“Não presto atenção aos elogios ou culpas de ninguém. Eu simplesmente sigo meus próprios sentimentos. – Wolfgang Amadeus Mozart
Passamos por diferentes emoções e sentimentos todos os dias. Alternamos entre sentir-se feliz, triste, zangado, frustrado, estressado, ansioso, esperançoso, sem esperança etc. Às vezes, você pode estar muito ocupado para prestar atenção e tentar entender por que está passando por essas emoções.
É importante prestar atenção a isso.
Por quê?
Porque suas emoções geralmente o levam para a próxima direção que você tomará. Suas emoções podem levá-lo através de uma montanha-russa figurativa.
Se você não entender por que está se sentindo assim, será impossível saber como contê-lo.
Consciência dos seus sentimentos
Aprender a conter ou regular seus sentimentos é importante. Se deixada desmarcada, suas emoções podem fazer com que você faça algo de que se arrependa mais tarde, algo que terá consequências duradouras para você e para outras pessoas.
Não entender seus sentimentos, especialmente os negativos, pode levar a um comportamento destrutivo que o afogaria ainda mais na miséria.
Se você não parar, será um ciclo vicioso e interminável. Está é possível ficar preso nessa crueldade e nunca alcançar a liberdade que você sempre sonhou.
Estar ciente de suas emoções permitirá que você pare com todas as negatividade que está acontecendo em sua mente.
A racionalização de seus sentimentos ajudará você a entender por que está se sentindo do jeito que está. Isso permitirá que você dê um passo atrás e analise a raiz de seus sentimentos.
Por exemplo, se você está sempre estressado e sobrecarregado no trabalho ou em casa, convém pensar um pouco. Você pode se perguntar:
Por que você se sente assim?
O que você pode fazer para mudar sua situação?
Se a situação mudar, você se sentiria feliz?
Você se sentiria melhor consigo mesmo?
Será que o desespero finalmente vai embora?
Dar um nome a essas emoções ajudará você a descobrir o que realmente deseja. Você pode até elevar o nível seguinte, identificando o grau de uma emoção específica.
Por exemplo, se você está estressado hoje.
Você está um pouco estressado ou estressado?
Por quê?
O que causou isso?
Identificar e entender suas emoções o ajudará a descobrir onde você quer estar e quem você quer estar. Ela desempenha um papel enorme no seu desejo de sair da sua jaula mental independente.
Se você quer liberdade suficiente, suas emoções o levarão a ir além de seus limites e explorar novos territórios.
Suas emoções e seus relacionamentos com os outros
Quando você está em contato com suas emoções, tende a se tornar um indivíduo mais produtivo. Em vez de reprimir seus sentimentos, você pode canalizá-lo para atividades mais produtivas.
Você pode facilmente dar 100% a cada pequena coisa que fizer. Você pode elevar o seu desempenho no trabalho e os diferentes papéis que desempenha em sua vida.
Compreender suas emoções também ajuda a construir relacionamentos mais positivos. Isso ajuda você a entender melhor as pessoas ao seu redor.
Comunicar seus sentimentos aos outros também é saudável nos relacionamentos, pois ajuda a criar intimidade e confiança.
Você se torna mais transparente e os outros podem vê-lo facilmente por quem você realmente é – um indivíduo feliz e livre!