“Cada um de nós deve enfrentar seus próprios medos, deve ficar cara a cara com eles. A forma como lidamos com nossos medos determinará para onde vamos com o resto de nossas vidas. Experimentar aventura ou ser limitado pelo medo.” – Judy Blume
O medo é apenas um instinto natural. Não há como fugir disso – faz parte do nosso mecanismo de sobrevivência. Estamos conectados para sentir medo.
Sem ele, estaríamos nos colocando em perigo o tempo todo. É o que nos impede de fazer coisas malucas que podem nos colocar em uma cama de hospital ou em um caixão.
Você consegue imaginar a vida sem temer nada?
Você seria corajoso, claro, mas acha que pode passar um dia inteiro sem sofrer um acidente? Ou melhor, você viverá para ver o fim do dia?
Provavelmente não.
Não ter um pingo de medo provavelmente o levará a atravessar ruas
sem olhar para os dois lados primeiro. Ou você tolamente experimenta colocar sua mão em algum lugar que não deveria estar.
Parece assustador, certo?
O problema é que existem inúmeras maneiras de causar danos a si mesmo se não tiver medo de nada.
Como você já deve saber, experimentar o medo (racional) é literalmente uma dádiva de Deus. Pode salvá-lo de todos os tipos de danos e perigos.
No entanto, existe algo como estar com muito medo. Às vezes, seu medo pode literalmente paralisá-lo e torná-lo imóvel. Você acaba não fazendo nada por causa do seu medo.
Você não atinge nenhuma das metas que definiu para si mesmo. Você não está fazendo nenhum favor a si mesmo se deixar que o medo assuma o controle de sua vida.
Quando se trata de buscar a felicidade e a liberdade, você precisa aprender a colocar seus medos irracionais sob controle.
O medo é apenas “falsas evidências que parecem reais”
Seus medos podem parecer reais para você.
No entanto, a verdade é que nem sempre é real.
Quando você tem medo de algo, pensa em algo que pode acontecer em algum momento no futuro. Isso significa que há uma chance significativa de que o que você tem medo NÃO aconteça!
Pergunte a si mesmo: quantos de seus medos já se tornaram realidade?
Todos eles?
50%? 20%? 1% ?!
Digamos que apenas 10% dos seus medos se tornem realidade. Isso significa que você passou um tempo considerável se preocupando com os 90% que não se materializaram!
Isso desperdiçou muito tempo apenas pensando em possibilidades em que você poderia passar esse tempo fazendo algo produtivo, como trabalhar em coisas que o levarão mais perto de seus objetivos!
Respondendo aos seus medos
Se você definiu como meta da sua vida alcançar a liberdade máxima e a felicidade duradoura, e seus medos o prejudicam à inação, você precisa aprender a responder a esses medos.
Uma maneira de fazer isso é enfrentando seus medos de frente. Reconheça o que você tem tanto medo e encontra maneiras de superar esse medo!
Por exemplo, se você tem medo de falar em público (mas sabe que essa habilidade é importante para o seu sucesso), precisa descobrir como pode falar em público sem se sentir como um cervo nos faróis toda vez que pisa na frente de alguém. Uma multidão!
Você pode aprender várias técnicas para ajudá-lo a se tornar um orador mais confiante.
Você pode contratar um treinador ou um mentor para mostrar as cordas. Com prática suficiente, você poderá vencer seu medo de falar em público em pouco tempo!
isso é apenas um exemplo.
Você pode ter outros medos igualmente assustadores que estão bloqueando seu caminho para o sucesso. Quaisquer que sejam seus medos, basta colocá-lo em perspectiva e você poderá controlá-lo.
Transformando o medo em poder
Racionalize seu medo e olhe para ele de um ponto de vista neutro. Pense em você como um cientista olhando seus medos sob um microscópio. Faça a si mesmo algumas perguntas como:
Existe alguma base para meus medos?
Existe ainda uma chance remota de acontecer?
O que desencadeou o medo?
O que posso fazer para fazer o medo ir longe?
Na maioria das vezes, é apenas sua mente jogando com você e fazendo você pensar em pensamentos irracionais. Fazer algumas perguntas o ajudará a pensar com clareza.
No entanto, na hipótese de seus medos terem 100% de probabilidade de se tornar realidade, deixe seu instinto de autopreservação assumir o controle!
Analisar seu medo e destruí-lo ajudará a reduzir o poder que tem sobre você.
O pensamento racional literalmente mostra a luz e expõe seus medos pelo que realmente é – uma invenção de sua imaginação hiperativa!
Quando você conseguir superar seus medos, seu caminho para o sucesso ficará muito mais claro.