A luta ou fuga constante
É de conhecimento geral que muitas pessoas vivem suas vidas em um estado constante de estresse crônico. Este é um problema sério porque desencadeia a liberação de hormônios negativos e neurotransmissores que causam estragos à sua saúde.
Mas, na verdade, é mais profundo do que isso.
O estresse crônico significa que você está constantemente sendo pressionado e, portanto, em vez de poder parar e sentir o cheiro das rosas, ao invés de ser capaz de realmente aproveitar sua vida, você acaba simplesmente tentando sobreviver.
Não só isso, mas você permanece constantemente reativo, reage constantemente aos eventos e, portanto, incapaz de se tornar proativo e decidir o curso de sua vida e a direção que deseja tomar.
O problema
Todos nós temos estressores diferentes que provocam isso em nossas vidas. Alguns de nós estão lutando com as dívidas. Alguns de nós estão sobrecarregados no escritório. Alguns de nós têm problemas em nossos relacionamentos.
Mas, não importa o problema, todos eles afetam o corpo da mesma maneira que ser perseguido por um leão.
No que diz respeito ao corpo, estamos em perigo e nosso cérebro precisa produzir os hormônios certos para aumentar nossa frequência cardíaca, contrair os músculos e evitar que a energia seja gasta em qualquer outro lugar – seja na digestão ou no sistema imunológico.
Do ponto de vista psicológico, isso significa que estamos simplesmente desgastados. O que muitos de nós não percebemos, é que a energia é um recurso finito.
Muitos de nós pensamos que o tempo é um recurso finito, mas na verdade, a energia é muito mais limitada. Se você passar o dia todo se preocupando com o trabalho e se você não chegar em casa até tarde da noite, então, como você vai escolher a direção que deseja?
Como você vai escrever essa ótima novela – filme – livro – série, treinar, encontrar tempo para desenvolver sua carreira em direções que o excitam?
Tudo o que você está fazendo é pisar em água. E queimar toda a sua energia, sua paixão e sua vitalidade.
A resposta
Então, qual é a resposta?
Bem, excessivamente simples, embora possa parecer, a resposta é fazer a escolha de se concentrar em coisas que realmente interessam e parar de se preocupar com as coisas que não são importantes.
Aprenda a enfrentar seus medos e deixar de ser conduzido por eles. Aprenda a assumir o risco necessário se quiser experimentar uma nova carreira ou escrever um livro.
Diga “o suficiente” e dê-se esse intervalo. Seja o que for preciso.
Seja o primeiro a comentar!