Fazendo melhores escolhas
“A vida é uma questão de escolhas, e toda escolha que você faz.” – John C. Maxwell
Durante toda a sua vida – e durante toda a sua jornada para a liberdade – você estará enfrentando muitos garfos na estrada. Desde a tomada de decisões triviais até as cruciais, suas escolhas terão um impacto em sua vida e em outras.
Então, você precisa aprender a escolher sabiamente. Mas como exatamente você garante que está fazendo as escolhas certas?
Escolhas que acabarão por levá-lo ao seu sonho de viver uma vida feliz e livre?
Pare de pensar demais
É essencial aproveitar o seu poder mental para tomar grandes decisões.
No entanto, em muitos casos, você não precisará gastar muito tempo pensando nos resultados de suas decisões, especialmente se estiver lidando com pequenas decisões que não ameaçam a vida.
Em tempos como esses, seus esforços serão mais bem gastos fazendo algo mais produtivo.
Pensar demais nas coisas é um grande obstáculo para seus recursos. Perde tempo, usa muita energia cerebral, consome sua energia e alimenta o pensamento negativo.
Você gasta muito tempo pensando nos “e se”, em vez de no “quando”.
Você se verá pensando em todas as coisas negativas que podem acontecer
em vez dos bons.
Muitas vezes, sua decisão depende do que as outras pessoas possam pensar de você.
Quando você inadvertidamente deixa outras pessoas assumirem o controle de suas escolhas, você está dando a elas muito poder sobre você.
Se você está lidando com algo em sua própria vida, algo que não terá impacto sobre os outros, será necessário agir de acordo com seus próprios interesses.
Você não é egoísta se não está machucando ninguém.
Você provavelmente está com muito medo de que alguém não goste de suas escolhas, portanto, tome suas decisões com base no que acha que fará com que outras pessoas gostem de você ou o respeite.
Esse, meu caro leitor, não é o caminho certo para viver. Você nunca alcançará a liberdade se colocar muito peso no que os outros pensam de você.
Pergunte a si mesmo: “Ficarei feliz com minha decisão?”
Se sua resposta for “sim”, isso é ótimo. No entanto, se você não estiver satisfeito com isso, é melhor escolher outra coisa que o fará feliz.
Você não está vivendo sua vida pelos outros, está vivendo sua vida por si mesmo.
Se isso faz você feliz, fazendo os outros felizes, faça-o de qualquer maneira. Você só precisa traçar a linha em que suas decisões não o deixarão infeliz.
Emoção versus lógica
Decisões difíceis exigem uma abordagem diferente.
Você tem duas maneiras de fazer isso: decida com base no que é certo para você (emoção) ou no que você sabe que é certo (lógica). Essas duas abordagens para tomar decisões não são mutuamente exclusivas.
Você pode decidir fazer algo com base nas informações factuais de que está fazendo a coisa certa, mas, ao mesmo tempo, sabe no fundo do coração que é realmente a coisa certa.
Esse é o melhor de ambos mundos.
Quando sua lógica e suas emoções se alinham, você pode definitivamente dizer que fez a decisão certa!
Pesar prós e contras também é uma boa ideia, especialmente se você estiver tomando uma grande decisão que terá repercussões nos outros.
Você pode escrever seus pensamentos no papel para poder ver facilmente qual decisão será a mais adequada para você.
Você também pode compartilhar suas idéias com seus familiares ou com quem quer que seja afetado por sua decisão.
Receba informações de todos que serão afetados. Você não deseja tomar uma decisão da qual se arrependerá mais tarde, portanto, é melhor ter todas as bases cobertas.
Quando se trata de decidir coisas que afetarão sua felicidade e liberdade a longo prazo, é melhor não tomar decisões no local.
Pense bem e avalie suas opções.
O que sua cabeça diz e o que seu coração diz?
Tente encontrar o denominador comum entre sua lógica e sua emoção.
Isso fará com que você alcance seus objetivos finais mais rapidamente.
E se suas decisões fizerem com que você falhe?
Qual você prefere escolher?
Escolhendo a coisa errada e tendo a oportunidade de corrigi-la, ou não escolher?
Espero que você tenha escolhido a primeira opção.
Quando você escolhe errado, pelo menos agora você sabe o que não está funcionando.
Se você escolher entre 5 opções diferentes, terá 20% de chance de acertar. Se você escolheu errado na primeira vez, está apenas olhando para mais 4 opções, o que significa que você tem 25% de probabilidade de escolher a resposta certa.
Basicamente, o ponto aqui é que, quanto mais você fracassar, mais próximo estará de seus objetivos, pois estará apenas eliminando as escolhas erradas.
Toda vez que você falha, você aumenta as chances de ter sucesso na sua próxima tentativa!
Se você optar por não fazer nada, nunca saberá a verdade, nunca descobrirá qual é a resposta certa, simplesmente porque não tentou.
Portanto, ao não escolher, suas chances de escolher a coisa certa são um zero grande e gordo.
Então, pense sobre isso na próxima vez que você falhar. Significa realmente que você está se aproximando de seus objetivos!
Seja o primeiro a comentar!