Este desejo é uma coisa primitiva e elementar. Encontra-se no reino animal, e entre as raças inferiores dos homens, talvez mais claramente do que entre os tipos superiores de homens, mas apenas porque, em tais casos, é visto despojado da cobertura, bainhas, disfarces e máscaras que cercam mais formas e planos de vida civilizados.
Mas lembre-se disso bem, o mesmo princípio se manifesta sob o folheado polido da vida civilizada – a Força do Desejo do líder culto dos homens é tão elementar quanto a animação do homem das cavernas feroz e desgrenhado ou do selvagem Berserker que, nu e meio louco, correu contra hordas esmagadoras de seu inimigo, escovando-as de lado como moscas – isto é, se você vai olhar sob a superfície polida.
Nos dias selvagens antigos, o Desejo manifestou sua força no plano físico – agora se manifesta no Plano Mental – essa é a única diferença, a Força é a mesma em ambos os casos.
Enquanto escrevemos, acaba de ser produzido no palco uma nova peça que ilustra esse princípio.
A heroína, filha de uma antiga família de Nova York de alta posição social, tem um sonho de sua vida em uma encarnação anterior, na qual ela se vê arrancada dos braços de seu pai habitante das cavernas pelos poderosos braços de um Feroz chefe selvagem, cujo desejo se manifesta através do físico.
Ela desperta de seus sonhos, e seu horror logo descobre o rosto de seu captor de sonhos em um homem que entra na vida de seu pai em Nova York.
Este homem vem do Oeste, contundente, engenhoso e desejoso, batendo tudo antes dele no jogo das finanças. A partir do momento, ele coloca seu pé não no pescoço de seus inimigos – mas no plano mental, desta vez, em vez do físico.
O mesmo velho desejo de poder é forte dentro dele – a mesma velha magistratura se manifesta. Este homem diz: “Eu nunca desisti. Nunca tive medo”.
O mesmo desejo antigo, então, inflamado no selvagem agora se manifesta no Mestre de Wall Street, e entre a força de sua Atração e a força acoplada e aliada de sua Vontade, ele repete os desempenhos de sua encarnação anterior – mas no avião de forças mentais e conquistas desta vez – a mente, não músculo, sendo o instrumento através do qual o desejo se manifesta.
Damos o exemplo acima apenas como uma ilustração do fato de que o desejo é a força motivadora que move a vontade em ação e que causa a variada atividade da vida, dos homens e das coisas.
Desejo é um poder real na vida, e influencia e obriga outras pessoas e coisas a se aproximarem do centro do Desejo enviando as correntes. No segredo do sucesso, o desejo desempenha um papel proeminente.
Sem um desejo para o sucesso, não há sucesso, nenhum. A Lei da Atração é colocada em movimento pelo Desejo.
A maioria dos princípios avançados neste livro tem sido na natureza de injunções positivas – ou seja, você foi instado a fazer certas coisas, em vez de não fazer o contrário.
Mas aqui chegamos a um lugar em que o conselho deve ser dado ao longo das linhas negativas – devemos exortar você a não fazer uma coisa certa. Aludamos a esse grande veneno da mente e conhecido como Medo.
Nós não fazemos alusão ao medo físico – importante, embora a coragem física possa ser, e tão lamentável como a covardia física pode ser considerada, ainda não é parte do propósito deste livro pregar contra o último e aconselhar o cultivo do primeiro. Qualidade – você encontrará muito disso em outro lugar.
Nosso objetivo aqui é combater aquele inimigo sutil e insidioso da verdadeira auto expressão que aparece na forma e no disfarce do medo mental, pressentimentos que podem ser considerados como pensamento negativo, assim como os outros princípios mencionados neste trabalho podem ser considerados como Pensamento Positivo.