Você tem muito mais controle sobre o seu medo e seu estresse do que você provavelmente consegue perceber. Muitos de nós pensamos que estamos à mercê de nossos cérebros e não percebemos que na verdade controlamos a resposta emocional que queremos dar.
Quando você está estressado, é porque você está se concentrando em todas as coisas que poderiam dar errado. Isto é, essencialmente, você está dizendo ao seu corpo: ‘Eu preciso ser estressado’.
E quando você faz isso, você aciona uma repentina e poderosa resposta hormonal.
E se você não acredita que é assim como isso funciona, então basta considerar o poder do placebo – isso engana nossa resposta hormonal de forma muito eficiente, simplesmente, através da crença.
Você pode fazer a mesma coisa, removendo o estresse em torno de algo, dizendo a si mesmo; “Eu não preciso ser estressado”. Ou melhor ainda, você pode dizer: “Eu estou calmo e confiante”.
Então, como você faz isso?
Uma opção é usar a técnica de “Definição do Medo” de Tim Ferriss. Leia mais para descobrir como isso funciona:
O que é definição do medo?
Definição de medo é assim chamado, porque é baseado na definição de objetivos. A ideia na definição do objetivo é anotar todos os seus objetivos e como você vai alcançá-los.
Ao escrevê-los em uma folha de papel, no seu caderno de objetivos ou no bloco de notas, você os torna concretos e você realmente tende a trabalhar para realizá-los.
A definição do medo é similar e tão contra-intuitivo quanto pôde soar, fazer seus medos concretos pode ser muito útil para encontrar maneiras de superá-los.
A definição do medo é útil porque muitas vezes pensamos em algo de que temos medo e não percebemos realmente por que isso nos assusta.
Mas se você usar a técnica de definição do medo você pode encontrar a causa exata para o medo ou o stress e você pode olhar para ele de uma maneira mais realista e científica.
Você faz isso escrevendo:
a). Quão provável cada eventualidade realmente é de acontecer e;
b). O que você faria se isso, de fato, acontecesse.
Ao fazer isso, você tira todo o poder que esses medos podem ter sobre você.
E uma vez que você faz isso, você realmente vai perceber que não há nada para ter medo.
Sem querer ser um clichê … realmente não há nada a temer, exceto o próprio medo.
Como remover o medo de um novo emprego
Vamos começar um novo trabalho como exemplo. Isso é algo que você talvez queira fazer, mas você pode ser congelado pelo medo ou pela ansiedade.
Então, pergunte a si mesmo: Do que você realmente tem medo?
Possivelmente:
– Perder seu antigo emprego e não ter um trabalho para o qual voltar;
– Perturbar o seu parceiro e acabar divorciado;
– Acabar nas ruas sem dinheiro e sem perspectivas favoráveis para o futuro…
Mas agora seja honesto sobre o quão provável estes medos são de acontecer. A maioria deles são consideravelmente extremos.
O que é mais importante é que você pode remover a probabilidade de cada um acontecer de várias maneiras.
Por exemplo, se você não deixar seu trabalho atual até que você tenha sido aceito em outro lugar, então não há nenhuma chance de ficar desempregado.
Da mesma forma, se você perdeu o seu trabalho, você poderia sempre assumir um outro trabalho não tão qualificado ou ficar com seus pais por um tempo.
Como você pode ver, há muito pouco a temer.