Se você deseja tirar o máximo proveito de si mesmo e de sua vida, é crucial que você aprenda a controlar suas emoções – seu humor. Suas emoções afetarão sua capacidade de foco e sua satisfação de todas e quaisquer atividades com as quais você se envolver e muito mais.
Mas, claro, controlar suas emoções, é muito mais fácil dizer do que fazer. Isso é algo que todos gostaríamos de fazer sem dúvida, mas se fosse tão fácil, todos seríamos felizes o tempo todo!
Há um segredo para fazer isso, apesar de muitas pessoas perderem esse segredo. E, embora possa ser impossível garantir que você tenha sempre um controle total sobre a forma como se sente, isso pode fazer uma grande diferença e ajudar a lhe dar muito mais controle sobre sua própria vida.
Fisiologia e suas emoções
A chave faltante que tantas pessoas negligenciam é a própria fisiologia. Em outras palavras, seu corpo e seu estado físico.
Para que serve nossas emoções?
Elas devem nos levar para coisas desejáveis e nos afastar de coisas que poderiam, potencialmente, nos prejudicar.
Quando nos sentimos assustados, isso nos motiva a procurar um abrigo mais seguro. Quando nos sentimos desgostosos, isso pode afetar nosso apetite, nos impedindo de comer corretamente.
Em um nível mais profundo, porém, estar com fome também afeta suas emoções e motiva o seu comportamento.
Quando você está com fome, geralmente você terá baixo nível de açúcar no sangue. Isso, por sua vez, libera cortisol, o hormônio do estresse, juntamente com a grelina.
Por outro lado, quando você come, você produz serotonina que o coloca de bom humor. Isso então se converte em melatonina e nos faz dormir.
Estar doente causa inflamação através de citocinas pró-inflamatórias e estas reprimem a atividade no cérebro, criando neblina cerebral e depressão.
Sentimentos e emoções são diferentes. Você sente fome, sente-se cansado e sente-se doente. Estes criam emoções como: estresse, raiva e tristeza. Entenda sua fisiologia e suas emoções.
O resultado prático
Então, onde queremos chegar com isso? Qual é a moral da história – resultado prático de toda essa conversa?
A moral é que não é tudo sobre seus pensamentos e seu estilo de vida. Se você está com raiva ou se está triste, talvez não seja devido a você ter um dia ruim – você pode estar com fome, doente ou simplesmente cansado.
Depois, há o fato de que nossos hormônios tendem a mudar em um ciclo. Tenha tudo isso em mente quando você está tentando gerenciar seu humor e certifique-se de se preparar com a melhor chance possível de um dia feliz e positivo!
Seus pensamentos criam sua realidade, seus pensamentos influenciam seus sentimentos, mas estes também podem está sendo afetado por sua fisiologia. Então, esteja atento ao que está afetando suas emoções, e corrija isso agora.