Existem duas grandes correntes de pensamento nos setores psicológico e espiritual. As pessoas que seguem a lei da atração acreditam que o que você pensa ganha impulso ao longo do tempo e atrai pensamentos mais positivos.
Se conseguirmos sintonizar nossa vibração em direção a coisas que nos fazem felizes, esse momento aumentará e ser feliz se tornará cada vez mais fácil.
Mas há outros que fazem um argumento igualmente eficaz.
Toda pessoa tem um lado sombrio que é reprimido pela sociedade moderna; se esse lado sombrio não for examinado e permitido se expressar, continuará a espreitar em nosso subconsciente, sabotando nossa felicidade.
Tudo o que está dentro de nós precisa ser processado e expresso de alguma maneira. É um princípio científico comumente aceito que a energia não pode ser criada ou destruída, mas pode ser transmutada.
Um olhar mais profundo na sombra
A psicologia das sombras foi popularizada pelo iminente professor Carl Jung. A sombra é o aspecto inconsciente de nós mesmos com o qual não podemos nos identificar conscientemente.
Na verdade, existem aspectos positivos do lado sombrio.
Os “Agradadores de Pessoas” precisam começar a se identificar com sua raiva e começar a dizer às pessoas para se perderem, em termos inequívocos.
Mas, por terem sido criados de maneira a respeitar os outros e serem “bons”, eles acham difícil entender conscientemente que dizer não às pessoas pode ser imensamente orgânico, satisfatório e natural.
Em vez disso, eles assumem mais trabalho do que deveriam e acabam estressados, acreditando que sabotar seu bem-estar mental e emocional é de alguma forma uma coisa “positiva”.
Geralmente, no entanto, a sombra exibe tendências negativas. Contém medos profundos e inseguranças.
Em seguida, projeta esses medos e valores mobiliários em outras pessoas.
Muitas vezes, as pessoas projetam suas próprias tendências negativas nos outros para lidar com sua própria dor.
É a próxima melhor coisa para poder enfrentá-lo dentro de si, o que é muito mais difícil.
Para Jung, a melhor maneira de explorar o lado das sombras era através do trabalho dos sonhos e da análise simbólica.
A sombra foi referido como o “Inconsciente” nas obras de Sigmund Freud e Friedrich Nietzsche.
O conceito de própria sombra tornou-se muito mais popular nos últimos tempos devido ao domínio prévio da lei da atração.
Mais pessoas do que nunca estão envolvidas no trabalho dos sonhos e nos questionários de auto-avaliação para dissolver as tendências das sombras e levar o eu das sombras à vanguarda da mente consciente.
A lei da Atração
A Lei da Atração foi popularizada pela primeira vez por Jerry e Esther Hicks no filme de 2006 “O Segredo”.
Eles declararam estar canalizando uma entidade não-física conhecida como Abraão. Jerry Hicks faleceu de câncer em 2011, levando muitos a questionar a autenticidade do movimento.
No entanto, Esther Hicks ainda é muito ativa e tem muitos seguidores.
Além disso, a Lei da Atração é demonstrada ou mencionada em muitas sociedades históricas e textos espirituais.
Não é o único domínio dos Hicks, embora tenham sido os que o trouxeram à consciência do público no contexto do século XXI.
A Lei da Atração faz todo sentido e explica mais por que algumas pessoas são bem-sucedidas e outras não são mais do que qualquer outra coisa.
Mas o conjunto completo de ensinamentos acrescenta muito mais e mergulha em situações complexas que vão muito além do foco em pensamentos positivos.
Além disso, coloca uma nova ênfase em desejos e emoções.
Eles foram vistos como “sujos” de uma perspectiva espiritual oriental, da qual obtemos grande parte de nossas informações esotéricas.
Tais distorções convenceram as pessoas de que desejos e emoções são de alguma forma maus, embora nada possa estar mais longe da verdade.
Além disso, muita ênfase foi colocada nos pensamentos mentais, quando são as vibrações emocionais que dão a força à manifestação.
A lei da atração é baseada em sentimentos, em oposição aos pensamentos, que é um paradigma completamente novo.
Qual devo fazer?
A boa notícia é que não há necessidade de discriminação. O trabalho sombrio e uma mentalidade positiva podem ser facilmente aplicados juntos.
Não há necessidade de ficar do lado de um grupo ‘contra’ o outro. Isso é inútil e contraproducente.
Em vez disso, abrace o melhor dos dois mundos. Você pode achar que o trabalho de positividade traz sombras ocultas e que o foco na compreensão da Sombra funciona para aumentar seus níveis de positividade.
Um bom compromisso poderia ser fazer o trabalho paralelo e manter uma psicologia positiva, mas tente se concentrar mais em uma psicologia positiva.
Também ajuda a perceber que há uma diferença entre ignorar algo e focar no lado positivo das coisas.
Portanto, encontre suas dificuldades de frente e enfrente-as com antecedência. Ao mesmo tempo, tente olhar para o futuro e ser otimista sobre o que ele reserva para você.
Não evite o passado e seus demônios internos, pois isso foi identificado como o impedimento número um ao crescimento e desenvolvimento futuros.
A evasão emocional também é a principal causa de infelicidade, segundo alguns especialistas no campo da psicologia.
Pode ser uma linha difícil de equilibrar entre os dois. Mas, para desenvolver uma mentalidade realmente saudável, você precisa se concentrar em ambas.