e, em alguns casos, literalmente, desafiaram a própria morte, para hoje fazerem suas contribuições para a humanidade.
E cada um superou seus desafios e falhas embaraçosas, publicamente, antes que eles conseguissem avançar rumo ao tão sonhado sucesso.
Então aqui está um ponto importante: O fracasso é uma parte normal, natural, um trampolim para o sucesso.
Eu, certamente, me sinto como um fracasso muitas vezes. E imagino que você também se sinta dessa forma algumas vezes. Mas isso não significa que você não tem chance de se tornar o sucesso que deseja. Muitas vezes a sua grande chance está muito mais perto do que você pensa. E o fracasso é, na verdade, só um passo necessário para o sucesso.
Então, não se afunde em sentimentos tóxicos, como a ansiedade ou insegurança, pois não há realmente nenhuma necessidade.
2 passos simples para se livrar do medo de fracassar
Aqui estão 2 passos simples que você pode dar. Comece agora mesmo para colocar o brilho de volta em seus olhos e colocar sua vida nos trilhos, recarregar suas baterias, e internalizar em um nível visceral profundo que sua hora de brilhar está muito mais perto do que você pensa.
Aqui vamos nós.
Passo 1: Recusar-se a viagem no tempo.
Quando criança, eu costumava imaginar monstros debaixo da cama. Eu chegava a sonhar com aqueles monstros horríveis. Eu assistia muitos filmes de mostro, acho que isso ajudava a ter esses sonhos horríveis.
Eu ficava com muito medo de dormir, com muito medo de ficar acordado, com muito medo de ir ao banheiro, com medo de me mover naquele quarto escuro.
E mesmo quando adultos agora, ainda temos muito medo dos nossos monstros mentais. Muitos adultos que eu conheço estão ainda estão lutando contra muitos desses “terrores noturnos”.
Muitos de nós nos aterrorizamos com pensamentos assustadores.
Sonhamos com coisas terríveis que aconteceram no passado, coisas assustadoras que poderiam acontecer no futuro, e continuamos fazendo malabarismos com a batata quente, escaldante dentro de nossas mentes.
Muitas vezes nós caímos no sono visualizando o pior, ou imaginando situações aterrorizantes.
Nós acordamos de manhã com um choque de adrenalina, imaginando o trajeto longo, estressante para o trabalho, as crianças chorando durante o café da manhã, a reunião logo pela manhã de uma segunda-feira com o chefe mal humorado.
Ficamos nervosos com um olhar engraçado ou um comentário estranho de um colega ou o chefe, e de repente nossas palmas estão suando e estamos nos preocupando em ser demitido e por aí vai…
Nossos relacionamentos: alguém não retorna sua ligação, não responde no WhatsApp, e de repente você se sente não desejado, indesejável, não amado. Muitos pensamentos passam na cabeça, no geral, esses pensamentos não são muito favoráveis.
Nós nos assombramos com pensamentos terrivelmente negativos.
E a maioria dos seres humanos adultos tem estes tipos de pensamentos obscuros, paralisadores mais de 900 vezes por dia.
900 vezes! Imagine o quanto PODER essas afirmações negativas tem sobre você. Pena que esse poder é negativo. Esta te empurrando para baixo.
Sugestão: Recuse-se a ser um viajante do tempo. Pelo menos tente não viajar para este tempo obscuro.
Da próxima vez que você começar a imaginar um evento terrível, construir um pensamento paralisante, ou começar a acessar suas memórias ruins, os erros do passado, ou medos paralisantes do futuro, procure dizer estas palavras para você mesmo:
“Eu tenho o direito de não viajar nesse tempo ruim. O passado ficou no passado. E eu agora estou construindo minha vida perfeita.”
Se preocupar com o passado ou com o futuro leva você para longe de sua realidade. Esses pensamentos negativos sobre sua própria vida o mantém preso em limitações muito abaixo do seu verdadeiro potencial.
Você precisa superar esses sentimentos e para isso você deve se recusar a viajar no tempo passado ou futuro nesses pensamentos terríveis sobre coisas que não são reais e nem sequer aconteceu em algum momento de sua vida.
E, sim. Eu sei que isso é muito mais fácil de falar o que de fazer. Mas se você espera mais para sua própria vida você necessariamente, precisa superar crenças limitantes.
Você tem o direito de não viajar no tempo obscuro.
Você tem o direito de não infectar a sua realidade com monstros imaginários.
Não há monstros debaixo da cama.
O passado é história, o futuro é um mistério, mas hoje é o único presente que você jamais vai ter. É por isso que ele é chamado o presente.
E sempre se lembre que você pode mudar sua vida mudando seu foco. Mude seu foco, mude seus paradigmas, mude sua mente e mudará sua vida.
Passo 2: Mude de Canal
Se você está constantemente obcecado com pensamentos negativos, preocupações, ansiedades ou situações futuras que podem dar errado, mude o canal em sua mente.
Imagine uma mão gigante mudando o canal na TV.
Em seguida, encontre uma foto de algo belo – algo bonito, algo relaxante, algo que faz com que cada célula do seu corpo venha a relaxar.
Para algumas pessoas pode ser uma imagem do oceano. Para outras pode ser um pôr do sol. Ou o som dos pingos de chuva batendo na janela quando você está aconchegado sob o edredom em sua cama quente.
Ver imagens ruins dentro de sua cabeça pode ser incapacitante, paralisante. Mas você tem o direito e o poder de não permitir que essas imagens infectem sua realidade com seu veneno.
Isso só existe em sua cabeça. Isso significa que você pode e deve começar a escolher o canal que deseja assistir.
Basta dizer para si mesmo: “Não! Eu não preciso de assistir a este canal agora. Eu estou mudando para o canal do sol, da chuva… sei lá… o canal da riqueza, da prosperidade, da espiritualidade, da saúde… defina o canal que você quer assistir.”
No livro A Ciência de Ficar Rico, de Wallece Wattles, é justamente esta a mensagem principal: Criar uma imagem mental clara daquilo que você realmente quer em sua vida.
Se você é consistente com o seu canal de mudança, em breve se tornará um hábito e naturalmente, isso passará a ser o seu modo de pensar.
Sua mente vai facilmente, tornar-se naturalmente relaxada e muito mais positiva. Você vai, finalmente, ativar o tal pensamento criativo e criar a vida que você deseja.
Seu corpo, seu coração, e cada uma de suas células vai sentir a mudança energética, e você vai se sentir fisicamente mais leve, mais livre, mais enérgico. A felicidade fará parte constante de sua vida.
E emocionalmente, você vai liberar tanta energia positiva, que você usou para gastar em pensamentos ruins, pensamentos assustadores, agora mudando o foco a boa energia que cria vibrações e chama mais do que você realmente ama.
Este é o ciclo de energia. É como o Universo funciona. Você pode usá-lo para seu benefício.
Portanto, comece hoje.
Recuse-se a fazer viagem no tempo ruim.
E assista apenas os canais que você quer assistir.
Se você está sério sobre mudar sua vida, conheça agora o curso mudança de paradigmas.
Seja o primeiro a comentar!