Ansiedade Social

Ansiedade Social

Um dos efeitos mais prejudiciais da ansiedade é sua capacidade de isolá-lo, desencadeando sentimentos que o fazem sentir medo e indigno de companhia.

Pessoas com ansiedade social podem notar que sua ansiedade aumenta durante interações sociais, mesmo durante momentos agradáveis e positivos.

Pior ainda, sentindo-se paralisadas e impotentes diante de seus sentimentos, elas sofrem em silêncio e evitam situações que as colocam em contato com outras pessoas.

A ansiedade social (ou fobia social, como também é chamada) vai além de ser desajeitado ou tímido.

É um tipo de fobia complexa que pode prejudicar a confiança, estabilidade mental, estilo de vida, bem-estar emocional e relacionamentos de um indivíduo, para dizer o mínimo.

Os sintomas podem ser sutis, mas podem ser identificados ao longo do tempo e por observação.

Pessoas com transtorno de ansiedade social (TAS) geralmente experimentam um sofrimento emocional aumentado na presença de outras pessoas, independentemente de serem estranhos ou entes queridos.

Elas podem ficar particularmente ansiosas e estressadas ao:

  • Serem apresentadas a outras pessoas
  • Estarem envolvidas em conversas, serem criticadas ou julgadas
  • Iniciarem a comunicação
  • Serem avaliadas
  • Conhecerem pessoas de status
  • Conhecerem estranhos
  • Envolverem-se em relacionamentos românticos

Esta lista certamente não é completa, mas aborda os itens mais comuns e óbvios.

Se você se percebe reservado e ansioso em reuniões sociais (falar na frente de um grupo, interagir com pessoas novas, iniciar uma conversa, comer em público) e se percebe que seus níveis de ansiedade aumentam apenas com o pensamento e na antecipação dessas situações, então você pode estar lidando com ansiedade social.

Felizmente, apesar de ser complexa, a ansiedade social é um transtorno superável.

Fazendo mudanças no estilo de vida, você pode, com o tempo, aprender maneiras de gerenciar sua ansiedade.

Você também pode aprender maneiras de abordar eventos sociais com confiança, permitindo que quaisquer falhas percebidas passem sem preconceitos ou julgamentos.

A Terapia Cognitivo-Comportamental e seu Papel no TAS Os terapeutas cognitivo-comportamentais (TCC) estão agora em posição de oferecer uma abordagem sem medicamentos para lidar com esses problemas.

Há evidências suficientes de que a TCC é um remédio confiável e eficaz para lidar com problemas de ansiedade e saúde mental.

A terapia permite que você aborde seus medos e tenha uma visão minuciosa de suas reações em relação a eles.

Ela se concentra em abordar a raiz do problema sem filtros.

Não apenas permite que você chegue à origem de sua ansiedade, mas também ajuda a mantê-la afastada.

Aqui estão algumas maneiras de superar a ansiedade social:

  • Aborde gradualmente situações sociais que desafiem sua ansiedade e pratique permanecer nesses ambientes pelo maior tempo possível. Isso permitirá que você perceba que seus medos são resultado de sua mente entrando em superação e nada mais. Uma vez que você permaneça nessas situações e perceba que nada de ruim pode acontecer, sua ansiedade gradualmente diminuirá.
  • Pratique fazer as coisas que podem desafiar sua ansiedade. Uma vez que você perceba que isso não será tão ruim assim, faça esforços para se colocar repetidamente nessas situações. Com o tempo e a prática, você começará a superar seus medos e será capaz de trabalhar em um ambiente mais tranquilo.
  • Faça pausas e reflita sobre sua jornada de vez em quando. Dê uma pausa e recompense-se pelo maravilhoso progresso que você fez.
  • Pessoas ansiosas tendem a ser seus maiores críticos. Elas também tendem a analisar o antes e o depois de cada situação, aumentando sua ansiedade. Substitua essas características por hábitos de autoafirmação, como recompensar e parabenizar. Quanto mais você conversar consigo mesmo e se disser que está indo bem, mais confortável em sua própria pele você provavelmente se tornará.
  • Pratique socializar. Procure seus entes queridos. Conte a eles sobre suas preocupações e conte com eles para obter apoio. A socialização tem uma ligação direta com taxas mais baixas de ansiedade e depressão e pode fazer muito bem a você.

Sobre o autor | Website

Meu propósito é intencionalmente inspirar e capacitar as pessoas para aumentar a sua autoconfiança, descobrir o seu propósito de vida e conquistar os seus sonhos mais ousados, a fim de nos transformar no melhor que podemos ser, de dentro para fora.

Baixe GRATUITAMENTE Magnetismo de saúde e riqueza!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!